FILHA DE JÓ TEM TEXTO SELECIONADO PARA ETAPA ESTADUAL DA 3ª OLIMPIADA DE LINGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO



Texto produzido no IFBA Campus Porto Seguro acaba de ser selecionado para participar da etapa estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A aluna Bianca Lara G. e Souza do 2º ano do curto Técnico em Biocombustíveis desenvolveu um artigo opinativo com o tema Barracas de Praia em Porto Seguro: quem as mantém de pé?.

Para o professor de Português do Instituto, Davi de Oliveira Santana, "o fato de uma aluna do IFBA campus de Porto Seguro ter sido selecionada para representar a cidade na etapa estadual de um evento tão importante demonstra o interesse dessa instituição em formar cidadãos responsáveis com habilidades diversificadas. Tal postura, sem sombra de dúvida, contribui para a melhoria da educação de Porto Seguro", completa.

A Olimpíada de Português 2012 é fruto da parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Fundação Itaú Social e conta com a participação de escolas públicas de todo o Brasil, e busca estimular os estudantes a terem mais gosto pela escrita. Além disso, por adotar o tema "O lugar onde vivo", a Olimpíada motiva professores e alunos a, no contexto escolar, refletir criticamente sobre questões de relevância social para a comunidade na qual estão inseridos.

Veja, a seguir, o texto selecionado na íntegra:



Barracas de Praia em Porto Seguro: quem as mantém de pé?

No início de 2012, a Justiça Federal determinou a demolição da Barraca do Gaúcho em Porto Seguro, Bahia. A decisão para o início da demolição de barracas tem sido esperada há muito tempo, visto que outras cidades litorâneas já tiveram suas orlas limpas. Apesar disso, a decisão da Justiça gerou discursos inflamados de vereadores e deputados federais que se uniram para que a decisão fosse revogada.

Antes de tudo, é preciso entender o porquê da derrubada das barracas em geral. Uma ação civil pública proposta pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e Ministério Público Federal afirma que as estruturas foram construídas em área de conservação permanente, sem análise prévia dos impactos ambientais e sem a licença do IBAMA. Além disso, algumas barracas não estão em condições higiênicas adequadas e várias construções na costa das cidades litorâneas afetam o ecossistema marinho.

Essa ação vem sendo realizada com sucesso apesar de resistências em cidades como Salvador, na qual foram demolidas em torno de 352 barracas ao longo da orla soteropolitana, segundo o jornal Estadão. Porém, em Porto Seguro, a Barraca do Gaúcho continua de pé em pleno mês de agosto.

As praias de Porto Seguro são conhecidas pelos turistas principalmente através de três grandes estruturas de lazer: Axé Moi, Complexo de Lazer Tôa Tôa e Barramares. Os donos das mesmas não apenas as possuem - são donos de outras barracas, outros negócios e alguns deles são vereadores. Com isso, o turismo e a economia das praias estão concentrados nas mãos dessas pessoas. Shows, excursões, atividades de lazer... Todas elas têm por trás uma das três grandes estruturas de praia.

Logo, se a Justiça Federal determina que uma barraca de praia, relativamente menor, mas já muito significativa seja demolida, essas estruturas se sentem ameaçadas. A resposta a essa decisão é óbvia: inflamada e contrária, que pede apoio popular e alega que a estrutura de praia é o que atrai e aquece o turismo local.

Mas por que essa resposta não veio quando a antiga Boca Aberta ou a Loló Brasil foram demolidas? Elas foram derrubadas por ordens municipais, sem resistência ou apelo popular. A Barraca do Gaúcho, que é ao lado de onde era a Loló Brasil, continua inteira após ordem da justiça federal. Ora, nenhuma das barracas demolidas tinha peso político, não geravam tanto dinheiro e, principalmente, não tinham vínculos com as grandes estruturas portossegurenses.

Claro que a população sofrerá se todas as barracas de praia forem demolidas, muito mais do que Salvador, pois o cerne da economia de Porto Seguro está no turismo. A grande maioria dos empregos está relacionada à procura da nossa cidade pelos turistas. Mas devemos também refletir sobre a importância da conservação das nossas praias, pois a nossa cidade é esmagada pela economia desenfreada, que suga a natureza de maneira cruel. Parece ser discurso xarope sobre sustentabilidade, mas é a realidade: construções como pousadas, comércio e principalmente barracas de praia podem levar a grandes erosões, segundo professores de duas das maiores universidades da Bahia, UFBA e UCSal.

