CONHECENDO UM POUCO SOBRE "CHAPTER SWEETHEART" ATRAVÉS DA NOSSA IRMÃ CAITLYN WASHINGTON


Foto oficial como Sweetheart Estadual
Há pouco tempo aqui no blog falamos sobre Bethel Beau, um Demolay que se interage com as Filhas de um Bethel ou Jurisdição e que desenvolve alguns trabalhos com elas.


Por conta desse texto sobre Bethel Beau, surgiu muita dúvida sobre “Chapter Sweetheart”. E é sobre isso que vamos falar hoje! 

Antes de começar, não há um nome em português para Chapter Sweetheart. Em tradução livre, seria algo como “Querida do Capítulo”, ou “Amada do Capítulo”.

Como esse é um assunto pouco conhecido no Brasil, e na realidade não há nada formal sobre, decidi que a melhor forma de conhecermos sobre Chapter Sweethearts seria entrevistar uma!!! E nossa entrevistada da vez é uma mulher maravilhosa! 

A queridíssima Past Miss Internacional Filha de Jó 2014-2015, Caitlyn Washington, foi “Chapter Sweetheart 2011-2012” de um Capítulo DeMolay de Missouri e “Sweetheart Associada Estadual de Missouri de 2011-2012,”, e fala aqui pra gente sobre a experiência que teve.

Após competição Sweetheart Estudual com todos os participantes, Deputado, Mestre Conselheiro Estadual e  Oficial Executivo dos DeMolay de Missouri

BlogFDJBrasil: O que é uma “Chapter Sweetheart”? 

Caitlyn: Chapter Sweetehearts são diferentes em cada jurisdição, mas em geral são uma jovem moça que ensina os jovens DeMolay como interagir/conversar com meninas e como tratar uma menina com respeito, é uma amiga e constante apoiadora dos DeMoloay, e verdadeiramente tentar seu melhor para ajudar os DeMolay em tudo o que puder. 

Eu fui uma Chapter Sweetheart em 2011-2012 e eu fazia refrescos para as reuniões dos DM; eu conversava como eles sobre ter confiança quando conversar com meninas; e eu fui líder de torcida e apoiadora deles nos eventos esportivos e competições ritualísticas; em geral, eu fui uma verdadeira amiga e irmã pros meus irmãos* do Capítulo. Eu fiz camisas para eles, fiz para cada membro uma sacola cheia de coisas, como lanches, miniaturas e bonecos, e recadinhos; e eu fiz cartazes desejando boa sorte nas competições. Eu ensinei alguns dos meninos a jogar baseball e a dar nó em gravata, e participei de todos os eventos deles. Eu também participeir de muitas festas com dança, e eu dançava como todos os meninos que eram muito envergonhados para chamar uma garota pra dançar; eu os convidava! Isso não ajudou só na minha confiança, mas na deles também, e assim eles podem convidar alguém pra dançar da próxima vez. 


Durante entrevista para Sweetheart Estadual
BlogFDJBrasil: Quem pode ser uma Chapter Sweetheart?

Caitlyn: Cada capítulo ou jurisdição tem suas próprias orientações sobre quem pode ser uma Sweetheart. Pode ser uma Filha de Jó, uma Arco-íris, ou mesmo alguma menina que não participe de uma organização paramaçônia, como uma irmã de algum DM do Capítulo.


BlogFDJBrasil: Como um capítulo escolhe uma Chapter Sweetheart?

Caitlyn: Normalmente é uma garota que apresenta as qualidades que os DeMolay acreditam ser a de uma pessoa exemplar para garotas: respeito, bondade, aceitação, humildade, modéstia; e que seja alguém que possa se conectar e unir com os DM.

O Capítulo DeMolay prepara uma entrevista com todas as candidatas e pergunta muitas coisas que interessem aos membros. Eles querem conhecer as garotas para poder escolher aquela que melhor se adeque às propostas e ideias do Capítulo para a “gestão” da próxima Sweetheart. Alguns Capítulos votam na garota que eles querem como Sweetheart, e aquela com mais votos é a escolhida. Outros Capítulos dão notas, e a que garota com melhor pontuação se torna a próxima Chapter Sweetheart. Ou seja, depende de cada Capítulo a forma de seleção.


BlogFDJBrasil: Quais são os deveres de uma Chapter Sweetheart?

Caitlyn: Como eu disse, isso depende do Capítulo! Cada Capítulo tem objetivos e ideais diferentes sobre o que os seus membros podem ganhar com a escolha de uma Sweetheart. 

