A Importância da Música em nossas reuniões


A Importância da Música em nossas reuniões 


Por Fabiana de Luna - PHR/MM 



“Quando um grupo de pessoas escuta o mesmo ritmo, as separações entre elas deixam de existir, e um sentimento de união se faz presente.” 

(Citação de: A música das esferas, artigo de Marcelo Gleiser) 



A música está presente na vida de todos, e tem um papel fundamental em todos os âmbitos: social, religioso, educacional, sentimental, e mesmo físico. Por definição, a música é a arte que usa o som como matéria prima, e é composta de três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo.

Fabiana de Luna
Falando bem tecnicamente, a música é composta de som, e o som é uma vibração mecânica, é físico, e tudo o que vibra, vibra em uma determinada frequência. A música é uma mistura de muitos sons, e portanto, muitas frequências, que chegam aos nossos ouvidos, se transformam em impulsos elétricos que são então levados ao nosso cérebro e nos permite reconhecer a mensagem. 


Mas por que falar disso tudo? 

Por ser um elemento físico, a música atinge não somente nossos ouvidos, mas também cada pedacinho de nosso corpo e de tudo o que está em nossa volta. Nós somos formados de matéria, e a matéria também tem vibração! 

Nosso corpo é formado por diversas camadas de matéria, e cada camada está diretamente ligada ao nosso corpo espiritual, nossa alma, nosso espírito, e todos juntos formam a pessoa que somos. 

Nossas vibrações mudam de acordo com os nossos sentimentos. Se estamos com raiva, medo, chateados, tristes, nosso corpo começa a vibrar numa frequência mais baixa, que nos deixam ainda mais tristes. 

Se estamos felizes, com paz no coração, sentimos amor, nosso corpo e espírito vibram em uma frequência mais elevada, e irradiamos esta energia para todos os que estão em nossa volta. 

Nós emanamos e recebemos energia o tempo todo, sejam elas boas, ou ruins, ou seja, em vibrações baixas, de frequências baixas, ou de altas. 



Mais uma vez, o que isso tem a ver com a música? 

Ora, se a música é composta de sons, que são vibrações mecâncias, e nos atinge por todos os lados de nosso corpo quando estamos expostos a ela, não estamos entrando em sintonia com esta frequência o tempo todo? Não podemos entrar na mesma sintonia da música que estamos escutando? 

E é aí que chegamos a um conceito muito interessante da música! A música fala diretamente ao inconsciente, criando ressonâncias emotivas que são únicas. Como podem os sons invocar emoções tão fortes, alegrias e tristezas, lembranças de momentos especiais ou dolorosos, paixões passadas e esperanças futuras, patriotismo, ódio, ternura? Quando se pensa que sons nada mais são que vibrações que se propagam pelo ar, o mistério aumenta ainda mais. 

Como tudo no mundo é formado de matéria, e toda matéria tem vibrações, todos estamos suscetíveis às diferentes vibrações que nos rodeiam, e a música é uma ferramenta que tanto pode nos ajudar, como pode nos fazer mal, dependendo de sua frequência... que estão em sua harmonia, sua melodia e ritmo! 



E qual é a importância disso tudo dentro do Bethel? 

Com esse conceito, podemos ver claramente a importância de escolhermos boas músicas para nossas reuniões. A Música tem o poder, através de sua composição, de ajudar ou acabar com uma reunião, mudando os ânimos, mexendo na nossa frequência vibratória mais íntima! 

Nosso Ritual é composto de diversas músicas com melodias, harmonias e ritmos apropriados, perfeitos para a execução dos trabalhos! 

Não é à toa que Mãe Mick trabalhou em nosso Ritual Musical de forma tão profunda. Ela cuidou para que sempre tivéssemos uma música apropriada para começar ou terminar uma atividade, sendo estas músicas cheias de simbolismo e significado para o momento, mesmo que fosse uma simples música de marcha. 

Cada música com seu significado, com um ritmo diferente, e com uma mensagem, que se adequa ao momento em questão e que, mesmo inconscientemente, nos guiam para a perfeição de nossos trabalhos! Não é à toa que nosso Ritual Musical deve ser seguido à risca, e não pode ser alterado! Cada música ali sugerida tem o seu papel específico, e mesmo que não a conheçamos, ou não saibamos a sua letra, ela foi divinamente inspirada para aquele momento!!! 

Todas as nossas músicas possuem um significado especial, e nos ajudam a entender melhor a nossa ritualística. 

Curiosamente a maioria de nossas músicas tem um fundo cristão, cantadas também nos cultos de diversas igrejas, e isso se deve ao fato de nossa fundadora ser uma pessoa extremamente religiosa, e bem conhecia os benefícios da música quando um grupo de pessoas está reunido. 

E nas Sessões Públicas, quando podemos mudar diversas músicas? 

Quando realizamos Sessões Públicas, podemos utilizar a maioria de nossas músicas Ritualísticas, salvo algumas que estão colocadas somente em momentos estritamente ritualísticos que não são divulgados em cerimônias Públicas. Mas também podemos utilizar outras músicas especiais, com a aprovação da Guardiã de Música ou da Guardiã do Bethel, caso a Guardiã de Música não esteja presente. 

