RESPOSTA DA CARTINHA 03: PRECONCEITO & MAÇONARIA



"Esse ano foi bastante conturbado para mim. Estudei em um colégio presbiteriano, lá fiz muitas amizades. Fui convidada para entrar na ordem, fiz questão de ir em uma reunião pública e então me apaixonei. Porém, a maioria das pessoas do meu colégio possui uma versão bastante equivocada de nossa ordem e da maçonaria, aquelas mesmas historias de sempre sabe? "Isso é coisa do capeta" "Hoje é dia de beber sangue de bode?". (...) Infeliz com a situação e o lugar onde eu estudava meus pais resolveram que eu mudaria de escola. Por coincidência, fui não só pro mesmo colégio mas para a mesma sala que ex-colegas que faziam tais comentários. Eles nem olharam na minha cara. (...) O colégio em que eu fui estudar (que é o que eu atualmente estudo), diferentemente do presbiteriano, lá não existem valores. (...) Então,conviver com pessoas tão diferentes me deixa de certa forma entristecida. Além disto,soma-se o fato de que os meninos mudaram muito desde que começaram a estudar lá nesse colégio.No inicio do ano eles se juntaram com outros garotos da minha sala e começaram a fazer piadinhas sobre a maçonaria em alto tom para que eu pudesse ouvir cada detalhe.Ir pra escola era uma tortura,ver os garotos que tinham passado tanto tempo perto de mim fazendo piadas com o propósito de me machucar foi torturante.Chegou a um ponto que eu não estava aguentando mais e minhas amigas me aconselharam a ir na diretoria. Fui lá e desde então eles pararam. (...) Mas eu não sei o que fazer,porque eu não posso mudar de escola.Minha escola é muito boa e preciso de um bom estudo para passar no vestibular. (...) Estou exausta,não compreendo como as pessoas da minha sala conseguem ser tão más.Não me encaixo ali.Obrigada por me “ouvir”isso significa muito pra mim."

Querida irmã! 

Essa coisa de pessoas nos julgarem sem saber é realmente muito chato! Seja por um estilo de música que a gente gosta, ou pela forma que nos vestimos... ou até mesmo pela nossa religião ou crença.... é tão ruim não é mesmo? Ainda mais quando é algo que nos faz bem e que amamos tanto! E ser Filha de Jó... cá entre nós, só a gente sabe o quão maravilhoso pode ser... não é? Eu conheci uma irmãzinha nossa que estudou em uma escola com fundamentos católicos e, acredite, ela passou por situações bem parecidas como as suas! E, infelizmente, por vezes dos próprios funcionários da escola. Depois que ela os convidou várias veze pra ir a uma reunião do Bethel e eles negaram, e continuaram julgando mal a Ordem, ela começou a desencanar de tentar convencê-los de alguma coisa.... Isso porque tem pessoas que preferem ficar na ignorância de um assunto do que dar uma chance de descobrir que não era nada daquilo de mal que pensavam... E, pra algumas pessoas, descobrir que se está errado pode ser bem difícil! Ao longo da vida, você vai encontrar várias pessoas assim! Por isso, não acredito que mudar de escola seja a melhor opção, se as razões para você continuar na mesma escola parecem ser bem maiores. Não permita que esses comentários a atinjam, pois eles representam um problema dos seus colegas e não seus. E você está bem correta em relatar o ocorrido à Diretoria. Muitas vezes, com medo, as pessoas não falam, e isso dá mais espaço pros abusos. Se sentir intimidada, converse com os professores e diretores sim! Mas não mude quem você é por conta da opinião de pessoas que, visivelmente, não querem seu bem! 

Estou contigo, mana! 

Beijos, Jê.

2 comentários:

  1. irma, por esse motivo que muitas fdjs guardam o bethel como segredo sabe? Em vez de falar "vou ao bethel sábado", falam "vou na casa da minha avo" "vou viajar", "aquela foto ali das meninas de branco?era uma festa a fantasia" "filhas de Jo? é um grupo que faz filantropias"
    Ainda não é muito seguro divulgar a ordem aos quatro ventos, vai por mim, esse é o melhor conselho que posso te dar,coloca a mão na frente da boca e shhhhh.

    ResponderExcluir
  2. Sobrinhas, tanto a Maçonaria como suas Instituições Para-maçônica (Ordem DeMolay - meninos e Filhas de Jó - meninas) combatem a ignorância porque a ignorância é a causa de todos os vícios cujo principio é NADA SABER, SABER MAL O QUE SABE, e SABER COISAS OUTRAS ALÉM DO QUE DEVE SABER. Assim, o ignorante não pode se medir com o sábio, cujos princípios são a tolerância, o amor fraternal e o respeito a si mesmo. Eis porque os ignorantes são grosseiros, irascíveis e perigosos, perturbam e desmoralizam a sociedade, evitando que os homens conheçam seus direitos e saibam, no cumprimento de seus deveres, que mesmo com contribuições liberais, um povo ignorante é escravo. Que o diga a sociedade atual em que vivemos !

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,