A história dos Hinos: Perto meu Deus de ti


MIJD Brianna Richards
durante a Suprema Sessão 2011
Perto meu Deus de ti

Nossa organização estimula jovens mulheres a serem inteligentes e a contribuírem para uma sociedade melhor. Por isso, nada mais apropriado do que a música utilizada no encerramento da maioria de nossas Cerimônias ter sido escrita por uma jovem mulher. 

Relatos afirmam que a banda a bordo do Titanic tocou “Perto meu Deus de Ti” enquanto o navio estava se afundando em 14 de Abril de 1912. Um sobrevivente do Titanic afirmou ter se sentido confortado pela canção.

Entretanto, historiadores nunca conseguiram provar a veracidade de tais depoimentos. Mas isso não importa. Mesmo assim, esse é um grande hino, escrito por Sarah Flower Adams. Ela nasceu em Harlow, Inglaterra, em 1805. Seu pai era um simples editor de jornal. Sarah cresceu gostando de holofotes.

Titanic
Demonstrou grande interesse pelo palco e sonhou em ser atriz. Em 1834, ela se casou com William Bridges Adams, engenheiro civil. O casal morou em Londres, onde Sarah pôde presenciar-se em ótimos teatros, chegando inclusive a cantar em um deles. Sua saúde frágil impediu a sua carreira de cantora.


Contudo, quando descobriu sobre sua má disposição, ela focou-se em seus dons literários. É dito que ela escrevia rapidamente, sob uma grande compulsão, e raramente os editores encontraram algo a alterar em seu trabalho. Entre suas composições podemos encontrar hinos de agradecimentos a Deus. Eliza, irmã de Sarah, presenteou-a com melodias para os seus hinos.

Um dia, em 1841, o pastor William Johnson fez uma visita a Sarah e comunicou que a igreja estava fazendo um livro de hinos e que ele queria incluir alguns dos hinos de sua autoria. Ele mencionou que estava frustrado, pois não havia encontrado um hino para tocar em sua Mensagem de Domingo, que era sobre a história de Jacó, em Gênesis 28:20-22, que diz: 

Sarah Flower Adams
“Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar nesse caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, então essa pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.”
  
Sarah ofereceu-se para escrever um hino baseado nesses versos. No resto da semana ela trabalhou em cima dessa passagem, visualizando Jacó dormindo, usando uma pedra como seu travesseiro e sonhando com uma escada para alcançar o céu. Já naquele domingo, a Igreja do pastor William Johnson cantou a música “Nearer my God to Thee”, cuja tradução é “Perto Meu Deus de Ti”. Sarah faleceu em 14 de Agosto de 1848, aos 43 anos.

Tradução: Larissa Nogueira Domingues, PHR do Bethel Princesa do Sul # 41 de Varginha-MG e Semíramis Dominghetti, PHR/MM Bethel Santa Rita # 11 de Santa Rita do Sapucaí-MG. 

Confira “Nearer my God to Thee”/"Perto Meu Deus de Ti” no filme Titanic: 





3 comentários:

  1. Olá, gostaria de acrescentar um estudo que fiz sobre esta música, baseado nesta história!

    Nota da Fabiana:
    Com este texto, minhas irmãs, começamos um trabalho de entendimento sobre a grandiosidade de nossa Ordem. Nenhum passo, nenhuma música e nenhum nó é dado dentro de nossa ritualística sem um belo e precioso significado.
    Com a lição desta música, a música da Cruz, percebemos também que estamos intimamente ligadas à maçonaria, que também usa a história do sonho de Jacob em seus ensinamentos, tanto que, em muitas lojas, se vocês repararem há uma escadinha pendurada no teto.... Quando depararem com alguma escadinha pintada, ou pendurada no teto.. irão lembrar de Jacob.
    Com esta história, vocês também aprenderam de onde vem o nome BETHEL, que chamamos de “Lugar Sagrado”, que foi como Jacob chamou a PEDRA onde dormiu e teve o sonho com uma mensagem de DEUS!

    ResponderExcluir
  2. amei saber mais detalhes sobre a criação da musica que faz parte de um dos momentos mais belos de nossa reuniao e como nada é por a caso toda escolha tem uma porque da mais singela musica escolhida por nós em nossas reunioes.

    ResponderExcluir
  3. Que liiiiiiiiiiiiiiiiindo post!

    Manu
    MM-CARUARU-PE

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,