LIVRO SAGRADO


Durante as nossas reuniões no Bethel a nossa irmã Capelã se dirige ao altar  quando solicitada para realização das suas orações e a para isso usamos o Livro Sagrado.

Os livros sagrados são obras literárias presentes nas principais religiões cujos autores teriam recebido uma possível revelação divina. Na opinião dos adeptos das respectivas religiões, tais autores eram pessoas iluminadas, que podiam se comunicar com as divindades inspiradoras. São considerados profetas, muitas vezes.


São exemplos de livros sagrados (de acordo com a respectiva religião:



Bramanismo

O Maabárata, conhecido também como Mahabarata, Mahabharata e Maha-Bharata é um dos dois maiores épicos clássicos da Índia, juntamente com o Ramáiana. Sua autoria é atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa. O texto é monumental, com mais de 74 000 versos em sânscrito, e mais de 1,8 milhões de palavras. 




Cristianismo



A Bíblia  é um texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada pela Igreja como divinamente inspirada , sendo que trata-se de um documento doutrinário originalmente compilado pela Igreja Católica para orientação de suas doutrinas. Segundo a tradição, aceita pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. 

A maioria dos historiadores acreditam que a data dos primeiros escritos considerados sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.

Segundo uma interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o homem foi criado por Deus a partir do pó, após os céus e a terra, há oito mil anos, e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas.

É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de 6 bilhões de cópias em todo o mundo, uma quantidade 7 vezes maior que o número de cópias do 2º colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos, O Livro Vermelho.


Hinduísmo




Bagavadguitá, também conhecido pela grafia Bhagavad-Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, transl. Bhagavad Gītā, "Canção de Deus") é um texto religioso hindu. Faz parte do épico Maabárata, embora seja de composição mais recente que o todo deste livro. Na versão que o inclui, o Maabárata é datado no Século IV a.C..






Islamismo


Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos.


 


Judaísmo

Torá


significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) e que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abraão e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de quarenta anos até a terra prometida. Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés para que entregasse e ensinasse ao povo de Israel.

Neviim Neviim (do hebraico נביאים) ou Profetas é o nome de uma das três seções do Tanakh, estando entre a Torá e Kethuvim. e Ketuvim. 


Ketuvim é a terceira e última seção do Tanakh (a Bíblia hebraica), depois do Torah e do Nevi'im.


 

Kardecismo


Codificação Espírita de Allan Kardec ou obras fundamentais do Espiritismo os cinco livros publicados pelo pedagogo francês Hippolyte León Denizard Rivail sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868.


 






Sikhismo: 


 


Guru Granth Sahib é uma colectânea de orações e hinos escritos pelos primeiros cinco gurus do Sikhismo, pelo nono guru e por santos do Hinduísmo e do Islão. O texto encontra-se em várias línguas, em escrita gurmukhi.





 


Zoroastrismo:
O Avesta, incorretamente chamado Zend-Avesta, é, assim como a Bíblia, uma coleção de livros sagrados que foram escritos durante um longo período e em diferentes idiomas. A principal diferença para a Bíblia é que o Avesta se parece com um livro de orações e possui poucas narrativas.



Fé Bahá'í:


O Kitáb-i-Aqdas (ou Aqdas) é o livro central da Fé Bahá'í, escrito por Bahá'u'lláh, fundador da religião. 




Tais livros são mais comuns nas religiões monoteístas. 

O monoteísmo (do grego: μόνος, transl. mónos, "único", e θεός, transl. théos, "deus": único deus) é a crença na existência de apenas um só Deus.1 Diferente do politeísmo que conceitua a natureza de vários deuses, como também diferencia-se do henoteísmo por ser este a crença preferencial em um deus reconhecido entre muitos

 
Fonte:
Livro Sagrado

2 comentários:

  1. Que bacana essa compilação de livros! ;) Muito interessante pra percebermos as diferenças que existem em nossos tipos de pensamentos religiosos mas que, mesmo assim, tendem para um só caminho: Deus!

    Só queria fazer uma "correçãozinha"... rsrsrs Sou espírita, portanto, meus estudos religiosos são com base nas obras codificadas por Allan Kardec. O espiritismo não é UMA religião (e também não é chamado Kardecismo hehehe), e, sim, é uma "filosofia" dentro do Cristianismo; assim, nosso Livro Sagrado é a Bíblia. As 5 Obras Básicas do Espiritismo são totalmente baseadas na Bíblia e servem como roteiro seu "roteiro de estudo".
    =D

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,