Rita de Cássia, Filha de Jó e mãe da Ordem DeMolay no Brasil

Rita de Cássia
Foto: Acervo pessoal
Como uma mãe para a Ordem DeMolay brasileira desde a ascensão do marido como Grande Mestre Nacional, Carlos Eduardo Braga, Rita de Cássia ou simplesmente “Tia Rita” é mais facilmente definida por ela mesma. Tanto que o DeMolay Brasil vai se furtar de descrevê-la. Deixou esse papel para a própria. A escolha dela para a entrevista do mês das mães serve para fechar as homenagens da Ordem DeMolay aquelas que dão muito de si para os jovens pés dos DeMolays e que, sempre, não pedem nada em troca.

Inserida na maçonaria desde cedo, costumo brincar: Nasci na maçonaria. Cresci acompanhando meu pai em suas atividades maçônicas, onde a família estava inserida. Sempre muito atuante; houve momentos dos quais não sabia se estava em família ou fazendo alguma atividade maçônica. Acompanhando essa trajetória, veio meu irmão Matheus e com ele pude conhecer a Ordem DeMolay, amor à primeira vista. Melhor dizendo amor aos primeiros contatos.

Envolvida por este sentimento, buscamos alguma organização paramaçônica que pudesse partilhar da mesma filosofia da Ordem DeMolay e nos deparamos com a Ordem Internacional das Filhas de Jó. O continuar dessa história já é totalmente previsível. Iniciei aos 17 anos; quando ativa pude galgar alguns cargos, atingi minha maioridade e continuo trabalhando pela causa. Em 2010, o Supremo Conselho Guardião me conferiu o Grau de Púrpura Real, honraria é similar a Legião de Honra DeMolay.
Nesta caminhada encontrei Carlos Eduardo, um apaixonado pela Ordem DeMolay. O amor descoberto anteriormente pela Ordem foi consolidado deste encontro. Tipo osmose! (risos) Tanto é que conseguimos marcar nossa geração! Originamos o nosso melhor; Maria Clara, Lucas Gabriel e sonhamos com suas histórias nas organizações paramaçônicas das quais seus genitores fazem parte.

Desde a época em que o Carlos Eduardo Braga foi o Grande Mestre Nacional, o Supremo Conselho teve a senhora como uma “mãe” da Ordem DeMolay brasileira. Como é essa sensação e essa responsabilidade?
Gigantesca, fascinante. Sinto-me muito honrada. A maternidade é uma dádiva. Ajudar um pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adulto digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe. E toda mulher que se permite ser mãe, seja por geração biológica ou por aproximação humana descobre que o filho depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu.

Apesar de ser uma instituição exclusivamente masculina, a Ordem conta com o apoio de pessoas como a senhora. O que a motiva a colaborar com os DeMolays?
Não só pelo sentido filosófico, mas também pelos ensinamentos, pelas responsabilidades, pelo amor. O intuito de construir uma sociedade melhor, mais justa, mais fraterna, nos fascina. Honestamente, acredito que ações combinadas, integradas em projetos específicos que se destinam a estimular os jovens. Nesse contexto, somos responsáveis pelas sementes do amanhã. Por isso, somos semeadores e não podemos fugir da responsabilidade de semear. Não digamos que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a terra e o tempo. Nossa missão é semear. A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, o diálogo, são sementes que germinam facilmente. Porém não deves semear descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade. Na verdade tem sido provado que pode-se prevenir, melhorar, fortificar, estruturar os jovens para que possam crescer mais aptos a enfrentar desafios e construírem porventura um mundo melhor, e não tenho dúvidas que a Ordem DeMolay é uma ferramenta fascinante para este crescimento.

