DIA 20 DE AGOSTO - DIA DO MAÇOM


A história da Maçonaria é datada em um tempo antes da era cristã. No meio do século 17, um grupo de hábeis arquitetos uniram-se para a proteção de seu ofício e a prosperidade de suas práticas. Eles foram os primeiros “Mestres Maçons”, criadores dos magnificentes edifícios do período medieval, da construção das catedrais na Europa. Eles trabalharam sob seu próprio governo, viajando de canto a canto conforme precisavam de trabalho.


Alguns anos depois, em 1702, em Londres, Inglaterra, lojas decidiram abrir as portas da maçonaria aos homens sem habilidade na arquitetura. Enquanto o demando para práticas operativas decresciam, os altos princípios morais, nobres ações e principais virtudes daqueles que já eram membros, atraíam esta sociedade de homens notórios na Igreja e Estado, cujo caráter mais alto e boas realizações os tinham tornado distintos. Esta é  origem da Maçonaria que conhecemos hoje.
             
Oprimidos pela Igreja e Estado por causa do sucesso de seus esforços em promover o pensamento livre e altos ideais, suas páginas na história foram manchados com o sangue dos mártires que deram suas vidas para que essa Ordem sobrevivesse. Sua história também tem muitas páginas douradas cobertas com os acontecimentos de ações bem praticadas, de homens caucionados sendo libertos, e piedade e boas ações à todos.

Um escritor de autoridade sobre o assunto maçonaria nos diz que o grande segredo dessa Ordem é que ela transforma homens atentos à divindade entre os mesmos. A vida inteira do maçom tira sua beleza e significância dessa divina chama e inspira-o a segui-la e obedecê-la. Esse mesmo escritor diz: “um homem é um maçom, quando pode olhar através dos rios, das montanhas, e distante no horizonte com um profundo senso de sua própria pequenez na vastidão da forma das coisas, e ainda ter fé, esperança e coragem que é a raiz de cada virtude”.

Esta citação de “O Véu de Ísis” por Winwood Reade, é uma revelação de altos ideais dessa grande Ordem Maçônica que nós reverenciamos e honramos.
“As doutrinas da Maçonaria são as mais belas que se podem imaginar. Elas respiram a simplicidade das idades antigas, animadas pelo amor de um Deus martirizado. Aquela palavra que os puritanos traduziram caridade, mas que é realmente amor, é o alicerce que suporta o edifício inteiro dessa ciência mística. Amem uns aos outros, ensinem uns aos outros, ajudem uns aos outros. Essa é toda nossa doutrina, toda nossa ciência, toda nossa lei. Nós não temos nenhum tacanho prejudicial, nós não excluímos de nossa sociedade esta seita ou aquela seita, é suficiente para nós que os homens adorem Deus não importa sob que nome ou de que maneira. É impossível ser um bom maçom sem ser um bom homem.”


Aqui nós temos formado o Esquadro e Compasso, simbólico emblema de exaltada Ordem, para qual a juventude reunida esta noite deve sua herança. Nós a exaltamos, honramos. Nós somos orgulhosas de sua vitória sob persecuções amargas, nós somos gratas por seu triunfo sob as ciladas do tempo.





Fonte:
Cerimônia em homenagem aos Maçons
Cortejo fraternal
A EQUIPE DO BLOG PARABENIZA A TODOS OS MAÇONS PELO SEU DIA!!

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso gente, amei de verdade! *-*
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, o texto traduz com simplicidade e objetividade o verdadeiro sentido da maçonaria, quando retrata o amor fraterno que deve existir independente da origem religiosa de cada integrante.

    Alessandro Magno
    M.'. M.'. Oriente de Aracaju-Sergipe

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,