RESPOSTA DA CARTINHA 01: BOLETIM & RESPONSABILIDADE



"Oi, irmã! Às vezes coisas pequenas acontecem em nossa vida e fazem um "estrago" enorme. Esses dias recebi o boletim escolar e vi que fiquei de recuperação em cinco matérias... Cinco matérias! E eu só consigo me sentir mal por isso, decepcionei tanto aos meus pais, sei o quanto eles dão duro pra pagar o colégio, que por sinal não é nada barato. Não fico chateada por mim, por ter que ir às aulas, e mais por eles, sinto que nunca vou conseguir ser o motivo de orgulho pros meus pais. Me esforço, tento, mas na maioria das vezes não dá certo! Mas é isso, queria desabafar e contar como eu estou. Obrigada!" 


Querida irmã, 

Eu sei que é super complicado quando a gente se esforça tanto por algo e não consegue atingir os objetivos esperados mas não fique pensando que você não é capaz de melhorar. 
Para ir bem na escola não há muito segredo, temos que estudar bastante, mesmo naquela matéria que a gente não gosta muito mas é um esforço que vai valer a pena. Pense um pouquinho... O que será que pode estar acontecendo que tem feito o seu rendimento na escola diminuir? Sabe uma coisa que eu sempre faço? Eu criei o hábito de estudar um pouquinho cada dia que ai quando chega perto das provas, é só relembrar e procuro organizar o meu tempo para conciliar os estudos com a diversão, afinal, os estudos tem que vir primeiro mas todo mundo precisa de um tempinho para se divertir. 
Agora com relação aos seus pais, converse com eles sister, eu tenho certeza que eles vão entender, é claro que eles vão cobrar um pouquinho, faz parte do papel dos pais mas nunca se esqueça que eles querem o seu melhor sempre, tenho certeza que você é a pessoa que eles mais amam nesse mundo e pode acreditar que eles se orgulham de você e a prova de que eles acreditam em você e sabem que você é capaz está no investimento que eles fazem para a sua formação. 
Eles estão torcendo por você e eu também. 
Beijos, Jemima.

Dica da Qué: Amada Irmã, sei que não é agradável a sensação de ter frustrado e decepcionado seus pais, e se sentir culpada por não ter honrado o investimento que ele fez em você ao pagar a escola. Mas também sei que ninguém fica de recuperação por acaso, e sim que é para reassimilar o que fora ensinado e quem sabe assim aprender. Ninguém em sã consciência fica de recuperação por que quer... pode até ser por um descuido e falta de atenção, mas não é isso que você quer ler aqui, não é mesmo?

Primeiro, você tem que se observar!! Qual é a melhor forma de você aprender? Prestando atenção no professor? Falando o texto em voz alta? Fazendo resumos? Eu, particularmente, aprendo ouvindo e a partir do momento que me dei conta disso e passei a usar isso a meu favor, nunca mais obtive notas baixas. Prestava atenção a explicação do professor, assistia web aulas, e ainda chegava antes da prova e olha para minha colega e pedia que ela me contasse o que havia estudado (ajudava as duas, porque quem ensina, aprende 2 vezes) e minhas notas melhoraram muito.

E só me dedicava extra escola a uma hora e meia de estudo diários... repassava o conteúdo lecionado pelo professor a limpo, com minhas anotações, e o que o livro falava, levava acerca de 20 minutos por disciplina, e na hora da prova, eu recapitulava, em voz alta, só o que eu tinha escrito no meu caderno de casa...

Seus pais, não irão morrer por conta dessa nota, explique que você teve dificuldade de assimilar o conteúdo e que se esforçará mais no ano seguinte e que não os decepcionará...

Você só precisa se perceber, ver a forma que você absorve melhor o conteúdo, ver seu potencial e dedicar mais as suas fraquezas... Priorizar os afazeres escolares, porque o lazer nunca deixará de existir, e atrasar umas horinhas para ir se divertir não irão lhe fazer mal!!! 

Com amor, 

Quézia. <3 

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,