Se fizermos uma comparação das praias de Porto Seguro com as do distrito de Porto Seguro Arraial D'Ajuda, veremos uma discrepância absurda. Arraial, mesmo com movimento intenso de turistas e muitas vezes com mais lucro, se encontra bem mais conservada. A natureza conservada, o ar puro e o clima rústico atraem turistas de todo o mundo para Arraial D'Ajuda, que possui poucas barracas.

Além disso, o turismo pode ser remanejado em nossa cidade. As tão conhecidas festas podem acontecer em lugares que não sejam a praia, como ocorre na própria Arena Axé Moi, pertencente a um dos "três grandes". Carnavais, micaretas e shows arrastam milhares de pessoas para a Arena, geram muitos empregos e aumentam a fama de Porto Seguro.

O grande problema é que as contas desses donos nunca estão satisfeitas. Se não promovermos um debate consciente e adotarmos uma posição diante dessa situação que influencia a todos, nossa cidade continuará sendo explorada até a última gota. Sou a favor do bem-estar socioeconômico da população, da minha cidade e da saúde ambiental.

Bianca Lara G. e Souza
Membro do Bethel 19 Porto Seguro,BA. 

Fonte: 
Toda equipe do Blog FDJBRASIL parabeniza a nossa irmã Bianca e desejamos sucesso na próxima etapa da 3ª Olimpaida da Ligua Portugesa Escrevendo o Futuro.
 

Bethel #008 PB visita Condomínio Hare Krishna

Chico e Markandeya, anfitriões das Filhas
No último domingo (23/09), como cumprimento do Culto Religioso obrigatório da VII Gestão, o Bethel #008 HR Elba de Souza Monteiro, de Campina Grande/PB, visitou o Condomínio Hare Krishna Naimisharanya, localizado na mesma cidade. 

Krishna e Radharani
Naquele dia houve uma Celebração à Srimati Radharani, "a eterna namorada de Krishna", uma Deidade que representa o amor mais puro por Deus (Krishna). Os membros do Bethel foram recebidos por Chico e Markandeya, eles explicaram tudo sobre a filosofia Hare Krishna, tiraram todas as dúvidas dos membros do Bethel, sempre buscando mostrar as congruências com as demais religiões. Explicaram que todos, independente de qual religião sigam, estão buscando por Deus e que este tão é tão bom e misericordioso que vem de formas diferentes - com nomes, instituições, expressões diferentes - para se encaixar da melhor forma na vida daquele que O procura.

Passeio pela área do Condomínio
Após as explanações os membros foram levados a conhecer toda a extensão do  Condomínio  Naimisharanya, que inclui residências, restaurante, o Seminário Hare Krishna e bastante área verde. Em seguida, os membros foram convidados a, junto com os Devotos, cantar o Maha Mantra (os mantras Hare Krishna consistem na repetição de nomes de Deus (Krishna) ou de outras Deidades, pois eles acreditam que aquilo que você fala, canta, externaliza, através da repetição você internaliza, então, essa é uma forma de internalizar Deus, de se aproximar Dele). 

Membros ouvindo e cantando o Maha Mantra

Após o 12h, foi realizado o ritual de Celebração à Srimati Radharani, com muita dança, cheiros, mantras alegres, enfim, muita felicidade. Em seguida, foi servido um almoço vegetariano, com o tempero todo especial que só eles sabem fazer! 

Membros com a estátua de Srila Prabhupada
Todos os membros do Bethel que participaram guardaram a experiência consigo para sempre e saíram de lá renovadas em sua fé, amor e fraternidade. Os Hare Krishna são um grande exemplo de consciência religiosa, de devoção, de amor à humanidade, de felicidade. Não podemos precisar se eles conhecem, mas os Hare Krishna com toda certeza aplicam a célebre frase de Madre Teresa de Calcutá, que diz "Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz", pois cada um dos Devotos espalhou e encheu o coração dos Membros do Bethel #008 com sua alegria e amor. 

Segue dois famosos mantras Hare Krishna, o Maha Mantra e Govinda Jaya Jaya:




EGRÉGORA, CONGREGAÇÃO E IRMANDADE








Você sabia que a egrégora denomina a entidade criada a partir do coletivo?!






Egrégora que vem do grego egrêgorein ( Velar, vigiar), é um campo de energia presente no plano astral formado a partir da energia emitida por um grupo de pessoas.

Uma reunião de pessoas com um objetivo comum, independente da quantidade, gera uma esfera de energia criada a partir dos padrões mentais, emocionais e fisicos emitidos por tais pessoais. Essa energia coletiva é maior e mais poderosa do que as energias individuais, e é capaz de realizar no mundo visível as aspirações da coletividade transmitidas ao mundo invisivel.