Neste momento é que precisamos ter muito cuidado com as músicas que escolhemos, prestando atenção em todos os seus aspectos: 

- Evitar músicas muito lentas, para não provocar sono nos presentes; 

- Evitar músicas cantadas durante a apresentação de Cerimônias ou enquanto as pessoas estão falando; 

- Tomar cuidado com a letra que a música carrega, mesmo sendo tocada somente a parte instrumental, pois a música é um todo, e se a letra tiver alguma mensagem de agressividade, sexualidade, ou mesmo violência, sua melodia carregará estes aspectos involuntariamente, 

- Cuidar para que o ritmo da música seja apropriado para cada situação 

- Evitar músicas temas de filmes românticos, pois podem dispersar a atenção das pessoas, fazendo-as lembrar das cenas do filme, ou mesmo de um amor guardado no coração, tirando o foco da reunião; 

- Procurar escolher músicas instrumentais, clássicas, New Age, que despertem vivacidade, alegria, amor, e paz; 

- Ter sempre um arquivo de músicas apropriadas para diferentes ocasiões 

- E sempre pedir aprovação da pauta musical para a Guardiã de Música, que deverá estar sempre preparada para ajudar! 

Essas são apenas algumas dicas para fazer da parte instumental de nossas reuniões, uma ferramenta poderosíssima de harmonia, cuidando para que a reunião tenha boas resoluções e transcorra sem nenhuma interferência! 

Através da música, aprendemos. Através da música, oramos e adoramos a Deus. A música tem o poder de curar até doenças! Através dela nos encontramos com Deus e nos tornamos mais unidos como um grupo! 

Mas tudo isso, depende da música que escolhemos para preencher o espaço e os nossos corações em nossos Bethéis! 


8 comentários:

  1. Querida sobrinha Fabiana, boa tarde!
    Venho por meio deste parabenizá-la pelo excelente trabalho apresentado. Você foi de uma felicidade impar ao associar detalhes da física mecânica com a energia que flui durante as ritualísticas. Com suas palavras vc elucidou a importância da sobrinha musicista no contexto da harmonia dos trabalhos.
    Parabéns , que suas palavras sejam lidas e absorvidas por todas suas irmãs.

    Tio Saldanha
    Guardião Associado
    Bethel A.D.L.A. nº 19
    Campinas/SP

    ResponderExcluir
  2. Rimãaaa que lindo. Parabéns pelo "artigo", perfeito como sempre, assim como tudo que faz
    Saudade!! Te amo

    ResponderExcluir
  3. Querida Irmã Fabiana e minha filha n°4, você meu amor tão jovem surpreendendo com brilhante sabedoria.Parabéns Sucesso nesta sua nova missão, que as Filhas de Jó e futuras Estrelas do Oriente sigam este caminho com muita Luz.
    Beijokas Mil.

    Margarete B. Galeano
    DM.Capítulo Aldebaran n° 18

    ResponderExcluir
  4. Que lindo artigo irmã, adorei! mesmo nao sendo musicista levarei esses ensinamentos ao meu bethel.
    Parabéns mesmo.

    Tainá, Bethel Acácia amarela nº09 Juazeiro Bahia

    ResponderExcluir
  5. Que texto legal, irmã!

    Muito informativo! Acho que as músicas são fundamentais em nossa organização e esse texto explica direitinho o porquê!

    Parabéns pela pesquisa e por nos trazer essas informações!
    Beijos,

    Isabella Delmondes.
    HR do Bethel Jurisdicional da Bahia.
    Miss Jurisdicional da Bahia 2010/2011
    Guardiã Secretária do BJB
    PHR, MM do Bethel Liberdade de Salvaor, Ba.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, pelo belíssimo texto!
    Vc soube expor brilhantemente esse assunto!
    Peço permissão para fazer o uso deste texto no meu Bethel.

    Mhabell Lima costa
    2°P do bethel Jurisdicinal do Estado do Ceará
    Guardiã Secretária do Bethel 05 Princesas do Cariri, Crato-CE

    ResponderExcluir
  7. Fabi perfeito o texto, ate falei com a musicista do bethel levar pra proxima reuniao, acho muito importante que maior numero de meninas possivel conheçam um pouco mais sobre a importancia da escolha de cada musica usada em nossas reunioes.

    beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal! Fico feliz que tenham gostado do texto.
    Faz muito tempo que prometi postar algo sobre música, que é um assunto que eu adoro! Venho sempre lendo sobre o assunto, e finalmente escrevi o texto, tentando resumir os pontos principais a respeito desta temática. Se formos discutir, analisar, conversar, levaríamos horas e horas escrevendo muitas coisas! Este é apenas um resumo, mas acho que dá pra ter uma idéia da importância da música!
    Podem levar aos seus Bethéis, e se tiver algo mais em que eu possa ajudar, ficarei feliz =)

    Um beijo!
    Fabiana

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,