A relação da senhora com a Ordem DeMolay vai além do padrão. Seu pai é um entusiasta, seu irmão é membro, assim como o seu marido, Past Grande Mestre Nacional Carlos Eduardo Braga. Como é ter a instituição tão presente no cotidiano?
Sinceramente afirmo que é difícil transcrever tal peculiaridade. É um privilégio viver nesta conexão familiar, com certeza o fato de ter crescido no seio da maçonaria me fez uma pessoa melhor, idem ao meu pai, meu irmão, meu marido, pois posso sentir a maçonaria sendo praticada diariamente em nossas vidas, e sem dúvidas, somos mais felizes em função disto, considero um presente divino.

Enquanto Filha de Jó, a senhora conhece o funcionamento das organizações paramaçônicas. Isso facilita a ter mais paciência para entender as peculiaridades da Organização?
Sim; contudo o amor deve prevalecer! Amor pela causa DeMolay, amor pelo seu parceiro, companheiro.  Pessoa com a qual você divide uma história, uma vivência. De nada adiantaria seguirmos um sonho se no decorrer da caminhada faltasse o amor. “Somos responsáveis por tudo o que acontece neste mundo. Com o amor e a força de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente.”

Existe uma lenda de que a maioria das mulheres que mantém vínculo com a Ordem DeMolay quer conhecer os “segredos” da Ordem – nos Estados Unidos há a permissão, mas não no Brasil. Como lidar com a curiosidade?
(risos) Curiosidade, parece fazer parte da vida feminina, isso não se pode negar! Contudo, o fato da junção família e maçonaria desde cedo não despertou em mim tal curiosidade. Entretanto, algo espetacular com o qual adquiri grandes ensinamentos foi o Hi, Dad!. A leitura do Hi, Dad! foi decisiva. Pude enriquecer o conhecimento sobre esta maravilhosa instituição, dinamizando o raciocínio e comungando do Universo do seu fundador, Dad Land. Asseguro que os apaixonados e porque não dizer os curiosos pela Ordem, independente de saber ou não dos “segredos” se tornarão ainda mais estimulados após essa leitura.

Mãe biológica de dois filhos, por adoção algumas centenas de DeMolays a respeitam como se fosse a própria mãe deles. Alguma mãe já reclamou ou pediu ajuda com os filhos?
Há 17 anos compartilhamos experiências, conheci mães encantadoras tão apaixonadas quanto eu pela causa DeMolay. Por minhas andanças encontrei mães agradecidas pela forma como a Ordem havia melhorado seus filhos, diversas outras mães que abraçaram a causa e fizeram a diferença em seu lar e nos capítulos de seus filhos. Saint Exupéry, descreve isso muito bem: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Essas mães foram cativadas!

Há muito tempo a senhora conhece a Cerimônia das Flores. Já imaginou o dia em que Lucas Gabriel, seu filho, estiver apresentando a cerimônia? 
Confesso ser um momento ainda não imaginado! Sonho com sua iniciação, recebendo a rosa de suas mãos. Fazendo a Cerimônia das Flores; ainda não. Entretanto, esta Cerimônia possui um ensinamento tão intenso e profundo que só após a maternidade pude absorver por completo.

Qual a mensagem que a senhora deixa para as milhares de mães de membros da Ordem DeMolay e dos jovens que podem vir a fazer parte de organização?
Que possamos ser Luz no caminho desta juventude. São Sete Luzes os modelos sobre os quais os DeMolays prometem basear suas vidas. A partir dessa consciência de serem guiados, eles aprendem a ser melhores filhos e melhores cidadãos. Daí a importância em não permitir que essas luzes se apaguem. Quando nos surpreendemos com a turbulência por que passa a humanidade e procuramos acender novas chamas na compreensão desse mundo em que vivemos, lançamos luzes sobre a realidade. É muito bom quando descobrimos uma luz acesa, ainda que pequenina, que pode nos nortear rumo ao nosso objetivo de sermos felizes e fazermos o mesmo àqueles que se encontram a nossa volta. Vivam a aventura de iluminar, de ser um ponto de luz no mundo. Acredito que isto é possível, pois acredito no que é ensinado pela Ordem DeMolay e, essa crença não só ilumina a minha vida como também ilumina a vida de muitas outras pessoas. “Se puder fazer essa luz brilhar sobre outra pessoa, se puder penetrar nas profundezas mais recônditas da sua alma e acender a chama que ali está então ai reside o objetivo da Ordem DeMolay.”





