RESPOSTA DA CARTINHA 07: POR QUE MINHA RECOMPENSA DEMORA UM POUCO A CHEGAR?


"Frequentei a Ordem por mais de 5 anos. Sempre apareci em todas as reuniões, eventos, filantropias. Fui pontual em tudo, me ofereci para ajudar em tudo e sou uma das melhores conhecedoras de Ritual, Constituição e conhecimento geral do meu Bethel. Porém nunca pude fazer parte da Linha de meu Bethel e nem de fazer cargos de grande responsabilidade como Secretária, Musicista e Tesoureira. Meninas iniciavam e logo iam para Linha Com 4 anos de Ordem eu já era a mais velha em tempo, mais velha até que a Honorável Rainha! Quando eu perguntava no que eu errava elas falavam: "você não trabalha". Aí eu perguntava: "no que eu não trabalho?", mas para isso não havia resposta, ou elas simplesmente gaguejavam. Por um lado falavam que eu era super participativa e empenhada no Bethel, mas quando uma menina pensava em votar em mim, as outras já repreendiam. Há pouco tempo soube que uma menina que iniciou 1 ano depois de mim, falava aos novos membros que eu era uma estranha e doida, assim muitas se afastavam de mim. Lembro também da guardiã dizendo que só meninas super populares podiam subir na linha, e me olhou com ar de decepção quando eu disse que não era para tirar meu nome da eleição. Para vocês terem ideia até lanchinho já paguei para elas, já ofereci minha casa diversas vezes para festas, mas nada. Uma das minhas poucas amigas me disse "você sempre foi a mais que se esforçou, era claro a todos isso, mas você sabe que foi sempre uma questão de amizade". Primos DeMolays me questionam "por que você nunca foi HR?", "você é sempre super ativa", "como assim, você sabe tudo e nunca foi HR?". Meninas com 6 meses de Bethel já viravam Princesas, e quando faziam algo errado eu ia pessoalmente falar e, em vez de ler no ritual o que faziam? Me humilhavam, nem pegavam o ritual, sendo que a ritualística de meu Bethel estava bem errada. Já falei com, psicólogos, doutores em psicologia, espíritos, professores, adultos, alguns primos DeMolays e ninguém via nada de errado comigo. Ultimamente fui falar com irmãs da minha época perguntando no que errei, e elas diziam "em nada, não lembro daqueles tempo". Bem, sei que cargo não é tudo, é uma das coisas mínimas que devemos nos importar. Assumo que melhorei muito minha oratória e me tornei alguém mais sociável. As cerimônias, Ritual, músicas e congressos me ensinaram muito. As filantropias me davam prazer de fazer (e ainda procuro grupos filantrópicos para participar). As pessoas ruins e esse sofrimento também me fez crescer. Enfim, não posso explicar o quanto a Ordem me acrescentou, e todas sabemos que ser FDJ não tem como explicar, só sentir.
Porém algo me incomoda. Eu nunca ter conseguido ter tido um comitê ou cargo de responsabilidade na Ordem. Por favor, não me considerem vaidosa, mas eu me sinto fracassada por não ter conseguido essas coisas. Até hoje tenho graves problemas de auto-confiança devido a isso. Me sinto envergonhada, choro ao lembrar do Bethel e ao mesmo tempo que sorrio. Fico confusa, pois até hoje não sei no que errei e não consigo achar resposta em lugar algum. A Ordem dá muito valor à quem foi HR, e muitas dizem que quem não foi é porque é incompetente ou não se esforçou. Qual conselho que você me dá Jemima?"




Amada irmã, 
JEMIMA me passou sua carta, por se tratar também de uma questão de FÉ!! 
Assim como você, nunca fui Honorável Rainha, mas sempre estive em todos as coisas e eventos do Bethel, e nunca achei que não era HR por incompetência minha, ou porque estava fazendo algo errado. Era muito evidente que são escolhas, e que as minhas irmãs escolhiam por suas afinidades e percepção de quem seria uma boa líder, conforme o julgamento delas e seus valores. Por isso, via que não era contra mim, QUÉZIA, e sim a favor do bem maior, que é a Ordem e o Bethel, em questão. 
Mas gosto de mudar a perspectiva das coisas também irmã. Você já mudou de lugar? Olhou para si com os olhos dos outros, para perceber, de verdade, sem julgamento, a forma que as pessoas te veem? Em várias situações da minha vida, eu subo no helicóptero. Como assim helicóptero??? Eu tento olhar a situação como se eu não estivesse envolvida.. estou lá no alto e me vejo lá embaixo. Vejo as melhores alternativas de resolver a mesma situação, analisando ônus e bônus decorrentes de qualquer que seja a minha decisão, e assim decidir de uma forma em que eu sofra menos, e que possa gerar um bem maior. 
Quando começamos a nos responsabilizar pelas nossas escolhas e atos, as coisas começam a melhorar. A vitimização, nem sempre vai levá-la a ser quem você realmente deveria ser... Tudo o que faço é por amor e generosidade, não faço para receber aplausos, gratidão ou qualquer forma de reconhecimento... Veja como ocorreu com Jó, ele sofreu horrores e não titubeou na fé, e continuou sendo fiel ao seu propósito, independente das coisas que lhe aconteciam. Quem sabe não é isso que você deva fazer no Bethel?? Mostrar que o amor mantém a Ordem, e que não há mal nenhum em nunca ter um "cargo notório", por que o bem maior está ali, em ser útil, amável, justa...  
Porque não começar a dar esse testemunho? De que passamos por provações, as vezes nos sentimos injustiçadas, mas você sabe, no fundo, que já estava determinado que você passaria por isso, para ser um SER de luz, para guiar as irmãs que possam se perceber também nessa situação. Às vezes era isso que a Ordem lhe ensinaria: que você vale pelo o que você é, e não por cargo que ocupa e coisas para ter um reconhecimento vazio... E se você olhar com carinho para você mesmo e suas irmãs, você vai poder perceber o quanto você cresceu, e aprendeu a lidar com maestria essa dinâmica, e que muito certamente, na sua vida adulta, vai poder tirar o sofrimento de muita gente baseado na sua história de vida. Nem tudo o que passamos é em vão.. Qual será o propósito que o Pai Celestial tem para sua vida?? Tudo o que Ele permite que nos ocorra, ou é para nos endireitar, direcionar ou engrandecer... Apesar de ter tido todo esse sentimento negativo e de impotência, seja grata!!! Você vai ajudar muitas pessoas a se tornarem melhores pela sua experiência de vida!!! Ame o seu Bethel, e suas irmãs!!! Ame a vida que você tem!!! Já que você até consultou espíritos, você deve ter ouvido de vidas passadas e karma... Como pode melhorar?? Não seria agradável ser grata pela experiência de ter sobrevivido a tudo isso, com dignidade e alegria?? 

Com amor, Quézia.

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,