Esta energia gerada forma um padrão, ou seja, tende a permanecer do jeito que está e a influenciar o ambiente em que se encontra. Desta forma, se é gerada um padrão de discórdia, ele tende a permanecer e influenciar outras pessoas ao redor. Da mesma forma, quando é gerado um padrão de harmonia, tal harmonia influenciará as ações daqueles presentes, ações que tendem a perpetuar a harmonia.

A égregora é, afinal o espirito da congregação. É a energia que transpassa cada um de seus membros, sendo todos essenciais para o coletivo, e que possibilita a realização dos objetivos do grupo.

Fonte: 
Você sabia? Dúvidas e curiosidades sobre a FDJ, Leticia de Melo Sousa, Miss Filha de Jó Paraiba 2010/2012.


FILHAS DE JÓ INAUGURAM MONUMENTO NA CIDADE DE SANTOS, SP



No último sábado, dia 22 de setembro, foi inaugurado o monumento das Filhas de Jó na cidade de Santos-SP. O monumento fica em uma praça, juntamente com o monumento da Ordem das Estrelas do Oriente e da Ordem do Arco-Iris para meninas. Localizado na entrada da cidade, lugar onde passam muitos moradores e turistas. 

A Cerimônia de inauguração contou com uma representante de cada ordem (Filhas de Jó e Meninas do Arco-Iris) explicando um pouco de sua própria ordem e de um pequeno discurso do Prefeito ,João Paulo Papa, ressaltando a importância das ordens no encaminhamento de jovens para o bem e a caridade e a diferença que isso faz na vida da sociedade.

Todas nós estamos muito felizes e orgulhosas, por finalmente, termos uma representação na cidade de nosso trabalho,esforço e amor. 

Espero que as Filhas de Jó que passarem por Santos, tenham a oportunidade de conhecer nosso monumento!
 

Texto enviado por Thais Zanelatto
Honorável Rainha do Bethel n°6 de Santos-SP.

RELATORIO DO COMITÊ DO CONCURSO DE MISS FILHA DE JÓ INTERNACIONAL DE 1972


Tiveram 29 candidatas. 

Não houve taxas de inscrição ou doações. Despesas foram reduzidas ao mínimo, graças aos muitos amigos que doaram. 

Uma bandeja de prata foi doada para Miss Simpatia. 

As despesas totais foram de$ 20,22.

Jana Grainger de Maryland foi Miss Simpatia e JoAnn Iles de Michigan foi Miss Filha de Jó Internacional.






Ser ou não ser Membro de Maioridade? Eis a falta de opção!

 "Ser Filha de Jó é um estado de espírito e não de circunstâncias." 

Quando eu iniciei na Ordem, aos 19 anos, eu já sabia que meu tempo como ativa seria bem reduzido, na verdade, naquele momento eu imaginava que eu "seria Filha de Jó" por pouco tempo. Mais um equívoco da minha vida.

Meu ano como ativa foi bem intenso. Fiquei primeiramente no coral e depois fui eleita como Guia (o cargo mais lindo do universo, beijos =*), trabalhei um bocado e de verdade, me apaixonei por aquele mundo. Foi tudo muito bom e eu só percebi o quanto estar ali era importante no dia da minha maioridade (17/12/2011).

Acreditem meninas, é desesperador. Você fica pensando: "Senhor, o que vai ser de mim daqui pra frente? Como vou sobreviver sem meu robe? Não quero ser chamada de tiaaaaaa!". Normal. É assim mesmo quando se ama.

Na teoria, o papel de um Membro de Maioridade é ser o exemplo para as meninas mais novas. Mas pra mim, elas que são meus exemplos. Eu vejo nelas a representação daquilo tudo que eu gostaria de ter sido como ativa. Eu nem sou e estou longe de ser um exemplo. Na verdade, cometo mais erros do que elas. Minha sorte é que no meu Bethel existem muitos sábios, e um deles sempre comenta que deveria ser proibida a entrada de pessoas perfeitas no templo, senão, todo trabalho que ali é feito perderia o sentido e é verdade. Outro me disse uma vez que errar é um direito meu, aliás, de todos nós. Sendo assim eu me conformo em continuar tentando acertar.

Eu não concordo quando dizem que as vezes alguns Membros de Maioridade tentam ajudar tanto que acabam por tomar as funções das oficiais. Minha gente, isso não existe. Até porque ajuda nunca é demais. Há muitas coisas que uma oficial faz e que uma Membro de Maioridade não pode fazer e vice versa. Se por acaso as "véas" estiverem mais ativas do que as oficiais, a culpa não é delas, vamos rever isso daí, hein? Ser Filha de Jó é um estado de espírito e não de circunstâncias. E independente das circunstâncias, todas tem sua importância dentro do Bethel.

