SEMÍRAMIS DOMINGHETTI

Semíramis Dominghetti


SEMÍRAMIS DOMINGHETTI

MM e PHR do Bethel 11 Santa Rita de Sapucai, MG.


“Que a beleza de seu caráter brilhe mais que o esplendor de suas vestes.” 



1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres; 

Meu nome é Semíramis Dominghetti, tenho 26 anos e iniciei na OIFJ em 1998, aos 13 anos. Sempre fui muito ativa e comunicativa, de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Me graduei em Direito e hoje sou advogada. Sou extremamente curiosa e gosto de me oportunizar novos conhecimentos. Adoro conversar, saber mais das pessoas e o porquê das coisas. Enfim, raramente você me verá parada. Para mim o mundo é um universo infinito de possibilidades! 

2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó 

Eu estava sentada na minha cama e minha mãe jogou uma ficha de associação no meu colo, dizendo “A Taísa mandou para você e disse para você ir numa reunião que vai ter sábado.” Taísa foi a primeira Honorável Rainha do meu Bethel e trabalhava com a minha mãe. Eu cheguei na Loja lembrando que já tinha escutado na minha família alguma coisa do meu tio frequentar aquele local. Fiquei impressionada com aqueles homens de terno preto e as meninas de roupa branca, andando em círculos, tão sincronizadas e falando tão bem... E me perguntei se um dia seria possível eu ser que nem elas, andar e falar como elas. Minha iniciação foi a primeira depois da instalação do Bethel e foi aguardada com muita expectativa. O que poucas pessoas sabem sobre mim é que quando entrei nas Filhas de Jó eu sofria de depressão e passava por problemas familiares muito sérios. A Ordem me fez muito bem! O Conselho teve um papel fundamental nisso, pois sabendo da minha condição, tinham muita tolerância comigo e para com meus erros, e me motivavam muito, me dando cargos e responsabilidades. Com certeza isso mudou minha vida. Muitos Guardiões não tem noção da importância deles na vida dessas meninas, muitas buscam no Bethel a estrutura emocional que não possuem em casa. Por isso, nós, adultos, precisamos cuidar das Filhas de Jó com muito carinho. 

3 – Você participa de outras organizações, qual, como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho? 

Sim, hoje sou membro da Estrela do Oriente e do Rotaract, do Rotary International. Como sempre fui de fazer várias coisas ao mesmo tempo, isso me ajudou e ajuda até hoje a conciliar as atividades, mas é claro que nem tudo sai perfeito e há momentos em que você precisa determinar prioridades: esse é um dos aprendizados na Ordem. Meu noivo é Sênior DeMolay e Rotaractiano também, e isso ajuda muito. Ele é engajado como eu e compreende, apoia. 

4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de jó?! No momento você estar com algum cargo?! 

Sabe que com o passar do tempo isso de cargo vai perdendo a relevância? Porque eles representam apenas uma parte de toda sua história na Ordem (mais um motivo para não nos prendermos a eles). Não tive a oportunidade de ser Membro de Conselho, mas quero passar por essa experiência. É importante. Mas estou curtindo muito minha fase de Membro de Maioridade, que me dá oportunidade de trabalhar pela Ordem de um modo diferente. 

5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou? 

Um dos momentos que mais me marcaram foi minha posse de Princesa, quando a gente se vira para receber as palmas do Bethel. Ver o Bethel sob aquele ângulo, do Oriente, pela primeira vez, e saber que as meninas a partir dali me veriam de forma diferente também, como uma líder, foi muito emocionante. E, claro, é quando ouvimos aquela frase, que é para mim, uma das maiores lições que a Ordem pode nos oferecer: “Que a beleza de seu caráter brilhe mais que o esplendor de suas vestes.” 

6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal? 

A não julgar e principalmente a não CONDENAR pelas aparências e ter o coração aberto para as pessoas. Tolerar seus erros, saber que ninguém é totalmente certo nem totalmente errado. 

7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem?! 

Acho que minha maior colaboração foram meus textos, cerimônias e o Programa Cinco Estrelas que até hoje muitas meninas pedem e usam em seus Bethéis. Mas, acredito que o mais importante mesmo, é o trabalho pessoal, de responder e-mails, conversar com as meninas, estar disponível para elas, não importa a idade, Bethel ou região. Imagino que seja isso que faça a diferença para elas. 

8 – Conte-nos um pouco da sua experiência de Filha de Jó participando como Membro de Maioridade e Membro do Conselho Guardião do seu bethel. 

