LUDMILA MELO


LUDMILA MELO
Membro de Maioridade e PHR do Bethel 08 Duque de Caixias, RJ

"... o amor é o guia de tudo. Quando se ama o que faz, dedicação e comprometimento são conseqüências. Mesmo quando se erra, quando é por amor, se torna mais uma lição que aprendemos. E o amor contagia, se espalha. É a força mais poderosa que temos."

1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres;


Meu nome é Ludmila Melo, tenho 25 anos, moro no Rio de Janeiro. Ainda moro com meus pais, mas por pouco tempo, pois me caso no próximo ano. Sou muito apegada aos meus pais, tanto que os tenho como meus exemplos. Tenho um irmão que mais velho, casado, que me deu uma sobrinha linda que eu não canso de babar. Sou publicitária, e atualmente estou terminando a pós em Marketing. Trabalho em uma empresa de varejo farmacêutico, chamada Drogarias Pacheco (muito conhecida no Rio de Janeiro e em algumas cidades de Minas Gerais). Quando tenho algum tempo livre, costumo me dedicar à Ordem, indo em reuniões, tentando ajudar nos projetos desenvolvidos na minha jurisdição. Gosto de ler (MUITO *rs), ir ao cinema, ficar com a minha família e com o meu noivo, sair com os meus amigos.

2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó

Por incrível que pareça, meu primeiro contato com as Filhas de Jó foi online. Minha família não tem tradição maçônica, tenho somente meu padrinho como maçom, mas na cidade dele não há Filhas de Jó. Procurando pelo que significava DeMolay, já que na época o meu noivo (que na época era amigo) iria entrar e tinha me chamado para ir à iniciação, acabei caindo no blog de um primo chamado Fabricio Jorge, e em um post com fotos de meninas paramentadas. Logo depois, no dia da iniciação do meu noivo, conheci algumas Filhas pessoalmente, me encantei mais ainda e fui à caça de parentesco maçônico, lembrando do meu padrinho. Nessa reunião, a irmã do meu noivo também se interessou, e acabamos entrando juntas. Iniciamos sem termos assistido a nenhuma reunião.

3 – Você participa de outras organizações, qual, como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho?

Antes de ingressar nas Filhas de Jó, fui por muito tempo uma católica praticamente. Junto com a igreja que freqüentava, participava de diversas ações filantrópicas. Infelizmente, hoje não consigo mais ser tão ativa nesse quesito quanto gostaria, mas tento sempre participar das filantropias, mesmo que seja somente com uma contribuição.

4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de jó?! No momento você estar com algum cargo?!

Iniciei com dezessete anos. Devido a ter iniciado mais tarde, ocupei poucos cargos como ativa. Quando fui iniciada, o Bethel passava por sérios problemas em relação a número de membros, então, fiquei por um tempo revezando entre os cargos. Na primeira posse que participei, fui instalada como Secretária. Depois, Segunda Princesa, Honorável Rainha, Dirigente de Cerimônias, 4ª Mensageira. Na minha última gestão como ativa, voltei a ocupar os cargos que eram necessários. Após virar Membro de Maioridade, entrei para o Bethel Jurisdicional de meu estado, e fui Guarda Externa e Primeira Princesa.
 
5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou?

É difícil numerar os momentos marcantes... foram tantos. Acredito que por sempre ter me entregado tanto a Ordem, levo comigo cada iniciação que tive a oportunidade de estar presente, cada menina que já passou pelos bethéis, cada conquista. Não consigo selecionar só um. Mas dois dos momentos mais marcantes em minha vida como Filha de Jó foi quando passei o cargo de Honorável Rainha para a Cristiane Leocadio, que é minha melhor amiga-irmã de alma-cunhada. Acho que nunca chorei tanto em toda a minha vida *rs. E ter sido eleita como Primeira Princesa do BJ, pois me deu a dimensão que meu trabalho pela Ordem, minha dedicação, meu amor pelo trabalho, estava alcançando as meninas como era nosso sonho.

6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal? 

Com a Ordem aprendi a valorizar mais a história, a tradição das pessoas. Passei a perceber que todo mundo tem algo para ensinar, seja a criança mais novinha, seja aquela pessoa que é muito mais velha que eu. Isso me ensinou a ouvir, a observar, a tentar entender as pessoas ao meu redor. Com isso, é mais fácil lidar com as pessoas, seja em um ambiente acadêmico, no trabalho ou com meus amigos e família.

7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem?! 
 
Por ter tido pouco tempo como filha ativa, sempre fui ávida por experiências em relação a Ordem. Não perdia uma posse, uma iniciação, uma filantropia... fosse no meu Bethel ou em outro do meu estado. Como membro do BJ, conseguia um alcance maior, principalmente porque não tinha mais a obrigação de freqüentar as reuniões de meu bethel.
Em relação aos projetos, como membro do BJ, participei do desenvolvimento de um encontro das filhas de Jó, que foi realizado no Bethel #10 Jemima. Como membro de maioridade, junto com outras irmãs também membros de maioridade, organizamos uma outra edição do encontro. Atualmente, estou envolvida com o comitê do concurso de miss, que será realizado no Congresso Estadual que será realizado em março do próximo ano.