Sugestão de Blog


Minha sugestão de boas leituras, bons filmes, boas indicações de músicas e livros, enfim, de boa cultura, fica por conta do Blog da Fereh.
O blog foi criado em 2009 pela nossa irmã Jurássica Fernanda Rocha, Filha de Jó do Bethel #16 Lages, de Lages, Santa Catarina. Nele você poderá encontrar poemas, contos e crônicas da própria Fernanda, além de dicas de arte em geral.
Como descrição dela, temos a seguinte no seu blog: "Jornalista, escritora e alguém que sempre gostou da arte em geral. Apaixonada pela música, fã do cinema. Gosta mais dos contos e poemas que das notícias de jornal. Costuma dar nomes para objetos e plantas por aí e adora idiomas. Fernanda Rocha é chamada de Fereh (se lê Fêre), ama os pássaros e não sabe desenhar.".

Deixo aqui, para vocês apreciarem e refletirem, um de seus últimos poemas, do qual gostei muito. Tenho certeza que vocês gostarão muito do Blog, e assim como eu terão o costume de visitá-lo a procura de boas reflexões e dicas!!


Preocupação

 

É um remédio que a gente toma antes mesmo de doer.


É um esforço que a gente faz, mesmo sabendo que é em vão.


É se dedicar a coisa alguma dando ao assunto excessiva valorização.


Quisera fosse em pílulas de oito em oito, e fácil assim nos medicaríamos.


E nosso novo sintoma então talvez seria: mais tempo livre levando nossa mente para onde importa.


Daríamos toda atenção ao presente, visitaríamos sem culpa o passado. Seríamos gente de leveza. Uma surpresa no início seria certa, pois somos gente de cultivar o peso e o ainda não acontecido.




Ficaram curiosos para ver ainda mais!? Então corram para o blog e apreciem sem moderação! (o link está lá no início do post)

Fereh, parabéns mais uma vez pelo teu blog e pela iniciativa de levar boa cultura para todos! Continue com o blog sempre e sempre!! Sou sua fã!


Amanda Longo Pizzolatti

UMA LIÇÃO DE AMOR PELA ORDEM


 
Já vi Filha de Jó chorar pq esqueceu o cargo. Já vi musicista se embaralhar todinha com a fita K7. Já tive medo de ser Guarda Externa e ver fantasmas... Já chorei de saudade dos meus pais em um congresso pq era pequenina demais, e era a primeira vez que viajava sem eles. Já participei de tanta filantropia e não consigo esquecer de nenhuma. Já assumi quase todos os Cargos Oficiais, menos Secretária, Tesoureira e Princesas. Já passei noites em claro decorando falas para iniciações. Já vi o meu Bethel fechar e, meu Deus, como sofri com isso. Já bati de porta em porta de Maçons na tentativa de reabri-lo. Já vi meu Bethel renascer das cinzas como uma ave Fênix, e eu, que não cabia de tanta felicidade, ser empossada como Honorável Rainha neste mesmo dia. Já fiz um Templo inteiro chorar com minhas palavras. Já chorei muito com palavras dos outros. Já entrei numa Sessão Maçônica e dei uma "lição de moral" à todos os Tios que ali estavam, por não se empenharem para o crescimento do Bethel. Já vi tanta coisa que acho que até Jó duvida.

Hoje eu, simplesmente, lembrei que completo 13 anos como Filha de Jó. 13 anos na Ordem Internacional das Filhas de Jó. É inevitável, passa um filme na cabeça, coração aperta e saudade bate a porta. Lembro da sensação que senti no dia da minha iniciação. Lembro do orgulho da minha mãe.

