O BEM FAZ BEM A QUEM O PRATICA

         O Bethel Mensageiras da Harmonia, nº 01, de Rio Branco-Acre realizou no dia 16 de setembro uma filantropia na Colônia Souza Araújo, localizada a 15 quilômetros do Centro de Rio Branco, capital do Estado do Acre. A Colônia foi construída em meados da década de 1940, o espaço é destinado a atender e a abrigar pessoas portadoras de hanseníase.
         A Colônia, funciona como hospital e casa de repouso, moram 53 vitimas de uma doença que segrega e deixa marcas profundas no corpo e na almas. São 38 homens e 15 mulheres (a maioria cadeirante) que necessitam de amor, carinho e respeito. Muitos doentes não têm suas mãos, pés, nariz, etc.
       O hospital Souza Araújo foi construído para separar quem era portador da hanseníase, na época conhecida como lepra. Quem estava com as marcas da doença, era arrancado da família sem piedade e levado a morar na colônia. Essas pessoas tiveram que se organizar e formar uma nova sociedade, longe dos familiares. Eles eram vigiados, não podiam sair da colônia.                    

     Atualmente os internos da antiga colônia são idosos com marcas da discriminação desde o dia em que descobriam que estão contaminados pelo bacilo que causa a hanseníase.Muitos internos do Souza Araújo se casaram formarão famílias. Centenas de crianças nasceram na colônia. Mas as mães não tinham a chance de vê-las. Elas eram retiradas do hospital assim que nasciam.
       Não podemos deixar de falar que essa Filantropia foi realizada com ajuda da Miss Filha de Jó da Região Norte-2011- Beatriz Costa, que realizou uma gincana com todos os Bethéis da Região e o Bethel Mensageiras da Harmonia foi o vencedor recebendo a quantia de R$ 500,00 ( quinhentos reais) que ajudou na compra de 06 ventiladores grandes que foram entregues a administração da Colônia. 

     Esse tipo de trabalho é extremamente gratificante. É nessas horas que temos orgulho em participar de uma instituição paramaçonica como as Filhas de Jó Internacional.



Escrito por: Tia Sárvia Lima

Um comentário:

  1. A Ordem nos dar a oportunidade de entrar em contato com ações de cidadania e filantropia. Devemos sempre frisar a importância desses trabalhos pois parte dos conhecimentos que adquirimos vem destas atividades.
    Que nossas ações ecoem pelo mundo e que possamos promover o bem-estar de mais pessoas.
    Parabéns a todo o Bethel 01 de Rio Branco pelo belíssimo trabalho!!!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,