Por onde anda tio Ubaldésio Novais?


Tio Ubaldésio Novais

"Amo demais as minhas sobrinhas Filhas de Jó e não desejo parar um minuto sequer de poder ajudá-las, apoiá-las e “caminhar” ao lado de cada uma delas, independente de Bethel ou Estado, observando seus crescimentos pessoais e suas conquistas profissionais!!! É uma questão de paixão mesmo e eu adoro que seja assim!" 



Tio Ubaldésio Novais e irmã
Jacqueline, 1ª HR do Bethel Lírios da
Paz e Fraternidade

Como maçom, comecei a pesquisar junto aos meus irmãos e internet tudo sobre as chamadas ordens paramaçônicas. Foi assim que conheci e percebi as enormes possibilidades de ampliar os horizontes da nossa Loja Maçônica “Paz e Fraternidade”, Valença, Bahia, e abrir espaços importantes, dentro da Maçonaria, para a atuação dos jovens. Assim, eu e meu pai Ubaldino Mota (também maçom) apresentamos na Loja um projeto para criação de um Capítulo da Ordem DeMolay em Valença. Apoiados pelo então Venerável Mestre e contando com o envolvimento de mais alguns irmãos, depois de alguns meses, em 01/08/2000, instalamos o Capítulo Valença 456 da Ordem DeMolay. Após alguns meses, quando o Capítulo já estava estruturado, funcionando maravilhosamente bem e otimamente assessorado por maçons, decidi que era chegada a hora das meninas e, assim, propus a Loja e cunhadas a criação de um Bethel das Filhas de Jó






Inauguração da Escolinha Lírios da Paz
O projeto foi aceito e em 04/08/2001, em uma festa lindíssima realizada pelo Bethel # 01 (Rosas do Oriente), Paulo Afonso, Bahia, foi instalado o Bethel # 12, Valença, Bahia (Bethel Lírios da Paz e Fraternidade). A partir daí foi só sucessos e felicidade... Meninas maravilhadas, comprometidas e atuantes, aliadas a tias e tios motivadores, não deu outra... Muitos projetos e atividades foram realizados... E culminou com a criação, em parceria com a Igreja Católica de Valença, da Escolinha de Alfabetização Lírios da Paz e Fraternidade (destinada a crianças carentes), ligada ao Bethel, funcionando nas instalações de uma das Igrejas de Valença e mantida pelos tios maçons. (cada tio adotou um dos alunos e custeava tudo – farda, material didático e escolar, merenda, presentes, brinquedos educativos, etc, destinados ao seu afilhado). 



Durante minha passagem pela Ordem Internacional das Filhas de Jó, ocupei os cargos de Guardião Associado do Bethel # 12, Valença, Bahia (três gestões); Vice Guardião Associado Jurisdicional da Bahia (uma gestão); Guardião Associado Jurisdicional da Bahia (duas gestões) e Supremo Deputado Assistente da OIFJ para os Estados da Bahia, Piauí, Sergipe e Rondônia por vários anos. Nas minhas andanças pelos diversos eventos realizados pela Ordem, participei de Congressos Nordeste (Recife e Caruaru), Congressos Norte (Rio Branco-AC e Pimenta Bueno-RO), Congresso do Estado do Piauí (Pícos-Pi) e, claro, de todos os Congressos e Seminários Regionais realizados aqui na Bahia. 

No momento, estou afastado do exercício de cargos da nossa Ordem, contudo, não deixei de atuar em prol das Filhas de Jó, dos Bethéis e da nossa Ordem, e assumo, diariamente, como um obstinado “escravo de Jó”, as muitas atividades de apoio e assessoramento a todos e a todas, através dos meus Facebook (www.facebook.com.br/ubaldesio e www.facebook.com.br/ubaldesio2), Orkuts, E-mail e Telefones e o faço com muito amor e enorme prazer, pois amo demais as minhas sobrinhas Filhas de Jó e não desejo parar um minuto sequer de poder ajudá-las, apoiá-las e “caminhar” ao lado de cada uma delas, independente de Bethel ou Estado, observando seus crescimentos pessoais e suas conquistas profissionais!!! É uma questão de paixão mesmo e eu adoro que seja assim!!! 

Na vida profissional, sou Engenheiro Agrônomo (Universidade Federal da Bahia) e Licenciado em Biologia (Universidade Federal de Santa Catariana). 

Nota: Filhas de Jó de todo o Brasil: me achem no Facebook e adicionem... Vou ficar feliz demais!!! 

Com amor de Jó!!! 

Tio Ubaldésio Novais
Past Guardião Associado do Bethel # 12, Valença, Bahia
Past Vice Guardião Associado Jurisdicional da Bahia
Past Guardião Associado Jurisdicional da Bahia
Ex Supremo Deputado Assistente da OIFJ para os Estados da Bahia, Piauí, Sergipe e Rondônia

Residência atual: Valença-Bahia





E O BLOG FDJBRASIL ENCONTROU O TIO UBALDÉSIO!

Allana Borba, Bianca Santos, Tio Ubaldésio, Danuse e Denise Oliveira e Poliana Caires

Apesar de "aposentado" das Filhas de Jó, o tio ainda continua se fazendo presente em eventos da Ordem, sendo um deles a Reunião Anual do Conselho e Bethel Jurisdicional da Bahia que ocorreu nos dias 05 e 06 de Maio. 
Em nome do Blog FDJ BRASIL, foi um prazer poder re-encontrar o tio!

Em breve confira o post sobre a reunião anual do CGJ/BJ BAHIA!


Encontre tio Ubaldésio no Facebook clicando AQUI

5 comentários:

  1. ADOREIIIII. Um verdadeiro exemplo de amor e dedicação a Ordem. Muito querido por todas :)

    Bianca Santos- BJ-BA

    ResponderExcluir
  2. Tio Ubaldésio!!! Figuraça histórica e super importante. O trabalho, a dedicação e o amor à nós, FDJ dispensa comentários, as ações falam por si próprias. Ele está retornando da aposentadoria!!! \o/

    Adorei a presença dele nessa coluna. PARABÉNS EquipeFDJBrasil

    ResponderExcluir
  3. Até na roupa tio Ubaldésio é branco e roxo!
    Quero mais encontros como esse!

    "JUNTOS SOMOS MAIS FORTES"

    ResponderExcluir
  4. Tio Ubaldésio é o máximo!!!
    Espero que ele sempre continue nos apoiando.
    O cara é uma lenda!
    Muito obrigada pelo apoio tio!
    Beijó, Danuse.

    ResponderExcluir
  5. Eu digo sempre:
    Ubaldesio é dezzzzzzzzzzz
    "É o Cara!"
    É o Papa das FDJ!...
    Obrigada Ubaldesio. A Bahia lhe aplaude e agradece...
    Tia Zete

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,