Converso muito com outras Membros de Maioridade e tento ao máximo demonstrá-las o quanto vale a pena permanecerem ativas, participando e ajudando o seu Bethel, mas eu sei das dificuldades. Eu mesma já pensei em desistir umas 1000 vezes. Existe sim esse negócio de "exclusão", mas ao meu ver só permanece se a menina não demonstrar suas intenções. Algumas ativas são "malvadas" mesmo, não entendem aquela situação pois nunca passaram, mas aqui vai meu recado:
 
Ahhh... Você é Honorável Rainha? Passou por todos os cargos? Já foi Miss? Tem muitos anos de ativa pela frente? Nossa! Que bom pra você. Aproveite. Porque mais cedo ou mais tarde você será TIA sim. Seu robe não será mais usado com frequência. Seu nome não mais constará na chamada do Bethel e eu, tia Marcinha (com orgulho *-*), GARANTO que você não iria gostar se te fizessem o mesmo.

RESPEITEM OS "MAIS VELHOS" (e isso serve para todos os âmbitos da sua vida). Pois foram eles que construíram a história e criaram a oportunidade de você estar hoje entre as mais justas em toda Terra!
Vrá!!! ~leia-seumlequeabrindo~
 
Eu tenho MUITO orgulho de ser uma "caquética" e me sinto nas nuvens quando me chamam de tia, pois eu me recordo e fico feliz em ainda estar tão perto dessa Ordem que tanto me ensina. Não tenham medo da Maioridade, ela é só mais um ciclo que TODA FILHA DE JÓ em essência precisa atravessar para ter certeza de que tudo isso valeu e ainda valerá muito à pena.
 
Deixo aqui a minha homenagem a um dos sábios do meu Bethel: "Não vim até aqui, pra desistir agora..."
 
 
Um beijo especial para todas as caquéticas lindas do meu Brasil! =**
 
Marcinha Lima
Membro de Maioridade do Bethel #008 HR Elba de Souza Monteiro

O BEM FAZ BEM A QUEM O PRATICA

         O Bethel Mensageiras da Harmonia, nº 01, de Rio Branco-Acre realizou no dia 16 de setembro uma filantropia na Colônia Souza Araújo, localizada a 15 quilômetros do Centro de Rio Branco, capital do Estado do Acre. A Colônia foi construída em meados da década de 1940, o espaço é destinado a atender e a abrigar pessoas portadoras de hanseníase.
         A Colônia, funciona como hospital e casa de repouso, moram 53 vitimas de uma doença que segrega e deixa marcas profundas no corpo e na almas. São 38 homens e 15 mulheres (a maioria cadeirante) que necessitam de amor, carinho e respeito. Muitos doentes não têm suas mãos, pés, nariz, etc.
       O hospital Souza Araújo foi construído para separar quem era portador da hanseníase, na época conhecida como lepra. Quem estava com as marcas da doença, era arrancado da família sem piedade e levado a morar na colônia. Essas pessoas tiveram que se organizar e formar uma nova sociedade, longe dos familiares. Eles eram vigiados, não podiam sair da colônia.                    

     Atualmente os internos da antiga colônia são idosos com marcas da discriminação desde o dia em que descobriam que estão contaminados pelo bacilo que causa a hanseníase.Muitos internos do Souza Araújo se casaram formarão famílias. Centenas de crianças nasceram na colônia. Mas as mães não tinham a chance de vê-las. Elas eram retiradas do hospital assim que nasciam.
       Não podemos deixar de falar que essa Filantropia foi realizada com ajuda da Miss Filha de Jó da Região Norte-2011- Beatriz Costa, que realizou uma gincana com todos os Bethéis da Região e o Bethel Mensageiras da Harmonia foi o vencedor recebendo a quantia de R$ 500,00 ( quinhentos reais) que ajudou na compra de 06 ventiladores grandes que foram entregues a administração da Colônia. 

     Esse tipo de trabalho é extremamente gratificante. É nessas horas que temos orgulho em participar de uma instituição paramaçonica como as Filhas de Jó Internacional.



Escrito por: Tia Sárvia Lima

A ORIGEM DO TRIANGULO - PARTE 2

  
                                      






Segundo Platão, toda a matéria elementar é composta de triângulos combinados. O três representa a solidez, estabilidade. Estabelece os princípios de harmonia e equilíbrio em um mundo dual.

