SER OU NÃO SER HONORÁVEL RAINHA, EIS A QUESTÃO!


 "Queira ser reconhecida pela Filha de Jó que você é/foi e não pelos cargos que ocupou."


Todo fim de gestão é a mesma agonia: “Quem fará parte da próxima tríade do Bethel??”, “Em quem devo votar?”, “Ai meu Deus, meu sonho é ser Honorável Rainha!” e blá blá blá! Pois é, super normal. Afinal de contas, todas nós temos um desejo inesgotável de esperar o melhor para o nosso Bethel e ainda mais em querer fazer o máximo por ele, óbvio.
 
Mas...Quem disse que pra fazer tudo isso você precisa ocupar um cargo administrativo? Aliás, quem disse que pra ser Filha de Jó você precisa de um cargo? Pense mais um pouco: O que um cargo significa pra você? Em poucas perguntas, resumo minha opinião sobre esse momento que mexe tanto com a cabeça de muitas irmãs pelo mundo. Mexia com a minha também na época que eu era ativa.
 
Convido todas vocês a relembrarem da nossa iniciação. Recordam-se do juramento que fizemos na presença de pessoas que amamos, respeitamos e procuramos orgulhar? Ajoelhadas de frente ao altar, com a bíblia ali, na nossa frente, prometemos cumprir todos os deveres designados a uma boa filha, irmã, amiga, sobrinha, aluna, cidadã, pessoa. Fomos nós quem prometemos então somos nós que devemos cumprir.

De forma alguma, digo isso por experiência própria, ter um cargo não vai lhe ajudar a cumprir essa promessa. Por favor, coloque isso de uma vez por todas na sua cabeça! Deve partir de só e exclusivamente de você tais atitudes. Afinal, de que Filha de Jó estamos falando?
 
Eu fico realmente preocupada em ver algumas irmãs tendo o SONHO de ser Honorável Rainha! Nada contra, mas não consigo entender qual o benefício pessoal, espiritual, intelectual que uma capa pesada, com uma coroa que aperta os neurônios pode trazer. Nunca fui, não posso falar por todas, mas sei que as lições, aprendizagens, conselhos, responsabilidades dentro de um Bethel são repassadas para todos os membros, então pra quê esse desejo todo? Acreditem, no currículo profissional não poderemos alegar tal experiência!

Creio que o sonho que TODAS nós devemos ter, é de nos tornarmos a melhor Filha de Jó que podemos ser. Com cargo ou sem, Membro de Maioridade ou não, seja lá o que conquistemos em nossa vida pessoal, valerá muito mais a pena, podem apostar.

Votem com cuidado, pensem muito. Esqueçam amizade, simpatia, qualquer coisa que não seja a capacidade da sua irmã para assumir um cargo tão “desejado”. Todas são capazes sim, mas nem todas podem estar devidamente preparadas naquele momento.

Se for eleita, você não precisa tentar ser a melhor Honorável Rainha já vista nos sete cantos da Terra, apenas queira e faça o melhor para o seu Bethel junto às outras irmãs. É simples. A história de um Bethel não se resume a uma (sua) gestão, tiveram outras e outras terão, lembre-se disso.

Se não foi, lhe aconselho a ser uma “PSEUDO-HR”! Ai vocês me perguntam, como assim, tia Marcinha? Eu respondo com toda a certeza do mundo: TODAS vocês são Honoráveis Rainhas do Bethel! SURPRESA!!! Como? Todas, eu disse todas possuem o mesmo dever da HR (não administrativamente, claro), mas no sentido de comportamento, ações e pretensões, é só ler no Ritual.

Lembre-se que ter um cargo é apenas uma condição e não uma posição. O que adianta ter um se você não está sendo a Filha de Jó que se deve? Em um determinado momento ele irá passar, mas você não.

Queira ser reconhecida pela Filha de Jó que você é/foi e não pelos cargos que ocupou. Sinta orgulho em poder bater no peito sempre e dizer: “Eu sou uma das mais justas em toda Terra!”. Acredito que essa sim é a maior conquista que uma menina/mulher pode ter em sua vida.



Márcia Lima – Orgulhosamente uma Filha de Jó.
 Bethel #008 Honorável Rainha Elba de Souza Monteiro - Campina Grande - PB

20 comentários:

  1. Arrasou Marcinha!! Parabéns pelo texto, que sirva de reflexão para todas as filhas de jó.

    ResponderExcluir
  2. Vou imprimir e ler no meu Bethel! Dando os devidos créditos a Tia Marcinha, claro! Amei demais!

