1 - Inicialmente fale seu nome, bethel e cargo;
Meu nome é Lara Celma Gomes Silva, sou PHR, MM e Diretora de Épocas do Bethel #02 de Barra do Garças – MT.
2 - Como foi a preparação para SS? Teve dificuldade em conseguir informações e orientação para SS;
Minha preparação para a SS começou há um ano, quando comecei a trabalhar e juntar dinheiro para arcar com as minhas despesas rsrs. Como a Letícia havia participado no ano anterior, pedi muitas informações a ela, além de ter acompanhado o site do Supremo para ver as questões mais importantes, como inscrição e hospedagem. As pessoas que participaram em anos anteriores também passaram muitas orientações.
3 - Foi sua primeira vez na SS? Se sim, como foi a recepção de vocês durante a SS? o que teve de mais diferente na SS dos eventos que vc já participou da ordem ou das demais SS (para quem já participou)
Foi a primeira vez que participei de uma Suprema Sessão. A recepção foi incrível! Todos nos tratavam super bem. Quando percebiam que éramos do Brasil, vinham puxar assunto, dar boas vindas, dizer o quanto estavam felizes por tantas brasileiras estarem participando nesse ano.
4 - Quais as atividades da SS vc participou? Como foi a experiência, vocês conseguiram acompanhar todas as atividades das quais podiam participar?
Participei como jurada da competição de ritual (avaliando a Raíssa Marchiori), do Jobie Congress, das reuniões do Supremo Conselho (como delegada votante), reunião do Supremo Bethel, concurso de Miss e instalações do Supremo Bethel e do Supremo Conselho. Tive certo receio de participar como jurada, porque nunca havia participado de nada do tipo e por medo de o inglês ser um empecilho, mas acabou sendo bem tranquilo, uma ótima experiência. Me senti particularmente orgulhosa pela nossa irmã, ela se saiu muito bem. Foi ótimo participar do Jobie Congress e ver as nossas meninas defendendo tão bem seus pontos de vista. Quanto às reuniões do Supremo Conselho, foi uma experiência incrível e de grande aprendizado pra mim. Eles pareciam felizes por ver o Brasil representado por aquelas quatro votantes.
5 - Sentiu alguma dificuldade de comunicação com os outros participantes do evento? você conseguiu interagir com todos? alguma situação engraçada por causa da comunicação?
A dificuldade de comunicação estava mais ligada à vergonha de falar em inglês e medo de errar alguma coisa, mas percebemos que isso é bobo. Era ótimo interagir com todos, eles são pacientes e, além disso, sempre estávamos em companhia uma da outra. Se alguma dúvida surgisse, era só pedir ajuda rsrs.
6 - Durante Jobie Congress, momento que as filhas ativas debatem sobre as propostas, as meninas votaram a favor da aprovação da emenda 10. na votação dos adultos a primeira vez a emenda foi recusada e depois de uma mobilização, a emenda foi votada novamente e aprovada. como foi para você participar desse momento importante pra nossa ordem, na sua opinião qual foi o diferencial para aprovação da emenda.
Estávamos em um número considerável de brasileiras nessa hora, pois as meninas podiam assistir, mesmo sem votar. A ansiedade era imensa. Para não causar tumultos, a Suprema Guardiã sempre pedia para conter os ânimos, então ninguém podia expressar reações contra ou a favor. Quando voltaram com a contagem dos votos, todas estavam bem apreensivas, tanto que não conseguíamos entender direito o que estava sendo dito, se realmente havia sido aprovada ou não. Foi até engraçado, até que as pessoas ao nosso lado começaram a confirmar a aprovação. A Suprema Guardiã pediu para que todos se levantassem e se abraçassem, para que a divergência de opiniões não colocasse uns contra os outros.
7 . Como foi para vocês participarem da votação das emendas e ter a oportunidade de defender aprovação da emenda 10 que divide tanto opinião.
Confesso que estava apreensiva de participar como votante, afinal de contas, “com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” rsrs. Mas a questão estava bem simples em minha cabeça: os adultos estão ali para representar a vontade das Filhas, para ouvir suas vozes. No Jobie Congress, as meninas votaram a favor da emenda. Seria tão ruim assim a emenda ser aprovada, então? Às vezes, precisamos sair de nossa zona de conforto para que coisas boas aconteçam. Digo isso por mim, que tive que viajar tantas horas de avião para ir à SS, sendo que morro de medo dele rsrs.
8. Esse ano pela primeira vez tivemos 4 candidatas no concurso de MFJI, como foi acompanhar de perto a participação delas no concurso, você acredita que a barreira do idioma pode ter prejudicado de alguma maneira?
Foi um prazer enorme ver quatro Filhas de Jó brasileiras concorrendo, ao mesmo tempo, ao MFJI. Inclusive, dividi o quarto com um delas rsrs. Elas estavam bem nervosas e pediam ajuda com os últimos estudos. Não acredito que o idioma tenha prejudicado, elas sempre conseguiam se comunicar e, caso fosse necessário, estavam amparadas pela nossa Past Miss e tradutora Aline Busnardo.
9. Como foram os momentos de integração com os outros participantes do SS.
Os momentos de integração eram bem gostosos, as pessoas ficavam felizes em nos ver e sempre puxavam algum assunto. Particularmente, acabei não participando das refeições da Suprema Sessão, mas sei que são ótimas oportunidades para conversar com as pessoas de outros países. Sempre encontrava o pessoal quando estava passeando pelos corredores do hotel ou após as atividades.
10. das atividades que aconteceram durante a SS têm algum momento de interação ou programação específica que pode ser adotado nos congressos aqui no Brasil.
Acredito que as vendas do Doc Morgan poderiam ser adotadas aqui rsrs. Brincadeiras à parte, acho que a Suprema Sessão tem uma proposta diferente dos congressos brasileiros, porque é somente lá que as emendas são votadas, os líderes são “escolhidos”, mas confesso que gostaria de ver o concurso de Miss presente em todos os estados e, também, as competições de arte e ritual.
11 - Qual mensagem deixa pra as irmãs que podem participar de uma SS, tendo a oportunidade de participarem do sorteio do Supremo Bethel e do concurso de MFJI?
Se você tem a oportunidade de participar: PARTICIPE! Não perca tempo, aproveite. O conhecimento e experiência que adquirimos são imensos, sem contar com todo o carinho que sentimos de todas as pessoas. É ótimo para abrir a mente e perceber o quão grandiosa é a nossa organização, conhecer gerações de Filhas de Jó e se apaixonar, cada vez mais, por esse mundo roxo e branco
0 comentários:
Postar um comentário
Com amor de Jó,