Por isso, é usado pra representar o aspecto Divino, através da Trindade, presente em várias culturas:

Cristianismo: Pai, Filho e Espírito Santo
Hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva (trimurti)
Egito: Ísis, Osíris e Hórus
Irlanda: Morrigan, Badb e Macha (facetas da Deusa da batalha)
Celtas: Virgem, Mãe e Anciã (Aspectos da Mãe Terra)
Espiritismo: Deus, princípio espiritual (Espírito) e princípio material (matéria)
Platão: Ser (modelo perfeito, original), devir (cópia do modelo) e receptáculo (espaço, lugar)


São necessários dois elementos duais (e, ainda assim, complementares) para produzir um terceiro.

Vida + Morte = Evolução
Bem + Mal = Discernimento
Pólo positivo + pólo negativo = Corrente elétrica
Homem + mulher = Vida
Luz + Trevas = Conhecimento


Prestando atenção, quase sempre um desses componentes é visto como ruim (negativo), enquanto o outro é bom (desejável). O ser humano não escapou dessa visão distorcida da realidade, herança do zoroastrismo, que separava o bem do mal, o claro do escuro. O Zen budismo e o Taoísmo nos mostram visões complementares, como o Yin que é oposto mas complementar ao Yang. O binário vida e morte compõem um ciclo evolutivo em que o homem vive os dois tipos de experiências, a do plano físico e as do mundo espiritual, os quais proporcionam a dinâmica que favorece a evolução.

No hebraico, o plural das palavras no masculino terminam em im, e nome utilizado para Deus (Elo-him) pode ser um sinal dessa trindade. As palavras de abertura do Gênesis dizem: "Bereshit bará Elo-him" (No princípio Deus criou); Elo-him é plural, mas bará (criou) é singular. Unidade na diversidade. Multiplicidade resultando numa só força Criadora.



Fonte:

LAR DA CRIANÇA

      O Bethel  Flor de Mandacaru 009 da cidade de camalaú – Paraíba, realizou um belo trabalho na creche – ‘’LAR DA CRIANÇA‘’ que ocorreu nos períodos da manhã e tarde do dia 17 deste mês. Um dia animado para todos que estavam participando das brincadeiras, musicas e danças!  Foi muito trabalhoso e cansativo mais valeu à pena e a maior recompensa que ganhamos foi ver os lindos sorrisos nos rosto daquelas crianças.
    Uma experiência única que vai ficar marcado em cada umas de nós. O nosso Bethel está de parabéns, fizemos algo diferente dá nossa rotina e que esse tipo de evento se repita mais vezes.


 Escrito por: Brunna Silva 

COMPETIÇÃO DE RITUAL



A Comissão responsável pela Competição de Ritual do 1ª CONABB pede para que todas as Filhas de Jó e Membros de Maioridade leiam atentamente o Regulamento do Concurso e no caso de duvidas enviar para o email concursoderitual_conabb@hotmail.com

Regulamento: aqui

Ficha de Inscrição: Individual
Ficha de Inscrição: Time

Você pode encontrar também no site do Conabb

Atenção: O time dos Membros de Maioridade poderá ser formados por 4 meninas, sendo que uma das meninas terá que decorar 2 mensageiras. O criterio de avaliaçao continurá o mesmo.



Atenciosamente,



Comissão de Competição de Ritual:
Bárbara França -Bethel Jurisdicional de PE /  Bethel 03 Caruaru,PE
Jéssica Domingues - Bethel Jurisdicional de GO / Bethel 01 Goiania, GO.

A ORIGEM DO O TRIANGULO - PARTE 1




 O emblema de TRÊS PONTAS é marca registrada e emblema oficial da ordem das Filhas de Jó Internacional. Consiste em um triangulo duplo encerrando uma réplica de três garotas usando túnicas, capas e coroas, segurando uma cornucopia, uma poma e uma urma, dentro do triangulo interno, e as palavras "I YOB FILIAE" na base, entre os triangulos interno e externo.




Mas você conhece a origem do TRIANGULO?! 

 


No alfabeto grego encontramos o delta como a quarta letra, D, sendo sua figura o triângulo equilátero. Segundo Diaz de Carvalho, uma, ou mesmo duas linhas geométricas não podem representar um corpo absolutamente perfeito, entretanto três linhas, ao se unirem, formam a primeira figura regular e perfeita, a primeira perfeição. Nenhuma figura tem maior utilização na simbologia maçônica, por vezes representado por três pontos. 


