A cada dia que passa precisamos de um alicerce mais firme. Vivemos num mundo atribulado, com prioridades confusas, valores invertidos. Preocupamo-nos demais com mesquinharias, fofocas, intrigas e nos esquecemos daquilo que realmente importa: fazer o bem. Temos o privilégio de fazer parte de uma organização que nos instiga a sermos corretas e verdadeiras, então por mais tempestuosa que a realidade esteja, sejamos bússula e guiemos a sociedade rumo aos mais nobres ideais.
Embora nossa Ordem seja fundamentada no livro de Jó, é em Mateus que podemos ler aquilo que deve nortear nossas vidas:
“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem.
Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.
Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?
Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?
Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.”
Mateus 5, 43-48
Realizar atos de bondade é apenas parte de nossas obrigações a partir do momento que iniciamos. Nossas boas ações devem se estender a todas as pessoas e não apenas àquelas que estimamos. Como conseguimos fazer isso?
A palavra-chave é AMOR. É por amor que continuamos não importando as atribulações sofridas. É o amor incondicional que nos permite lutar por um mundo mais justo mesmo que pareça bobagem. Com amor somos capazes de compreender que o ser humano é falho e então aprendemos a perdoar de verdade. O amor nos faz tolerantes, sensatos e principalmente felizes.
Sem amor não adianta ler repetidas vezes o livro de Jó ou decorar nosso Ritual. Faltará sempre a pedra fundamental que nos permite entender as lições de humildade, perseverança e do triunfo que alcançamos sem precisar prejudicar a ninguém.
Apenas com amor podemos ser exemplo. Com ele podemos ser diferentes e nós precisamos fazer a diferença!
Aline Camurate Barbosa, Bethel Estrelas Unidas #33 de Sete Lagoas, MG
Parabéns, Aline. Lindo texto! Você é show!!
ResponderExcluirThaís, Bethel Estrelas Unidas # 33.