Qual a importância do terceiro setor? Algum desatento pode confundir com o setor terciário e assim responder sobre as indústrias e sua crucial importância em nossas vidas. Bem, parte da resposta esta correta, o terceiro setor tem, definitivamente, uma importância crucial, no entanto nada tem a ver com a modificação de matérias primas em bens de produção. Inicialmente havia apenas o primeiro setor – governo- responsável por cuidar da população em todos os aspectos, e o segundo setor, que atuam visando o benefício particular- o mercado. Com a decadência e a ineficiência do primeiro setor surgiu a necessidade de um terceiro ser criado. Setor esse que é responsável por realizações de filantropias e altruísmo, visando a melhoria de vida dos menos favorecidos. Esclarecido isso, retomo a pergunta, “Qual a importância do terceiro setor?”. Para uma resposta mais precisa e coesa precisamos analisar alguns fatos e só então responder essa pergunta que inicialmente parecia simples.
Precisamos observar a realidade, vivemos em um mundo capitalista. Sim, existem países que se auto declaram comunistas, como nos casos de Cuba e China, no entanto a grande maioria do mundo é capitalista. Não estou aqui para julgar qual sistema econômico é melhor, esse assunto ficará para uma outra hora, mas um fato irrefutável é que o capitalismo se pauta na desigualdade.Para comprovar que no mundo atual a desigualdade é existente e assustadora temos o estudo da ONG britânica Oxfan em que diz que a soma da riqueza das 85 pessoas mais ricas do mundo é o 65 vezes mais do que a soma de toda a riqueza de metade das pessoas pobres do mundo! Pense como é a vida dos que não tem um teto para morar, os que não tem todas as refeições diárias. Agora seja crítico e analise se o Governo tem dado condições de todas, sim TODAS, as pessoas terem uma vida digna.
Ao olhar para a situação da maioria dos homens e ver o deplorável estado em que se encontram fez algumas pessoas começaram a agir por conta própria. Esperar do Estado uma ajuda que quase nunca vinha não parecia ser o correto em um mundo em que moradores de rua idosos morrem de frio, e crianças de fome. O governo tem sim um programa de ajuda aos que precisam, mas infelizmente não é o suficiente. Homens e mulheres começaram então a se organizar com o intuito de melhorar as condições de vida dos mais necessitados. Ajuda essa que não necessariamente se baseia em doações materiais, podendo ser trabalho voluntário ou simplesmente um sorriso a quem foi a muito tempo esquecido por políticos. Projetos em igrejas, ONGs, voluntários, fundações sem fins lucrativos começaram a ser imprescindíveis para a sociedade.
Ao ajudarmos um senhor que bate a nossa porta em um horário qualquer pedindo um singelo quilo de feijão podemos não perceber a magnitude do que estamos fazendo. Ao visitar asilos e orfanatos dando não mais do que algumas roupas e alguns itens como alimento e cobertores, muitas vezes não percebemos o que de fato estamos fazendo. Estamos ajudando a sustentar uma sociedade. Ao fazermos filantropias estamos não somente ajudando quem realmente precisa, mas mais do que isso estamos olhando para alguém que dificilmente seria olhado pelo Estado, somo sim uma luz que dificilmente se acenderia pelo governo. Ao se unir com mais pessoas e assim fazermos bazares e ajudarmos em festas beneficentes estamos fazendo muito mais do que doando nosso tempo para alguém que precisa (mesmo que fosse só isso seria uma nobre e maravilhosa ação), somos a cada ato nosso, a esperança de alguém que precisa de ajuda, somos a cada simples bater de porta pedindo alimento para doar a quem precisa ,um pouco menos homens e mais heróis. Nunca subestime a força e a importância do terceiro setor, afinal de contas nós enxergamos pessoas que para os engravatados em carros importados são simplesmente invisíveis. Logo é dever da sociedade civil atuar nesse setor cuja função é fazer mais digna e menos dolorosa a vida dos esquecidos pelo sistema.
Agora sim podemos responder a pergunta que tanto me inspirou. Qual a importância do terceiro setor? A importância do terceiro setor é ser humano e herói ao mesmo tempo e levar em suas costas a responsabilidade de ajudar quem precisa com dedicação e sem remuneração, a importância é manter a vida de muitos sem nem mesmo perceber isso. A importância desse ilustre setor é, meu caro amigo, existir até que nenhum homem se quer passe fome. A importância é manter homens e mulheres que foram massacrados pelo capitalismo e com um sorriso no rosto dizer a eles que nem tudo está perdido. A importância é ser simplesmente a grande esperança da humanidade.
Arine Matarazzo, Bethel 17 Pindamonhangaba- sp
0 comentários:
Postar um comentário
Com amor de Jó,