Elas participam de Conclaves (como as nossa Grande Sessões e Congressos) e apoiam os DeMolay em suas competições ritualísticas, torneios esportivos, e muito mais. Elas estão ai para aceitar todos os membros e, como dito antes, estão ai para ajudar na confiança dos membros em relação a garotas e o que significa respeitar e tratar corretamente uma mulher. Elas vão a todos os encontros, reuniões e atividades do Capítulo, e ajudam o Capítulo como voluntárias em seus eventos.

Em algumas jurisdições, também é dever da Sweetheart ir aos Conclaves e concorrer ao título de Chapter Sweetheart Jurisdicional.

Competição ritualística entre dois capítulos, com a presença da Caitlyn

BlogFDJBrasil: Existem Sweethearts Jurisdicionais? Como elas são escolhidas?

Caitlyn: Sim, existem! E é fantástico! Eu fui Sweetheart Associada Estadual de Missouri de 2011-2012, e foi uma experiência maravilhosa! O trabalho é bem parecido com o de uma Chapter Sweetheart, mas em nível jurisdicional. Então ao invés de ser amiga, irmã e apoiadora de apenas um capítulo, elas fazem isso com todos os DeMolay de sua jurisdição. 

Cada jurisdição tem um jeito diferente de escolher suas Sweethearts Jurisdicionais. Quando eu fui escolhida, eu tive uma entrevista com um grupo de líderes dos Capítulos da jurisdição (havia 3 membros de cada capítulo do estado) e eles davam notas para cada candidata a Sweetheart baseados nas entrevistas. A partir dai, eles observaram como eu interagia com os membros do estado durante o Conclave, fui avaliada no meu conhecimento sobre DeMolay, eu tive uma entrevista formal com um grupo de jurados, tirei fotos formais e, finalmente, teve a parte aberta do concurso, com uma pergunta que tive que responder no palco. As garotas com as maiores notas receberam os títulos de Sweetheart Estadual e Sweetheart Associada Estadual, e nós trabalhamos juntas ao longo do ano, apoiando os Oficiais Estaduais e os membros da Jurisdição da melhor forma possível. 

Só pra relembrar, cada jurisdição faz diferente e têm suas próprias tradições.


BlogFDJBrasil: Você aprendeu alguma coisa especial quando foi Chpater Sweetheart? O que você mais gostou ao longo dessa experiência?

Caitlyn: Eu aprendi TANTA COISA como Chapter Sweetheart. Eu ganhei confiança em mim mesma e principalmente confiança para ver cada DeMolay como meu amigo e irmão na família maçônica. Até hoje eu posso ir a qualquer jurisdição e reconhecer os DeMolay que eu encontrar com meus amigos! Eu também aprendi muito sobre a Ordem DeMolay como um todo. Eu pude assistir inúmeras cerimônias e aprender o que ser um DeMolay realmente significa, e como um jovem se torna um líder honrado através da Ordem DeMolay. Eu aprendi jogos diferentes, e eu aprendi a ser um braço forte para um garoto. Não é sempre que você tem a chance de ser aquela que dá força para um irmão, mas como Chapter Sweetherat você tem essa oportunidade por causa do seu dever de constantemente apoiar os DM. Eu tive a chance de ajudar garotos com diferentes dificuldades, e foi maravilhoso poder vê-los usar a história de Jó nas suas próprias vidas depois que eu que eu lhes contei a história. Eu guardei seus segredos, eu fui a pessoa que eles procuravam para tirar dúvidas de como chamar uma garota pra sair, de como ir bem na escola, ou simplesmente alguém com que eles podiam conversar. É incrível a confiança que eles têm com suas Sweethearts!

A coisa que mais gostei sobre ser uma Chapter Sweetheart foram as amizades que eu ganhei e a oportunidade de ver os garotos crescerem e se transformarem. Eu ainda sou muito amiga dos membros do Capítulo de quando eu fui Sweetheart, e eu ainda aponto os DeMolau como meu ponto inicial de sucesso na minha vida. Eles me deram a habilidade de ver quem eu era como pessoa, e eu pude ganhar confiança, crescer em bondade e equilíbro durante aquele ano. Eu também aprendi como falar na palavra livre! 

Os membro da Ordem DeMolay são garotos maravilhosos que eu considero com a maior afeição e carinho! Eu amei jogar vôlei e basquete com ele; ganhar no cabo-de-guerra e corridas com obstáculo contra o Mestre Conselheiro Internacional daquele ano, Max Shoemaker; amei ir às festas com dança; e amei realmente poder conhecer cada um dos garotos, um por um. Eu me diverti muito aquele ano, e eu poderia fazer tudo de novo sem pensar duas vezes, se fosse possível!


*: Nos EUA, é comum referir aos DeMolay (e às Garotas Arco-íris) como irmãos, e não como primos. A maioria das jurisdições americanas, diferente de nós, chama os tios maçons e as tias de “Pai” e “Mãe”!

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,