    ResponderExcluir
  3. Os cargos do Bethel servem para que as meninas conheçam mais a ordem e seu valores primordiais. O cargo de HR é almejado por todas, sim. Algumas gestões so foram legais, diferentes... porque tinham a "PERSONALIDADE E O JEITO" da HR. E, claro que toda HR precisa das demais, para que os seus objetivos sejam realizados e cada gestão tem sua importância por causa desses aspectos. Por isso que ultrapassa o valor 'status'.

    ResponderExcluir
  4. quuuuuuuuuuuuuuuuuuuuue lindo tia marcinha !

    ResponderExcluir
  5. Tiaaaaaaaaaaaaaaaaa vc arrasou!!!!! :D

    ResponderExcluir
  6. Lindo mesmo, Marcinha! Acredito que todas devam sim, querer ser HR pela experiência que o cargo traz, mas às vezes eu acho que se cria um excesso de "Glamour" em cima disso, distorcendo um pouco o propósito. Fico muito triste em ver que um Membro de Maioridade não tem o mesmo destaque que uma PHR, sendo que sinceramente, hoje, conheço muito menos MM realmente ativos do que PHR.... Aliás, oq mais vi foi a menina se tornar PHR e simplesmente "sumir" do Bethel. Por isso os MM ativos (que são raros) deveriam ser mais valorizados! Depois o Bethel reclama que não tem adulto pra compor o Conselho e não sabem porquê! :(

    ResponderExcluir
  7. Os MMs sao super importante para os betheis, para ajudar as suas irmas com a experiencia que adquiriu durante a sua fase de filha de jó ativa, assim como irá aprender com os adultos que formam o conselho e suas irmas..
    Entao meninas vamos procurar sempre cativar os membros de maioridade do seu bethel pra que elas sintam que sao tao importantes quantos as PHRs.

    ResponderExcluir
  8. ^^^^^^^^
    Um bom tema para um próximo texto :)

    Marcinha Lima

    ResponderExcluir
  9. Virei Filha de Jó no comecinho dos 19 anos (tinha feito aniversário uma semana antes) apesar do sonho de fundar o Bethel já tivesse quase 3 anos. Sou 2ª Princesa fundadora do Bethel #01 de Brasília, fiquei nesse Cargo por duas gestões consecutivas (a primeira Gestão durou um ano) e atualmente sou Guia.

    Pego a minha maioridade agora em julho, pois já tenho 20 anos completos. É claro que toda menina sonha com o Cargo de Honorável Rainha, mas concordo com a tia Marcinha quando ela diz que as vezes a menina em questão não está preparada para assumir tanta responsabilidade, por maior que seja a sua vontade.

    Hoje em dia entendo que ser HR não significa ter sucesso dentro do Bethel, e sim que você tem a responsabilidade e o preparo adequados para tal cargo. Sempre mantive minha humildade e procurei ajudar a todas as pessoas, tanto como 2ª Princesa como Guia.

    Aprendi tanto como ser uma FDJ com o meu primeiro cargo, que hoje em dia mantenho uma sintonia perfeita na reunião, e por causa disso estou sempre auxiliando as meninas, principalmente as do Coral. Não falo isso para mostrar que sei demais, mas para lembrar que cada uma tem o dever de ajudar a sua irmã quando estiver ao seu alcance.

    Virarei Membro de Maioridade com o sentimento de dever cumprido, e terei sim orgulho de dizer que sou MM. Não quero me afastar da Ordem, e mesmo que não pegue nenhum cargo do Conselho Guardião quero continuar indo às reuniões e ajudando as meninas.

    Adorei o texto e a reflexão provocada por ele. Concordo que as suas atitudes fazem o seu sucesso e não o seu cargo. Compartilhei no grupo do meu Bethel :D

    Beijos com amor de Jó.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sei dizer se isso acontecia antigamente. O Bethel do qual faço parte tem 2 anos e estamos em crise por causa de algumas meninas que sentem NECESSIDADE de fazer parte da tríade, muito especialmente o cargo de HR. Eu fico pasma de ver ''boca de urna'',''compra de voto'' tão descaradamente dentro do Bethel, as vezes e isso provoca uma sensação de desconforto muito grande, porque é totalmente o contrário de todos os preceitos de uma Ordem tão linda que é a nossa. ''Queira ser reconhecida pela Filha de Jó que você é/foi e não pelos cargos que ocupou.''

