[LIBRAS DE JÓ] Entrevista com Nicole O'Malley

Temos discutido através da página Libras de Jó sobre a Língua Brasileira de Sinais e, como consequência, sobre a surdez e os surdos. Sabemos de alguns casos de Filhas de Jó ouvintes de pais surdos, mas são raros os casos de Filhas surdas em nossa Ordem. Fomos atrás disso e descobrimos uma MM americana, chamada Nicole O'Malley, surda, PHR.
Isso mesmo, ela foi Honorável Rainha e conduziu as reuniões normalmente!!! 
Um ótimo exemplo nos mostrando que, quando estamos dispostas, podemos abrir as portas de nossos Bethéis para QUALQUER Filha.
Segue a entrevista!


Nicole OMalley como Honorável Rainha sinalizando a música da cruz junto a outras HRs

Libras de Jó - Por favor, se apresente (Nome, estado, data de iniciação)
Nicole - Eu sou Nicole O’Malley. Sou de Fredericksburg, Virginia.  Atualmente eu vivo em Lincoln, Nebraska. Minha iniciação foi em 2003. Não consigo lembrar a data exata.

LDJ - Como foi a sua iniciação? Você tinha intérprete? Quem era ela? (uma Filha, uma parente sua…?) 
N - Minha mãe foi minha intérprete por alguns anos nas reuniões regulares. Ela não era a melhor intérprete. Depois de alguns anos, minha amiga Cindy entrou para o meu Bethel, #16 de Virgínia. Ela tinha muito interesse em aprender ASL (Língua de Sinais Americana), então eu a ensinei. Ela me disse que queria ser minha intérprete, para que minha mãe não precisasse ficar comigo sempre que eu estivesse com minhas irmãs do Bethel. Para reuniões grandes, como a Suprema Sessão, iniciações e instalações, Christi McMillian era minha intérprete. Ela sabia ASL e estava disposta a interpretar para mim. Ela é do Bethel #3 de Virginia.

LDJ - Você sabe como as Filhas de Jó do seu Behtel reagiram quando elas descobriram que iriam iniciar uma garota surda? Como elas reagiram quando te conheceram? 
- Sendo honesta com você, eu não sei como elas reagiram quando descobriram. Eu perguntei pra minha mãe sobre isso. Ela disse que elas estavam animadas para iniciar uma nova Filha de Jó no Bethel. Além disso, elas estavam animadas para aprender a língua de sinais para falar comigo.

LDJ - Todas as Filhas de Jó do seu Bethel sabiam a língua de sinais?
- Algumas delas sabiam a língua de sinais porque minha mãe, Cindy e eu as ensinamos o básico, para que elas pudessem falar comigo. 

LDJ - Alguma Filha de Jó aprendeu a língua de sinais depois da sua iniciação? 
N - Sim, foi uma Filha de Jó de outro Bethel, Kerstin, porque a mãe dela sabia um pouco da língua de sinais. Eu a ajudei a aprender mais da língua de sinais. Atualmente, ela é professora de ASL no Ensino Fundamental II. Eu fiquei feliz por tê-la ajudado a aprender ASL e ser capaz de comunicar com pessoas surdas. Então, eu acho que algumas Filhas de Jó aprenderam língua de sinais quando me conheceram.

LDJ - Você se tornou uma Honorável Rainha. O que você mais gostou dessa experiência? Como você presidia as reuniões? 
N - Eu fiz a maioria das coisas que a Honorável Rainha faz. Eu usei papeis e cartões com anotação para me ajudar a lembrar o que eu tinha que fazer em seguida, porque eu não era boa para memorizar muitas coisas nas reuniões. Mas eu me saí bem nelas e todo mundo teve bastante paciência comigo quando eu estava sinalizando nas reuniões, com Christi McMillian ou Cindy interpretando para mim.

LDJ - Como você acha que as FDJ podem ser mais inclusivas com meninas surdas? 
N – Poderiam permitir intérpretes para meninas surdas nas reuniões, para ajudá-las a comunicar com outras meninas e adultos.

LDJ - Quão importante são as Filhas de Jó na sua vida? 
N - Foi importante socializar com as Filhas de Jó porque o meu Bethel e o de outras meninas têm experiências diferentes. Mas nós nos divertimos aprendendo umas com as outras e nos reunindo para nos divertir. Estar com as Filhas de Jó era a minha alegria, porque eu gostava de conversar com elas e de ensinar ASL para elas.

LDJ -O que você pode dizer para as meninas do Brasil sobre abrir nossos betéis para meninas surdas?

- Que toda menina, ouvinte ou surda, deveria ser capaz de fazer parte. E que meninas surdas são iguais às ouvintes, elas só não ouvem.


Com amor de Jó!


Créditos à equipe Libras de Jó.

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,