A Ordem contribuiu para que eu me tornasse a mulher que hoje sou, foi o melhor presente que meus pais poderiam ter me dado.

Agora, além de irmã, sou chamada de Tia (e Jurássica com razão), e acho que não sei viver sem aquele cheirinho do Templo, sem ver minhas irmãs/sobrinhas, sem lutar lado à lado de Tios que eu amo, respeito e admiro.

SOU uma Filha de Jó, AMO minha Ordem, AMO meu Bethel e AMO minhas meninas.
Tenho muito orgulho desses 13 anos...

Kerlywainne Maciel
Past Honorável Rainha, Membro de Maioridade, Guardiã do Bethel e Membro do Corpo de Jurados do Concurso de Miss Filha de Jó - PB.
Bethel #001 - Princesas do Sertão - Cajazeiras/PB.

BETHEL 01 GOIANIA JUNTAMENTE COM TIOS DO CONSELHO GUARDIÃO DO BETHEL VISITAM 14ª DP


Neste domingo (26/05) nós filhas juntamente com tios do CGB do Bethel #01 de Goiânia, Goiás,realizamos uma filantropia na 14ª DP, isso mesmo, foi feita uma filantropia em um distrito policial, que no caso é só para mulheres. Apesar de princípio ser um pouco assustador foi, se não a melhor, uma das melhores filantropias que já realizamos, falo issopor todas as meninas presentes, pois após o término da filantropia já se cogitava a ideia de voltarmos lá.

E sabem por que essa filantropia foi tão especial? Não foi só pelo fato de que levamos ajuda (kits de higiene) a elas, mas porque tivemos a oportudade de conversar, de saber o nome de cada uma, de saber o porquê elas estavam ali, poder ver que todas apesar de terem cometido um crime são seres humanos que precisam de uma palavra amiga, de um abraço, um sorriso. Tivemos a oportunidade de ver o espaço que elas ficam um lugar pequeno, sem estrutura, precário onde se encontravam 21 (vinte e uma) mulheres. Vivem em uma condição desumana, onde agradecem pelo simples fato de acordarem e verem que o vaso não está entupido, relato de uma presa. Muitas estão ali por causa de más companhias, ou até por causa de um marido ou namorado, acusadas em sua maioria, por tráfico, e por terem acobertado crimes, mas também vimos casos de roubo, sequestro e assassinato. Com nossas palavras vimos arrependimento e emoção na maioria delas, entretanto percebemos que algumas não demonstravam nenhum remorso.

O que é julgado crime, não escolhe classe social para acontecer, existiam ali mulheres de boa aparência, que tinham uma boa condição de vida, mães que não vêem a hora de ver seus filhos e choram por isso.

Nós FDJ, fomos levar uma palavra amiga, mostrar que quando sairem, quando cumprirem a pena pelo erro que cometeram, porque elas erraram e erraram sabendo que estavam fazendo o que não podiam, todas têm a oportunidade de fazer uma vida diferente daí pra frente e que isso só depende delas, pois cada ato nosso tem consequências, boas ou ruins e isso serve pra todas nós.

Elas passam o tempo fazendo tapetes, que são vendidos, para que possa ser comprada comida de qualidade, e até mesmo produtos como absorventes, escovas de dente, dentre outros. Os tapetes se encontram a disposição de vocês.

Agradeço muito ao Tio José Carlos, delegado do distrito, por nos dar essa oportunidade de conhecer uma realidade totalmente diferente da nossa, aprendemos, nos emocionamos, sorrimos, nos divertimos, e vimos que era totalmente diferente do que imaginávamos.

Então é isso, quis mostrar um pouquinho pra vocês da nossa experiência que foi maravilhosa, e de grande aprendizado. Obrigada!!



Rafaela Borges Vitorino

Bethel #01 Pérolas Goianas, de Goiânia, Goiás.