Tal como exposto por Ramée, o o triângulo, composto por três linhas e três ângulos, forma um todo completo e indivisível. Todos os outros polígonos se subdividem em triângulos e são compostos por triângulos, o que faz deste o tipo primitivo, base à construção de todas as superfícies. Para os simbolistas os três ângulos representam Sabedoria, Força e Beleza, atributos de Deus, e também Sal, Enxofre e Mercúrio, segundo os hermetistas, princípios da obra de Deus. Os três ângulos representam ainda os três reinos da natureza, mineral, vegetal e animal, e as três fases da revolução perpétua, Nascimento, Vida e Morte, revolução que Deus governa sem ser governado.

O triângulo representa a Tríade ou Trindade, Triada, em grego, Trindadem, em latim, Trimurti, em sânscrito. Para os cristãos, Pai, Filho, Espírito Santo. A letra delta e o sentido que carrega originou a palavra Deus no sânscrito, Diaus, e nas línguas latinas, Dia e Deus, tal como chegaram até nós. Em grego, devido a razões de pronúncia, o vocábulo, escreve-se Théos.



Fonte:

O LIVRO DE JÓ



O Livro de Jó ou Job é um dos livros sapienciais do Antigo Testamento e da Tanakh, vem depois do Livro de Ester e antes do Livro de Salmos. É considerada a obra prima da literatura do movimento de Sabedoria. Também é considerada uma das mais belas histórias de prova e fé. Conta a história de Jó, onde o livro mostra que era um homem temente a Deus e o agradava.

As inúmeras exegeses presentes neste livro são tentativas clássicas para conciliar a coexistência do mal e de Deus (teodicéia). A época em que se desenrolam os fatos, ou quando este livro foi redigido, é controverso. Existe uma famosa discussão no Talmud (Livro sagrado dos judeus) a este respeito.

A autoria de Jó é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escritos podem se encontrados em Provérbios ou Eclesiastes. Talvez o próprio Salomão tenha sido seu autor. O livro de Jó também é considerado o livro mais antigo da Bíblia, mais até que o livro de Gênesis.

CONCURSO DE TALENTOS




É com grande alegria que anunciamos abertas as inscrições para o Concurso de Talentos do I CONABB.

Será um momento de grande entretenimento, onde iremos conhecer os talentos que nos cercam.

Serão cinco categorias, sendo elas : Dança, música, literatura, fotografia e artes plásticas , podendo participar Filhas ativas e Membros de Maioridade.

O objetivo do concurso é incentivar e mostrar que através da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação das nossas jovens.


Segue o regulamento: aqui

Ficha de inscrição: aqui ou aqui

Você pode encontrar também no site do Conabb

Leia atentamente todo regulamento. Estamos a disposição para qualquer dúvida através do emai: concursodetalentos_conabb@hotmail.com


Venha! Prepare sua apresentação e descubra um mundo de talentos!

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do Concurso de Talentos do I  CONABB:

Beatriz Vichiatto - Grande Bethel de Minas Gerais / Bethel  06 Três Corações, MG
Lili Alencar - Past Guardia Jurisdicional do CE / Bethel 03 Juazeiro do Norte,CE
Ana Cristina - Miss Simpatia Nordeste 2011-2013 / Bethel 05 Recife,PE










ÍTACA

Hoje, deixo para vocês um de meus relatórios como Bibliotecária, uma poesia que conheci em uma aula de Redação e achei apropriada leva-la ao Bethel.


Ulisses - Aquele que sofre o rancor dos Deuses.

Antes de iniciarmos, gostaria de dar uma breve explicação sobre o seu tema, para que vocês possam entender e fazer a interpretação necessária. Esta poesia fala sobre Ítaca, uma ilha Grega, e foi escrita em 1911.

Em “A Odisséia”, Homero narra a volta do herói Ulisses até a ilha, onde sua esposa Penélope o espera por mais de uma década, sendo cortejada muitas vezes. Ulisses passa por todo o tipo de desafios, mas termina voltando ao lar.

Muitos séculos depois, Konstantinos Kavafis, abordaria de forma diferente o caminho de volta, criando uma das mais belas metáforas da jornada: “Em busca de nossos sonhos”. Enquanto em “A Odisséia” o drama se concentra nas dificuldades de chegar e no sofrimento da mulher amada, Kavafis, em sua poesia, pede exatamente o oposto a Ulisses: Que aproveite o caminho, viva tudo o que precisar viver.

Assim entende-se que Ítaca compreende as buscas que temos durante nossa vida, que devemos aproveitar cada etapa, para que seja satisfatória.