8 – Conte-nos um pouco da sua experiência de Filha de Jó participando como Membro de Maioridade e Membro do Conselho Guardião do seu bethel. 
 
Infelizmente ainda não sou parte do Conselho Guardião do meu Bethel. Porém, como Membro de Maioridade, tento estar sempre presente, ajudando no possível, orientando as meninas, aconselhando as mesmas. Sempre tive irmãs mais experientes como meus exemplos, traçando metas para mim mesma para ser como elas. Tento sempre mostrar com atitudes, com ações, o que é ser uma irmã de verdade. Fiquei um período afastada do dia-a-dia do meu bethel, mas agora, com os planos da Guardiã Talitha Bighi e do Guardião Associado, voltei a rotina. Junto com mais três irmãs (Juliana Maciel, Erica Monteiro e Cristiane Leocadio) montamos um seminário ritualístico, o primeiro em nosso bethel. Temos planos para a instalação da Colméia em nosso bethel, e também estou envolvida nesse projeto. 
 
9 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro? 
 
No Rio de Janeiro, estamos vivendo um momento único, especial. Os Bethéis estão cada vez mais unidos, criando e planejando ações que visam o crescimento da Ordem. Temos muito adultos que estão arregaçando as mangas, colocando-se ao lado das meninas, para ouvirem suas idéias, seus anseios, querendo ver a Ordem através dos olhos das meninas. Estamos cada vez mais nos abrindo para experiências de outros bethéis em outros estados. Tudo isso está produzindo uma motivação contagiante em todos. Vejo que no futuro serão colhidos os frutos que todos estão plantando hoje. Vejo uma Ordem mais concisa, maior (seja em número de membros, seja em número de bethéis), com mais qualidade.
Acredito que a Ordem irá cada vez mais se fortificar, crescer. Com as redes sociais, conseguimos estar em tempo real com outras irmãs ao redor do mundo, e isso é uma ferramenta que ainda estamos aprendendo a utilizar para o bem de nossa Ordem. Vejo cada vez mais o Brasil como um expoente, e percebo que, como sempre buscamos lá fora as nossas inspirações, hoje temos meninas de outros bethéis procurando entre as nossas irmãs formas de melhorarem seus bethéis.


10 – Recentemente você foi indicada a receber a Medalha Ordem do Mérito Paramaçônico- Nicola Aslam, pelo Grande Oriente Independente do Rio Janeiro, filiado a COMAB( Confederação Maçônica do Brasil), no dia 20 de Abril de 2012, em comemoração ao Dia Estadual das Filhas de Jó- 09 de Março, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de janeiro. Como foi recebeu a noticia que receberia essa homenagem e qual a mensagem que você deixa para as filhas de jó e membros da ordem. 
Eu não tinha idéia que receberia essa homenagem. Não sabia nem que existiria essa homenagem também para as filhas do Rio, achei que seria somente para as meninas indicadas dos outros estados. Quando escutei o Tio Sérgio falando meu nome, meu coração falhou uma batida. Foi emocionante ser reconhecida dessa forma pelos membros da Ordem em meu estado. Minha medalha, meu malhete e meu certificado estão em um lugar especial no meu quarto, são representações físicas do amor que eu tenho pela Ordem, e que é retribuído. 
A todos os membros da Filhas de Jó Internacional, deixo a mensagem de que o amor é o guia de tudo. Quando se ama o que faz, dedicação e comprometimento são conseqüências. Mesmo quando se erra, quando é por amor, se torna mais uma lição que aprendemos. E o amor contagia, se espalha. É a força mais poderosa que temos.
Agradeço primeiro ao Pai Celestial por ter me dado essa oportunidade. Agradeço imensamente à Tia Lígia, Tio Hermano e a Vânia, que confiaram no meu sonho de ser uma Filha de Jó. Tudo o que fiz, que conquistei até hoje como um membro da Ordem, agradeço imensamente a essas pessoas. Agradeço as minhas irmãs por tornarem os meus dias melhores, por serem o que me motiva a sempre querer o melhor para a Ordem, sejam elas do meu próprio bethel, sejam de lugares distantes que eu ainda não conheci. E finalmente, agradeço ao Tio Sérgio Antônio Misael, por ser o sopro de vitalidade e por não ter desistido de me trazer de volta, mesmo quando eu dizia que meu tempo como filha já havia passado.

3 comentários:

  1. Muito legal ver esse depoimento da Ludmila no blog! Me lembro da nossa primeira conversa do blog e sobre seu interesse em ser Filha de Jó e ao longo do tempo tive a honra de ver os progressos dela na Ordem e sou muito feliz de ver que ela se tornou uma referência!
    Hoje já como maçom, sempre procuro levar a mensagem na maçonaria que as organizações paramaçônicas são muito importantes na formação dos jovens e servem de base na preparação de melhores cidadãos na nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Sis, adorei essa entrevista com você!
    Conversamos pouco mas tenho um carinho e orgulho de ter irmãs como você! Parabéns! :)

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,