BETHEL 23 CASA NOVA, BA PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE INICIAÇÃO DO BETHEL UD REMANSO, BA


Neste sábado dia 25/05/2013 o nosso Bethel #23 Flor de Mandacaru das Filhas de Jó Internacional da cidade de Casa Nova – BA, esteve presente na cerimônia de iniciação de 07 meninas no Bethel UD Rosas do Grande Lago da cidade de Remanso – BA.

A nossa comitiva foi formada por nossa Honorável Rainha Thalita Nogueira, 1° Princesa Daniela, 2° Princesa Paula Sayanne, como também pelos Guardiões: Jeanne Nunes Guardiã, Tio Joel Junior Guardião Associado, Rosilene Magalhães Guardiã Tesoureira, Tio Luciano, entre outras meninas da comitiva.

Foi uma sessão muito bonita, as meninas do Bethel de Remanso estavam com o texto na ponta da língua, numa oratória impecável, com isso parabenizamos a Honorável Marcela Senna pela a iniciação.

 
As meninas iniciadas foram:

Raisa Pereira Ribeiro
Maria Luiza Almeida
Luiza Silva Miranda
Carina Coelho Brito
Vitória Campinho da Costa
Grasiella do Carmo Souza Nascimento


Fonte:

PROMOÇÃO: " EU MEREÇO O TITULO DE MISS FILHA DE JÓ JURASSICA PORQUE..."




Queria ter participado de algum Miss Filha de Jó, mas não deu tempo? O Blog FDJBrasil decidiu criar uma promoção para homenagear as Jurássicas (e nos divertirmos um pouquinho). Basta completar a frase : “Eu mereço o título de Miss Filha de Jó Jurássica porque...” As cinco frases mais curtidas até o dia 30 de Junho, receberão de “presente” uma montagem, um pin e concederão entrevistas para o Blog, afim de revelarem ainda mais “fatos históricos”!


 
A primeira Miss Filha de Jó Jurássica é a nossa Irmã Patrícia Carneiro. Além de ter sido uma das Filhas de Jó que traduziu o primeiro ritual de Inglês para o Português ( vejam que é tempo pra caramba!), Paty confessou ter tido muitos problemas com a fita cassete (!!!!) quando era musicista em seu Bethel.

A primeira Miss Simpatia Jurássica não podia ser outra, se não nossa Irmã Simone Rocha, que confessou sofrer muito por ser uma Filha de Jó que já é MÃE de Filha de Jó e viver sendo chamada de Tia e Mãe! Pois é, só uma Jurássica muito simpática para dar conta disso sorrindo!
 
 
 
 

Se você é Jurássica, participe e relembre momentos engraçados! Se você ainda é ativa, aproveite para conhecer um pouco mais da vida das irmãs “de antigamente”! Jurássica ou novinha, vamos garantir boas risadas!

Participe deixando sua frase na nossa fan page na publicação que ficará fixa durante todo mês de junho.

Go go Jurassicas!!!
 

REUNIAO ANUAL DOS BETHEIS DE SANTA CATARINA



No ultimo dia 25 de maio, aconteceu na cidade de Campos Novos- SC a reunião anual dos betheis de Santa Catarina, que trouxeram a frase "Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter" (Engenheiros do Hawai). Nesse encontro reuniram-se 16 betheis do estado e conselho guardião jurisdicional.

Durante o período da manhã ocorreu a abertura do evento, com a apresentação das candidatas a MISS SIMPATIA gestão 2013-2014. As candidatas foram apresentadas e após sorteado perguntas para cada menina responder.

