QUAL O MAIS IMPORTANTE: FALAR OU ESCREVER CORRETAMENTE?!



Parece aquele papo chato de mãe ou de professora do ginásio. Mas, já ouviram aquele ditado “quem não se comunica se trumbica”? Talvez não, porque é um ditado bem antigo e não está tão na moda, mas a verdade é que comunicar-se é essencial em nossas vidas.


E o que é “comunicar”? Comunicar é transmitir uma mensagem. Existe o emissor ( aquele que envia a mensagem) e o receptor (aquele que recebe a mensagem). Uma comunicação eficiente é aquela em que o receptor compreende o que o emissor deseja transmitir. E o que isso quer dizer, Semy?


Quer dizer que ao nos comunicarmos, devemos levar em consideração o receptor, a forma a qual ele vai interpretar o que está sendo dito. Por exemplo: não adianta eu falar palavras corretas , porém, complexas, para uma criança de três anos que provavelmente não vai me compreender. A minha comunicação será falha e por mais que eu esteja falando corretamente, minha comunicação não terá sido boa.


Existem várias formas de se comunicar: gestos, desenhos,escrita e fala são algumas delas. Porém, as que mais usamos - ao menos conscientemente - são a escrita e a fala.


Atualmente, com o avanço tecnológico, tem crescido a comunicação virtual, por sites, blogs e redes sociais. Por mais que exista a opção de falarmos por microfone, a forma escrita ainda é a mais utilizada. Para apresentar um trabalho de escola, enviar recados ou bater um papo, a forma escrita ainda é bastante procurada.


E aí entra um grande desafio: a agilidade da tecnologia acaba nos levando a abreviações e formas contrárias ao padrão culto da escrita. Percebam que não é uma comunicação “ruim”, pois se o receptor entende o “vc”, “tc”, “tb”, então a comunicação está atendendo o seu fim, que é fazer com que o receptor entenda a mensagem. Porém, o grande “vilão” são os erros gramaticais e ortográficos.


“Mas, Semy, você não disse que o importante é a pessoa entender? Se eu escrever errado, mas ela entender, não está tudo certo?”. Nem sempre.


A regra existe para que possamos nos entender de uma forma harmônica. É como o nosso Ritual. Às vezes é bem chato seguirmos o Ritual à risca, eu sei.... Mas é isso que nos faz podermos ir a qualquer reunião, de qualquer Bethel do mundo e nos sentirmos em casa! Não é mágico quando nos reunimos com Filhas de Jó de bem longe, olhamos para o lado e percebemos que apesar das diferenças geográficas estamos fazendo a mesma coisa?


A regra também existe para tornar a comunicação eficiente. Uma vírgula, um ponto, ou uma palavra fora do lugar pode mudar todo o sentido de uma frase! (e às vezes nos colocar numa boa encrenca!)


E como comunicar-se bem? Aí vem aquele conselho da vó da nossa vó: LER! É, gente, não tem jeito! Para se comunicar bem, não só pela escrita, mas também pela fala, é necessário ler... Mas, atenção! Ler livros bons, de autores de renome, pessoas que reconhecidamente escrevam bem e de qualidade!

Certa vez assisti a uma entrevista muito interessante, na qual a entrevistada disse o seguinte: “Quem lê bem, escreve bem, fala bem e se COMPORTA bem!”.



Nossa forma de comunicação diz muito sobre nós mesmas. Lembrem-se disso e mãos à obra!


Semíramis Dominghetti

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,