Giovanna Lima, PHR, Past Miss FDJ Região Norte,
Guia do Supremo Bethel 2014-2015
Eu e minha mãe compramos as passagens com antecedência, fizemos as inscrições e então reservamos um hotel mais barato que o do evento, que ficava de 10 a 15 minutos andando da Suprema Sessão. Essa é uma boa dica pra quem quer ir a Suprema Sessão e economizar. Com uma boa pesquisa é possível conseguir um ainda mais perto que este que nós ficamos, o que facilita muito, pois são muitas atividades e por vezes, iniciam bem cedo.
2- esse ano foi a sua segunda SS, já mais fácil conseguir conciliar com as atividades que acontecem e aproveitar mais?
Sem dúvidas consegui aproveitar mais, já que no ano passado concorri ao Miss Filha de Jó Internacional, e como eram muitas fases, acabava coincidindo com atividades da Suprema Sessão.
3 - Como foi sua gestão como tesoureira do SB, vc fez algum trabalho, qual?
Como tesoureira do Supremo Bethel, representei durante o ano de 2013/2014 as tesoureiras de toda a Ordem. A guardiã e guardião associado do Supremo Bethel estimularam as oficiais e representantes do Supremo Bethel a viajar e divulgar a Ordem. Desta forma, fui a visita do Supremo Time em Juazeiro do Norte, assisti a uma cerimônia pública no Rio de Janeiro e participei do X Congresso de Betheis da Região Norte em Ji-Paraná. Aonde quer que eu fui, estimulei as meninas a participarem da Suprema Sessão, contei a experiência de participar do concurso de Miss Filha de Jó Internacional, de como é feita a seleção do Supremo Bethel e os deveres após serem selecionadas. Este ano tivemos um trabalho a mais, que foi o programa “making the difference”, onde deveríamos dar uma pedrinha do Supremo Bethel a 12 meninas que estivessem fazendo a diferença na Ordem ou na sociedade.
4 Durante a SS vc ficou no 3° lugar no concurso de faixas que teve entre as oficias do SB, como foi pra vc participar e fale um pouco do concurso.
Oficiais e representantes do Supremo Bethel são estimuladas a fazerem suas faixas, representando seu cargo. Não é obrigatório, mas é prazeroso fazer. Usamos a faixa durante toda a gestão, quando fazemos visitas a betheis ou outros eventos ligados à promoção da Ordem. Na Suprema Sessão seguinte entregamos as faixas à comissão do Supremo Bethel, e durante um almoço em conjunto foi anunciado o terceiro, segundo e primeiro lugar, bem como homenagem àquelas oficiais e representantes que fizeram a diferença durante a gestão.
5 - Nesse ano vc fez a prova pra participar do sorteio para o cargo de HRSB, como foi sua preparação pra prova? estava dificil a prova?
A minha veste já estava de acordo com os parâmetros estabelecidos, então não tive que me preocupar com ela. Para a minha preparação comecei memorizando as falas da Honorável Rainha na iniciação, e sempre pedia que minha mãe me avaliasse (obrigada mãe! <3). Quando me senti confiante com as falas, passei a fazer leituras atentas ao ritual, memorizando todas as informações. A prova escrita é bem mais fácil que aquela aplicada no concurso de Miss Filha de Jó Internacional, já que esta abrange um conteúdo muito mais amplo da Ordem, e aquela apenas o ritual. Então tive bastante facilidade!
6 - fale um pouco de como acontece o sorteios dos cargos, e como é pra você ter sido sorteada pra guia nessa gestão?
O Supremo Bethel inteiro é selecionado por sorteio. Todas devem ser membro regular em seu bethel e estar registrada para a Suprema Sessão e o sorteio. Bem como não ter completado a maioridade. Para ser Honorável Rainha do Supremo Bethel é necessário ser HR ou PHR, ter pelo menos 16 anos e enviar uma carta de intenção antecipadamente. Na Suprema Sessão, as Filhas devem passar por 2 provas: oral- que esse ano foi as falas da Honorável Rainha na Iniciação e avaliaram a veste neste momento; e escrita- que aborda apenas o ritual; As candidatas devem tirar pelo menos 75% em cada etapa para o nome ir para o sorteio, e então, através do sorteio, é feita a seleção. Para as outras oficiais de linha- 1ª Princesa, 2ª Princesa, Guia e Dirigente de Cerimônias, é necessário que a Filha seja HR ou PHR, entregar uma carta de intenção na SS e tenha pelo menos 16 anos. As demais oficiais, incluindo as oficiais instaladoras, são sorteadas entre as Filhas que tenham pelo menos 16 anos. Para o sorteio de Representantes não há restrição mínima de idade. Durante o sorteio do Supremo Bethel há um grande sentimento de ansiedade e nervosismo, pois todas torcemos para conseguir um cargo. Cada vez que uma jurisdição é sorteada, há grande gritaria e comemoração. Ter sido sorteada como Guia foi uma grande alegria e honra para mim! Um fato engraçado é que embora eu já tenha ocupado vários cargos no bethel, como honorável rainha por 3 vezes, eu nunca tinha sido Guia. Então eu queria muito ocupar este cargo antes de me tornar membro de maioridade. Fui eleita para a segunda gestão do ano como Guia no meu bethel, e coincidentemente, fui sorteada como Guia do Supremo Bethel!
7 - Qual foi a maior diferença que você achou em relação aos congressos brasileiros?
Palestras! Em todos os congressos que participei no Brasil, palestras são um dos maiores focos, enquanto na Suprema Sessão praticamente não tem, talvez porque já são muitas atividades que acontecem.
8 - Em sua opinião nos temos estrutura para fazer um evento desse nível no brasil?
Sim! Temos cidades com bastante estrutura para fazer um evento deste porte, e Filhas de Jó entusiasmadas para fazer acontecer.
9 - As nossas irmãs estrangeiras fazem tudo certinho ou são da zoeira também?
As meninas em geral são divertidas, fazem brincadeiras e piadas, mas são sérias nos momentos necessários. Acredito que Isto depende muito da personalidade de cada uma.
10 - o que vocês acham com o avanço da tecnologias e suas facilidades não seria legal a organização preparar uma twitcasting oficial?
Seria ótimo! Estimularia mais meninas a participarem da Suprema Sessão e ainda divulgaria a Ordem!
11. qual mensagem que você deixa pra sua irmãs que podem participar da SS e tanto do SB como do concurso de MFDJI?
Participar da Suprema Sessão é uma experiência única, e imperdível para todas aquelas que são apaixonadas pelas Filhas de Jó. Passamos a ter uma visão mais ampla da nossa Ordem. É incrível conhecer Filhas de Jó de lugares tão distantes, de outras culturas, de outros países, e sentir que temos tanta coisa em comum! Se você tiver a oportunidade de ir a uma SS, participe de alguma das competições. Existem várias e são prazerosas de fazer! E ainda, concorrer ao Miss Filha de Jó Internacional e Honorável Rainha do Supremo Bethel. Não sabemos até onde nossos sonhos podem nos levar, até tentar. Por isso, se arrisquem! Todas as Miss FDJ Internacional e HR do SB passaram pelo mesmo processo que nós- Iniciar, aprender nossas lições e tomar a decisão de que valia a pena tentar. Todas vocês podem e conseguem! No fim, independente do resultado, terás uma doce experiência para guardar na lembrança.
0 comentários:
Postar um comentário
Com amor de Jó,