O TEMPLO MAÇÔNICO (PARTE 3)





O TEMPLO
MAÇÔNICO
(PARTE 3)


Leia a parte 1 / parte 2








Por Semíramis Dominghetti


Não tem como falar sobre Templo Maçônico sem falarmos do Templo de Jerusalém ou do “Templo de Salomão”, como ele é mais conhecido. Se lermos a descrição do Templo de Salomão no Livro de Reis, na Bíblia, veremos que a construção de um templo Maçônico em muito se assemelha ao templo construído pelo famoso Rei. Salomão, filho do Rei Davi. 

Representação do Rei Davi e seu filho Salomão
Diz a Bíblia que Davi recebeu de Deus o pedido de construir uma casa para Ele, a qual também deveria servir de abrigo para a Arca da Aliança, objeto onde estariam guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos. Não tendo êxito de cumprir tal tarefa ainda em vida, o Rei Davi delegou esse desafio ao seu filho Salomão, entregando a ele o planejamento da construção. Salomão, que reinou de 965 a.C. a 931 a.C, construiu o Templo de Jerusalém em sete anos, no Monte Moriá, ao norte do Monte Sião. 

Ele foi o principal centro de culto religioso do antigo povo de Israel. A Lenda de Hiram Abiff surgiu daí, posto que Hiram é tido como o Mestre Arquiteto da obra. Após a morte de Salomão, o templo foi alvo de inúmeros saques, inclusive do Rei Nabucodonosor, por volta de 587 a.C, quando foi totalmente destruído. Chegou a ser reconstruído, mas em 70 d.C. foi novamente a ruínas pelas legiões romanas. Do templo só restou o que hoje conhecemos por “Muro das Lamentações”.

Muro das Lamentações
(Continuação: O TEMPLO MAÇÔNICO PARTE 4)

2 comentários:

  1. Juan Jorge Tosi Medina,o maçom ele é escolhido por GADU,ele não é escolhido pelo homen,essa é a grande diferença do maçom dos outros seres humano.

    ResponderExcluir
  2. Cadê a parte 4?

    A autora desistiu de continuar? Estava indo muito bem!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,