Após isso os conselhos se reuniram com o conselho guardião jurisdicional para reunião, as candidatas a miss filha de Jô jurisdicional foram realizar as provas, as filhas de Jô tiveram uma palestra interativa que tinha como tema "faça da vida um show" onde as meninas tiveram oportunide de participaram cantando, rindo e brincando com o palestrante. Após esta palestra, teve outra palestra com a Irma Martina Zardo falando um pouco sobre o intercambio. Após ocorreu o almoço, com direito a sorteio de brindes doado pelo bethel 10 da cidade de Caçador.
Filhas de jó cantando e participando da palestra faça da vida um show


Em seguida todos foram conduzidos ao clube onde ocorreria a cerimônia ritualística. Durante a cerimônia foi divulgado o resultado do concurso de Miss Filha de Jo Jurisdicional e Miss simpatia jurisdicional, onde as vencedoras foram Laís Dryelle Schmidt e Isabella Stoltz duas filhas de jo que pertencem ao bethel 02 de Balneário Camboriú, após foi realizado homenagem as irmas Vanessa Mariani Mattiello e Iris Mascelani Silvério miss Filha de Jô jurisdicional e simpatia respectivamente da gestão 2012-2013.
Miss Simpatia Jurisdicional e Miss Filha de Jo jurisdicional
Gestão 2012-213
Miss Filha de Jo jurisdicional e Miss Simpatia Jurisdicional
Gestão 2013-2014
              

Para encerrar, a noite ocorreu a festa em comemoração aos 15 anos do bethel 07- Kétzia da cidade de Campos Novos-SC.

Aproveito para parabenizar as irmas que entregaram o cargo de miss neste dia pelo seu excelente trabalho durante esse ano que passou, que com certeza foi de grande responsabilidade, dedicação e com certeza realizado com muito amor pelo ordem. Para as irmas que estão assumindo parabéns pela conquista, desejo bom trabalho, muita dedicação.
Festa de 15 anos
Bethel 07 Kétzia 














BRASILEIRAS & MISS FILHA DE JÓ INTERNACIONAL



Durante a Sessão Anual do Suprema Sessão do Supremo Conselho Guardião ocorre o concurso de Miss Filha de Jó Internacional, competição  que deverá selecionar uma moça que possui um completo conhecimento da Ordem, dignidade, postura, graça, boas maneiras e aquela intangível qualidade chamada personalidade. Ela deve ser capaz de fazer aparições públicas, falar espontaneamente e representar a Ordem com dignidade e graça jovial. As participantes do concurso passarão por as seguintes avaliações: prova escrita, prova oral, entrevistas e aparência de palco.

Na Suprema Sessão que ocorreu na cidade de Colorado Springs, Colorado, tivemos a primeira brasileira vencedora do concurso, a nossa irmã Aline de Souza Busnardo, Past HR do Bethel 01 Pérolas Goianas, Goiânia,GO.




Mas vocês sabiam que antes dela outras brasileiras já tinham participado do Concurso?!

Será que vocês acertam quantas meninas participaram!?

Desde o ano de 1997 até os dias atuais tivemos a participação de 8 filhas de jó brasileiras no concurso:

1997
Rachel M. M. de A. Lins
Bethel #01 – Rio de Janeiro

1998
Andrea Oliveira
Amazonas

1999
Maura Borja
Rio de Janeiro
Daniele Raquel Martins Nogueira
Amazonas

2000
Ana Carolina Liguori da Silva
Minas Gerais

2002
Ludmila Nogueira Murta
Minas Gerais

2004
Vanessa Mattos Ramalho
Minas Gerais

2010
Aline de Souza Busnardo
Bethel #01 – Goiás




Na suprema sessão desse ano que acontecerá em Oakland, California, nos dias  24, 25, 26 e 27 de julho, teremos mais uma irmã brasileira nos representando no Concurso de Miss Filha de Jó Internacional, Giovanna Lima, Miss Filha de Jó do Norte e PHR do Bethel 01 Acre,AC.

Irmã, nós da equipe do Blog FDJBRASIL, assim como todos os membros da Ordem do Brasil, estaremos torcendo por você para que, acima de tudo, possa viver uma experiência inesquecível!