ÍTACA
Konstantinos Kaváfis
(Trad. José Paulo Paes)

Se partires um dia rumo a Ítaca,
faz votos de que o caminho seja longo,
repleto de aventuras, repleto de saber.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o colérico Posídon te intimidem;
eles no teu caminho jamais encontrará
se altivo for teu pensamento, se sutil
emoção teu corpo e teu espírito tocar.
Nem Lestrigões nem os Ciclopes
nem o bravio Posídon hás de ver,
se tu mesmo não os levares dentro da alma,
se tua alma não os puser diante de ti.

Faz votos de que o caminho seja longo.
Numerosas serão as manhãs de verão
nas quais, com que prazer, com que alegria,
tu hás de entrar pela primeira vez um porto
para correr as lojas dos fenícios
e belas mercancias adquirir:
madrepérolas, corais, âmbares, ébanos,
e perfumes sensuais de toda a espécie,
quanto houver de aromas deleitosos.
A muitas cidades do Egito peregrina
para aprender, para aprender dos doutos.

Tem todo o tempo Ítaca na mente.
Estás predestinado a ali chegar.
Mas não apresses a viagem nunca.
Melhor muitos anos levares de jornada
e fundeares na ilha velho enfim,
rico de quanto ganhaste no caminho,
sem esperar riquezas que Ítaca te desse.
Uma bela viagem deu-te Ítaca.
Sem ela não te ponhas a caminho.
Mais do que isso não lhe cumpre dar-te.

Ítaca não te iludiu, se a achas pobre.
Tu te tornaste sábio, um homem de experiência,
e agora sabes o que significam Ítacas.


Por: Amanda Longo Pizzolatti

CONCURSO DE MISS FILHA DE JÓ BRASIL: INFORMAÇÃO IMPORTANTE



Prezados membros das Filhas de Jó Internacional no Brasil, 

Informamos que, mesmo após o estabelecimento de uma segunda data para o envio de formulários com a opinião dos Bethéis Brasileiros quanto à realização do I Concurso de Miss Filha de Jó Brasil, a quantidade de respostas que recebemos, apesar de serem, na maioria, a favor, não atingiu um percentual válido de acordo com as regras de decisões democráticas, ou seja, foi inexpressiva frente à quantidade de Bethéis. Frente a isso e conforme orientado pelo Supremo Conselho Guardião, foi decidido, então, o cancelamento do processo de votação e, consequentemente, do Concurso que seria realizado durante o I CONABB. 

Assim decidimos pois, apesar de o Concurso de Miss Filha de Jó Brasil ter sido um pedido feito por muitas Filhas de Jó e acatado pela Comissão Organizadora do I CONABB - a qual vem buscando atender amplamente as sugestões de atividades a serem realizadas no Congresso - acreditamos que, por o Concurso resultar na escolha de uma garota que representaria as Filhas de Jó nacionalmente, é justo e apropriado que a decisão pela realização (ou não realização) do Concurso seja tomada de forma coletiva.

Observamos, nesse processo, que a Ordem no Brasil ainda precisa de uma ferramenta que efetivamente facilite a comunicação de forma nacional tanto no sentido das mensagens chegarem aos Bethéis quanto no retorno de respostas, sugestões e opiniões. Assim, vemos, no I CONABB, os primeiros passos para essa integração e a importância de termos a continuidade desse encontro anual.

 Agradecemos imensamente as respostas recebidas e desejamos que, independente de decisões, sejamos vitoriosos na condução de nossas primeiras decisões nacionais, as quais serão conduzidas da mesma forma que são realizadas as votações das Filhas e adultos na Suprema Sessão. Esse sucesso depende, em grande parte, da sua participação. Contamos com sua presença! 

Comitê do Concurso de Miss Filha de Jó Brasil 
Comissão Organizadora do I CONABB

Filhas de Jó participam de Congresso Paulista e decidem por campanha em Olímpia


Uma campanha de arrecadação de alimentos em prol de uma entidade assistencial de Olímpia, a ser escolhida, está sendo decidida pela ordem internacional das Filhas de Jó, do Bethel 5, da cidade.