    ResponderExcluir
  11. Ei, disse tuudo e mais ainda aí viu Marcinha!?! Tá de Parabéns texto certíssimo, tanto no momento como no contexto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Márcia, parabéns. Texto inteligente e coerente, que não fere a ninguém, a não ser a vaidade de algumas filhas que insistem em se sentirem filhas de Jó somente se ocuparem cargos de destaque. Viver bem e em harmonia é simplificar a vida, olha o cargo de coral: não é lindo?. Novamente, parabéns , é por filhas assim que
    sinto alegria em participar da Ordem.

    ResponderExcluir
  13. Márcia, parabéns. Texto inteligente e coerente, que não fere a ninguém, a não ser a vaidade de algumas filhas que insistem em se sentirem filhas de Jó somente se ocuparem cargos de destaque. Viver bem e em harmonia é simplificar a vida, olha o cargo de coral: não é lindo?. Novamente, parabéns , é por filhas assim que
    sinto alegria em participar da Ordem.

    ResponderExcluir
  14. Foi o texto mais lindo que li! Falou realmente tudo, e deu uma outra visão pra muitas meninas que vêem o cargo de HR como a melhor coisa do mundo, e desvalorizam os demais cargos como o de guarda externa, interna, bibliotecária e afins.. e cada um independente de função são importantíssimos pra nossa vida, e sempre conseguimos extrair muitos ensinamentos de cada um dos cargos existentes e de toda a sua história e experiencia durante o seu tempo atuante ali como filha de jó assumindo cargos, cargos não são importantes quanto a experiencia vivida e os ensinamentos aprendidos e repassados a novas irmãs, tenham a certeza disso.

    ResponderExcluir
  15. Uma das coisas mais séria e importante, além de palavras ben ditas, o Juramento de vocês me emociona. Seria maravilhoso que cada Filha de Jó realmente conseguisse com que cada palavra repetida interiorizasse em seu ser.
    Parabéns Márcia Lima por definir com tanta inspiração o que é ser uma Filha de Jó.
    Saúdo você pedindo ao Grande Arquiteto do Universo que abençoe a todas.
    Ana Maria Silva de Andrade ( promotora de filantropia do bethel #9 Aurora Boreal.

    ResponderExcluir
  16. Arrasou, Marcinha! pensava q tinha comentado antes! maaaaas vc já sabe tudo que penso e o quanto a admiro por expressar essas palavras! Um grande Beijó sua Inha! te amo! :)

    ResponderExcluir
  17. Arrazou Tia maarcinhaaa ! (:
    Lindo meesmo , me feez veez o Bethel de uma forma totalmenta difereente '
    As vezes uma menina fica tipo " HR é o cargo mas importante q tem" obvio que ele é , mas se não ouvesse os outros cargos , não poderia acontesser uma reunião , não é mesmo !?
    Beeijos Lindaa !

    ResponderExcluir
  18. Isso mesmo Marcinha, e acredito que está feliz vendo várias meninas de acordo com vc. E o texto merece ser lido para as demais irmãs.

    ResponderExcluir
  19. Achei esse texto maravilhoso. Sou HR do meu bethel, mas pra falar a verdade eu nunca "desejei" o cargo como eu sei que algumas das minhas irmãs desejaram, eu apenas fiquei muito feliz em saber que minhas irmãs confiam na minha seriedade e compromisso com o Bethel e acreditam que eu tenha o perfil de uma HR. Mas a única coisa que eu desejei sempre, e corri atrás, foi ser como uma uma irmã minha, que na época que entrei se tornou HR e hoje já é MM. Ninguém é perfeito, mas sempre tive a "imagem" dela como meu guia, pois sempre achei que ela era um exemplo de FDJ pelo jeito dela, pois mesmo que ela não tivesse sido HR, ela já se destacava lá dentro e ainda se destaca. Acredito mesmo que um Bethel não é feito de cargos e sim de gestos, ações. É muito bom ver que tem muito mais gente que pensa assim.
    Com certeza irei compartilhar esse texto com o Bethel, ainda mais em época de eleição. É sempre bom dar uma refletida no assunto.
    Parabéns pelo texto, continue assim.
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,