Na época que eu era do Grande Bethel de Minas Gerais, não era permitido ser do GB e membro de Conselho ao mesmo tempo. Faz pouco tempo que completei 25 anos (Maioridade no GB), me mudei de cidade (atualmente resido em Ribeirão Pires-SP), então ainda não tive a oportunidade de me estruturar para ser de Conselho. Mas, sinceramente, gosto muito de ser Membro de Maioridade. No meu Bethel, quanto no Sul de Minas, sempre tive muita liberdade e confiança dos Tios para ajudar, participar e opinar, algo que sei que nem todos os MM possuem em suas regiões. Uma facilidade que vi em ser MM e não do Conselho do meu Bethel foi a imparcialidade que eu conseguia ter, quando os problemas do Bethel chegavam até a mim e as meninas me pediam conselhos. Eu não era parte do problema, entende? Acredito que quando você entra pro Conselho, seu envolvimento é maior e fica difícil ver a solução porque você está vivendo o problema. E, também, eu me sinto membro de todos os Bethéis que eu visito, e não só do meu, rs. 

9 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro? 

Hoje, a informação é muito mais acessível e o Supremo tem se esforçado muito para agregar o Brasil. O fato da Aline Busnardo ter sido eleita Miss Internacional mostrou às meninas brasileiras que há um inverso “lá fora” acessível a elas. Hoje também se fala muito mais de Grau Royal Purple, Bolsas de Estudos, meninas brasileiras que já foram a Suprema Sessão... Mas as meninas precisam aprender a divulgar mais a Ordem e isso só é possível quando elas CONHECEM a Ordem. Ainda vejo meninas com dificuldade em chamar amigas para assistirem a uma reunião pública ou para explicar o que é ser Filha de Jó, por exemplo. Gostaria que todas as meninas do mundo tivessem a chance de serem Filhas de Jó, o mundo seria bem melhor. 

10 – Recentemente você foi indicada a receber a Medalha Ordem do Mérito Paramaçônico- Nicola Aslam, pelo Grande Oriente Independente do Rio Janeiro, filiado a COMAB( Confederação Maçônica do Brasil), no dia 20 de Abril de 2012, em comemoração ao Dia Estadual das Filhas de Jó- 09 de Março, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro. Como foi recebeu a noticia que receberia essa homenagem e qual a mensagem que você deixa para as filhas de jó e membros da ordem. 

Fiquei extremamente feliz e surpresa, principalmente pelo Rio não ser meu estado de origem e eu nunca ter ido lá pessoalmente. A Ordem me ajudou a ser alguém de bem, não sei o que teria sido de mim se eu não tivesse sido Filha de Jó. Por saber desse poder que a Ordem tem, é que me esforço para retribuir o que ela fez por mim; fico imaginando meninas que passam pelas mesmas dificuldades que eu passei, lendo meus textos e sentindo que não estão sozinhas. Receber essa homenagem é como se fosse um recado de Deus, dizendo “A sua mensagem está chegando a elas.” Quero que todas se sintam valorizadas pelo que são, não pelos títulos e cargos, pois esses passam. Temos que nos esforçar para a nossa pessoa ser sinônimo de caráter, honra, honestidade de forma que quando dissermos: “Eu sou fulano”, a força do nosso nome baste. Aí sim, poderemos nos orgulhar de nós mesmas.

Gostaria de agradecer a cada pessoa que passa pela minha vida, vinda de forma direta ou indireta pela Ordem e que tanto me ensinam! Parabenizo a todas as meninas responsáveis por este blog, algo que sempre torci para que existisse para as meninas do Brasil e vocês realizam isso com muito carinho e competência, pois o blog é lindo e cheio de informações! Queria que tivesse algo assim na minha época de ativa....rsrsrs. Um grande beijo a todas e obrigada pela oportunidade em estar aqui no Blog!

2 comentários:

  1. Belas palavras, minha irmã! É esse exemplo que queremos ver entre as meninas, que todas tenham em seu Bethel um espelho como você, porque é disso que precisamos, de humildade, compreensão, gentileza, sem distinção entre as meninas. Essa frase que você colocou disse tudo "Que a beleza do seu caráter brilhe mais que o esplendor de suas vestes", as pessoas são tão aficcionadas em cargos que esquecem o mais importante, que é manter a humildade e gentileza para com as irmãs e os tios. Seria bom que as meninas não fizessem amizade com as irmãs só porque ela é ou foi um cargo importante, vejo muito disso também...devemos tratar todas de forma igual porque independentemente de título somos todas FILHAS DE JÓ.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a irmã/tia Semíramis Dominghetti, tem muitos méritos para ser admirada por todas nós! Parabéns continue sempre sendo essa pessoa de princípios que você é!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,