Foi o que ficou decidido durante o 10º COPABE (Congresso Paulista de Bethéis da Ordem Internacional das Filhas de Jó), realizada pelo Bethel 14 Agnes, em São Paulo, entre os dias 7 e 9 desse mês, sob o tema "o trem da vida".
Os membros da Ordem foram acompanhadas pelos "Tios" Milton Gigliotti, Maria José Cerveira, Maria Aparecida Vicente e Marisa Magdalena. O maior objetivo era fazer arrecadação de alimentos, no total foram arrecadados aproximadamente duas toneladas que serão doadas à uma Instituição. 
"Infelizmente o Bethel 5 não pode levar os alimentos arrecadados, por não ter uma condução adequada, porém decidimos fazer uma campanha maior, para arrecadarmos mais alimentos e doarmos a uma instituição de Olímpia ( a ser definida)", esclarece Bianca Anibal que é a 1ª princesa do Bethel local.  
"Nesses dias tivemos várias atividades e palestras, uma das foi o show de talentos, na qual a irmã Bruna Antunes, apresentou um monólogo falando sobre um tema comum e polêmico, a pobreza, e conseguindo ficar em segundo lugar"
E segundo o seu relato, na noite de sábado (8), ocorreram as premiações de Miss Simpatia Juliana Covello e Miss Filha de Jó Larah Ianes Arnoldi, do bethel de São José do Rio Preto, finalizando com uma festa de confraternização.
Finalmente no domingo passado (9), houve a Posse e Instalação do Bethel Jurisdicional com a instalação de uma irmã do Bethel local, Michelle Goraib Santana, e após um almoço de despedida. 
 "Então por fim podemos voltar para nossa cidade, com a enorme participação de termos participado desse maravilhoso congresso e por termos conhecido ou reencontrado irmã e Tios de outros Betheis", conclui Bianca. 


Fonte: Diario de Olimpia.com

DESFILE 7 DE SETEMBRO




Na ultima sexta feira ( 7 de setembro) comemoramos mais um aniversário da independência de nossa pátria. Hoje para a maioria dos brasileiros o 7 de setembro se resume em só mais um feriado ou uma folga no trabalho. Mas para muitas filhas de jó fazer parte de um desfile de 7 de setembro é um motivo de orgulho, sinônimo de prestígio e uma belíssima demonstração de patriotismo, realizamos vários ensaios e nos preparamos muitos para brilhar na avenida.

Mantendo o ideal de civismo e o patriotismo inerente a ordem das Filhas de Jó os Betheis Joana D'Arc # 01, Belo Horizonte # 03, União de Contagem # 05, Herdeiras da Luz # 12 e Marília de Dirceu. Bethel#008 "Mensageiras do Amor", Umarizal ,Rio Grane do Norte. Bethel 4 Lirios de Jó Carauba-RN. Bethel Anita Garibaldi #19 -Nova Lima MG. Bethel Estrela Mensageira #45 Monte belo – MG. Bethel #16 Pérolas da Luz de Brumado – Bahia. bethel #001 lirios do oriente aracaju Sergipe. Bethel UD Flor de Açucena - de Macapá-Amapá. Bethel 19 A.D.L.A. de Campinas, SP. Bethel Princesas da Luz - Feira de Santana/Bahia. Betheis #5 Keren Happouk-RJ, #8 Duque de Caxias-RJ, #9 Susie Holmes-RJ e #13 Luz do Universo-RJ participaram de desfiles cívicos abrilhantando ainda mais a comemoração dessa data tão importante para o nosso país. 
                                            

HIKE


O Hearing Impaired Kids Endowment (HIKE) é o projeto filantrrópico oficial das Filhas de Jó Internacional.

O objetivo desta fundação é fornecer próteses auditivas para crianças com perdas auditivas.

A fundação HIKE foi criada em 1985 por Emma Tedrick e Chales Terril membros das Filhas de Jó Internacional. Seu intuito era promover um projeto de caridade especifico e geral para a Ordem, na quais todos pudessem focalizar suas energias.

Durante o primeiro ano de funcionamento do HIKE cerca de 20.000 dólares foram doados para a fundação, e com isso sete crianças nas Filipinas puderam ser agraciadas com um aparelho auditivo. Em 1990 a fundação HIKE foi reconhecida como uma instituição filantropica.

Com o passar dos anos a Fundação HIKE foi crescendo cada vez mais, recebendo maiores doações e assim sendo capaz de atender a um maior número de candidatos ao beneficio.

Para receber o beneficio, o candidato precisa ter entre 0 a 20 anos e seus pais precisam comprovar que não possuem meios financeiros de atender às necessidades especiais do filho. A fundação já atingiu mais de US$ 3.000.000,00 em doações para crianças com perda auditiva nos Estados Unidos e Filipinas. A fundação HIKE Canadá serve para os mesmos propósitos no devido país.


Fonte:
  Você sabia? Dúvidas e curiosidades sobre a FJI, Letícia de Melo Sousa Miss Filha de Jó Paraiba  2010-2012


Em breve estaremos disponiblizando mais informações na seção HIKE do blog