Estudo da Constituição - Estatuto do SCG - Comitês Permanentes

CONSTITUIÇÃO DA FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL 

ESTATUTO SUPREMO CONSELHO GUARDIÃO

Comitês permanentes do Supremo Time



Quais são os comitês permanentes do Supremo Conselho?

Comitê de Apelações e Queixas, Comitê de Bolsas Educacionais, Comitê de Finanças, Comitê de Jurisprudência, Comitê de Promoção, Comitê de Liderança.

Porque temos um comitê de apelação e queixas?

O dever deste comitê é investigar todas as apelações, reclamações ou queixas, as quais devem ser apresentadas ao comitê conforme as leis, e relatar suas recomendações para o SCG Executivo dentro de sessenta (60) dias após o recebimento.

Como funciona o comitê de Finanças?

O comitê deve ser composto de três (3) membros. A cada Sessão Anual, um (1) membro deve ser nomeado para três (3) anos. Os deveres deste comitê são os seguintes:

·         Aprovar ou rejeitar, antes do comprometimento, quaisquer contas que sejam apresentadas como cobranças contra o SCG, exceto aquelas especificamente autorizadas neste Estatuto.
·         Investigar e relatar cuidadosamente para o SCG, ou se entre Sessões Anuais, para a Suprema Guardiã e o Supremo Guardião Associado, todos os assuntos propostos concernentes a desembolso de fundos do SCG antes que os mesmos possam ser executados.
·         Consultar a Suprema Guardiã, o Supremo Guardião Associado e o Conselho de Curadores sobre a transferência de fundos necessários do Fundo Geral para o Fundo Promocional quando, segundo parecer do Comitê de Finanças, os melhores interesses da Ordem serão atendidos.
·         Preparar e apresentar um orçamento de receitas e despesas estimadas para o ano seguinte do SCG.
·         A(O) Presidente deve receber as Prestação de Contas de Despesa Promocional dos Supremos Deputados e/ou  Supremos Deputados Assistentes e, depois de checar as atividades de acordo com a lei (Art. VII, Seç. 3 e Art. XIII, Seç. 13), autorizar o pagamento.
·         Consultar e avisar o Conselho de  Curador es sobre o investimento de fundos disponíveis e a venda de qualquer  investimento. 

Pra que serve o comitê de Jurisprudência?

O Comitê deve ser composto por cinco (5) membros. Novas nomeações devem ser para uma gestão de três (3) anos.

 Os deveres desse Comitê são os seguintes:

·         Considerar cuidadosamente sobre todas as emendas propostas, submetidas de forma apropriada, à Constituição e Estatuto do SCG, Instruções Suplementares, Grau de Púrpura Real, Concurso de Miss Filha de Jó Internacional e Regras e Regulamentos do Supremo Bethel.

·         Arquivar uma cópia das decisões do SCG sobre emendas adotadas ou rejeitadas com a(o) Gerente Executiva(o) no encerramento da Sessão Anual para seu uso na compilação de novas emendas para distribuição

·          Receber e tomar providências sobre todos os originais de Código Único para Bethéis submetidos por Bethéis subordinados ao Supremo, todas as Regras e Regulamentos para Clubes de Mães, Pais, ou Mães e Pais subordinados ao Supremo e Manuais originais submetidos por GCGs.

·         Receber e tomar providências sobre todas as emendas para: Manuais, Código Único para Bethéis subordinados ao Supremo, Clubes de Mães, de Pais ou de Mães e Pais subordinados ao Supremo.

·          Aprovar ou rejeitar emendas enviadas quando tais emendas não estiverem cobertas pelo Supremo Estatuto, até que as mesmas sejam subseqüentemente cobertas pelo Estatuto do SCG.

·         Devolver todas as emendas, aprovadas ou rejeitadas pelo comitê e pela Vice- Suprema Guardiã, para os GCGs ou CGJs em não mais que noventa (90) dias após o recebimento das emendas, com referência específica à página, artigo e número de seção substanciando qualquer ação contrária. Se nenhuma ação for tomada dentro do tempo especificado, as emendas serão consideradas legalmente aprovadas como enviadas pelo GCG ou CGJ.

·         Aconselhar a Suprema Guardiã, a seu pedido, em relação à legalidade de qualquer ação ou decisão pretendida por ela. (Vide E-SCG, Art III, Seç. 5)

·         Aprovar ou rejeitar todos os Livros de Cerimônias dos GCGs e/ou quaisquer mudanças à eles que não tenham sido previamente aprovadas.

·         Aprovar todas as atualizações do Curso de Conhecimento das FJI.


 Pra que serve o comitê de promoções?

Revisar material promocional proposto e existente. Atualizar, descontinuar e produzir novo material, com aprovação da Suprema Guardiã, do Conselho de Curadores e do Comitê de Finanças, aceitar todas as investigações e/ou solicitações para promoções novas ou adicionais em qualquer jurisdição subordinada ao Supremo e imediatamente consultar a Suprema Guardiã, iniciar, promover e desenvolver programas que auxiliarão no crescimento do número de membros da Ordem, iniciar, promover e desenvolver programas que auxiliarão na retenção dos membros atuais, enviar sugestões de programas promocionais de associação para GCGs, CGJs e Bethéis subordinados ao Supremo, para sua consideração e uso, promover para os Bethéis subordinados ao Supremo um programa de incentivo (associação) conforme aprovação da Suprema Guardiã e com despesas aprovadas pelo Comitê de Finanças.

E o comitê de liderança?

Iniciar, promover e desenvolver um Programa de Liderança que englobará o objetivo da Ordem de desenvolver a liderança de nossos membros e colaboradores adultos, oferecer seminários efetivos para treinar aqueles que estão interessados no Desenvolvimento de Liderança em nossa Ordem, apresentar trabalhos e seminários que possam ser aplicados em nível regional, estadual/provincial e local dentro de nossa Ordem, desenvolver um “Time de Treinamento” de pessoas em nossa Ordem que possuam um bom nível de talentos e habilidades e estejam dispostos a apresentar Programas de Liderança efetivos para nossa Ordem, oferecer oradores, trabalhos e/ou seminários na Sessão Anual do SCG, auxiliar os GCGs e CGJs no desenvolvimento dos Programas de Liderança do Estado, Província, território ou região, ser responsável pelo desenvolvimento dos Programas de Liderança nas áreas subordinadas ao Supremo, preparar um Programa de Desenvolvimento de Liderança para o ano seguinte do SCG, consistindo de metas, objetivos, planos de implementação e orçamento. Esse programa deve ser enviado para a Suprema Guardiã, ao Comitê de Finanças e ao Conselho de Curadores pelo menos trinta (30) dias antes da reunião de meio de ano do Conselho de Curadores.




Link para download da Constituição - Clique Aqui
Estas informações podem ser encontradas nas páginas: 17 a 19
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma coisa que você acredita que precisávamos explicar?
Pergunta pra gente.

Um comentário:

  1. Necessito urgente do e- mail, do comitê de apelações e queixas.
    E o e- mail da Suprema Guardiã.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,