Aqui temos todas as Misses


Fonte
http://www.iojd.org/ e Aline Busnardo MIJD 2010-2011

Texto original aqui

BETHEL #09 CICLO DA PUREZA DE LUCAS DO RIO VERDE – MT REALIZA CERIMÔNIA CONJUNTA EM HOMENAGEM AS MÃES JUNTO COM OS DEMOLAYS.

Aos 11 dias do mês de Maio, o Bethel #09 Ciclo da Pureza e o Capítulo União das Luzes Nº 680 realizou a cerimônia conjunta em homenagem às mães. A cerimônia foi realizada com muito amor e dedicação, que emocionou a todos.

O bethel também homenageou a Tia Guardiã Rosi Martha de Mattos Ida que é considerada como uma segunda mãe.



‘’Tia Rosi, não têm palavras para dizer o quanto somos grata a você. Cada momento que precisávamos de alguma coisa a senhora estava lá, de braços abertos e com um grande sorriso no rosto para nos receber. Nós sabemos que não é fácil cuidar de todas, dando conselhos, mas principalmente carinho. O incrível é que a senhora não faz só porque é nossa tia Guardiã apenas dentro do bethel, a senhora faz isso fora do bethel também. Por isso somos muito agradecidas a você, nossa SEGUNDA MÃE. Amamos você!’’ 








BETHEL 19 CAMPINAS, SP REALIZA CERIMÔNIA CONJUNTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MAES JUNTO COM AS MENINAS DO ARCO-ÍRIS E DEMOLAYS



Laís Cai, Helena Amstalden, Gabriel Trevisan, Thiago Henrique De Carvalho
Aos 11 dias do mês de Maio, uma Cerimônia Conjunta em Homenagem ao Dia das Mães foi realizada pelas Filhas de Jó do Bethel #19 A.D.L.A, pelas Meninas do Arco-Íris da Assembléia Aeterna Vitória e pelos Demolays dos Capítulos Marlon Fortunato e Grande Campinas, todos de Campinas – SP.

A Cerimônia ocorreu com muita harmonia e teve duração de 1 hora e meia. As mães lá presentes ficaram bastante emocionadas e com um orgulho enorme de ver seus filhos fazendo parte de organizações que promovem o bem para a humanidade. O clima entre as pessoas estava muito agradável, pois a união entre todos estava presente naquele lugar.
A Cerimônia foi conduzida por mim, Honorável Rainha do Bethel #19, juntamente com a Ilustre Preceptora das Meninas do Arco-Íris Laís Calusni e pelos Mestres Conselheiros Gabriel Trevisan e Thiago Henrique De Carvalho.

Após ser feita uma breve explicação sobre cada ordem e de uma bela oração de abertura, começamos a Homenagem às Mães com alguns oficiais de cada ordem recitando frases muito tocantes de um texto feito por nós:

Ser Mãe é assumir o lugar de Deus, no dom da criação, da doação e do amor incondicional.
Ser Mãe é abraçar o filho, quando ele tem medo do escuro;

Ser Mãe é acordar no meio da noite, pra dar aquela olhadinha no quarto ao lado;

Ser mãe é ter o prazer de gerar uma nova vida dentro de si;
 
Ser Mãe é acolher com carinho o filho amado, quando o mundo parece ter virado as costas para ele;

Abelinha Gisele

Ser mãe é dar a oportunidade ao filho de aprender por si mesmo;

Nem que para isso ele tenha de cair, porque assim logo depois ele aprenderá a se levantar;

Ser Mãe e ter um coração enorme pra acolher filhos, marido e netos;

Não tem limite, é tempo sem hora, luz que não se apaga quando o vento sopra;

Veludo escondido na pele enrugada, coisa mais incrível e perfeita;

Para aquelas que já partiram desta vida, colocamos esta rosa sobre o altar e pedimos por elas, através de Teu filho, que tenham o descanso eterno e a luz perpétua;

Mãe, criada e esculpida por Deus nessa imensidão chamada Mundo;

Mãe, na sua graça, é eternidade;

Afeto desmedido e incontido, mãe é um ser infinito;

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio, adivinhar sentimentos;

Encontrar a palavra certa nos momentos incertos;

Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir;

Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar;

Ser avó é ser duas vezes mãe, duas vezes carinho, duas vezes amor, duas vezes compreensão.

Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, ficará sempre junto de seu filho;

E ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho;

Obrigada meu Deus pela Mãe que escolhi;

E que o Senhor dê a ela muita Paz, Alegria, Saúde.


Após essa homenagem, foi passado um vídeo com fotos de cada oficial com a sua mãe e em seguida entregamos lindas flores para todas as mães presentes na Cerimônia. 




Ela foi encerrada com uma bela Oração ao Pai Celestial, formação da tradicional Cruz realizada pelas Filhas de Jó, juntamente com a Abelhinha do Bethel, chamada Ana Clara, e logo em seguida com a saída das outras Organizações Paramaçônicas.

Todos os presentes elogiaram a Cerimônia Conjunta e além do que, os pais cobraram a realização de uma Cerimônia em Homenagem à eles, afinal, a semente não depende só da mãe para nascer, então, o que seria de nós sem a ajuda dos nossos pais?


Oração pelas Mães


Com amor de Jó,



Helena Amstalden, Honorável Rainha do Bethel #19 A.D.L.A – Campinas – SP



Veja mais fotos aqui

BETHEL 23 CASA NOVA, BA VISITA ASSOCIAÇÃO DE IDOSOS



Nesta quarta dia 08 de maio de 2013, as meninas do nosso Bethel #23 Flor de Mandacaru da Ordem Internacional das Filhas de Jó da nossa cidade de Casa Nova – BA, estiveram na reunião da associação de idosos de Casa Nova, no evento foi feitas as comemorações do dia das mães, foram realizadas brincadeiras e distribuição de brindes. Foi um grande evento que muito contribuiu para o amadurecimento de nossas meninas.


 
Fonte:

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

O dia das mães esta chegando e junto com ele começamos a nos questionar o que elas são para nos? O que devemos dar a elas no seu dia? Achar uma resposta certa para essas perguntas não é uma tarefa fácil e não sabemos se um dia conseguiríamos responder da melhor forma.

Dizer em poucas palavras o que é mãe se torna muito complicado, difícil de explicar. Achei uma frase de um autor desconhecido que consegue falar um pouco “Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você”.

Se formos perguntamos a ela o que desejam ganhar de presente nessa data a resposta que receberemos sempre será parecida que desejam amor e carinho de seus filhos. Elas não estão falando isso de bobeira, para não falarem o que desejam, e sim porque é o que elas querem realmente. 
Tem um poema que diz:

Mãe cansada, que sempre dorme
quando canta para o filho dormir

Não tem tempo para se alimentar
quando o filho quer mamar.

Mãe que brinca com lágrimas
num rosto feliz

E é sempre mãe, professora,
amiga, aprendiz!

Que não guarda o choro nem a
dor quando o filho vai partir

para bem longe vai seu coração,
mundo afora!

Ela sabe que chegou a hora...

Sua emoção vai disparar sempre
que o filho voltar!

E quantas horas de sono
perdidas quando ele sair!

Sofre calada, não reclama

mas quando o filho bate à
porta, seu coração inflama

seus olhos brilham e então
dorme seu sono de paz!

E assim, toda uma vida se faz!

Assim, só pode ser você, mãe!


 

Todas as mães são assim com os seus filhos e nunca reclamam. E nesse domingo como em qualquer outro dia devemos sempre agradecer por tudo que elas fazem por nos sem pedir nada em troca e retribuirmos com todo amos que elas merecem



Mãe? É uma palavra mágica que move todos os corações. Afinal dia das maes é todos os dias.
Felicidades para todas as mulheres que são maes
Helena Maria