Irmãs, caráter e solidariedade

Irmãs, caráter e solidariedade

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi fundada em 20 de outubro de 1920por Ethel T. Wead Mick em Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos.Desde então, o surgimento de Betheis (que significa lugar sagrado) vem aumentando cada dia mais. Hoje ela está presente em cinco países: EstadosUnidos, Canadá, Austrália, Filipinas e Brasil. Nossos princípios são fraternais,buscando um bom convívio entre os membros e a criação de cidadãs melhores.

Ajudar o próximo em um momento de necessidade é um de nossos objetivos. A Ordem é destinada a garotas entre 10 e 21 anos incompletos com parentesco maçônico. Todo o trabalho ritualístico foi cuidadosamente planejado,baseando-se no triângulo, nas três Filhas de Jó e no Livro Sagrado. Nossas sessões sempre tem a Bíblia aberta no capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jóe seu pai lhes deu herança entre seus irmãos".

Mãe Mick, como carinhosamente chamamos a fundadora de nossa Ordem,
sempre ouviu de sua mãe as belas lições encontradas no Livro de Jó. Com o objetivo de passar isto adiante, teve a iniciativa de criar uma instituição paramaçonica feminina voltada a garotas que estão em idade de amadurecimento, formação de caráter e noção de cidadania. Kézia, Jemima eKeren-Happouk são as referencias para o nome da Ordem, pois foram conhecidas no mundo todo como as mais justas de toda Terra.
As Filhas de Jó chegaram em nosso país no ano de 1992, quando o Tio Alberto Mansur, queem 1978 implantou a Ordem Demolay, teve a iniciativa e o empenho de trazê-la. O Bethel Mater do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro. Quando isso aconteceu, teve-se um grande empenho para traduzir o ritual, já que ele era em inglês. O nosso ritual original foi escrito pela Sra. Ethel Mick e diversas pessoas próximas. A veste utilizada pelos mebros do Bethel é branca, simbolizando a pureza.

Eu iniciei na Ordem no dia 24 de agosto de 2007, logo após completar 11 anos. Já na minha iniciação eu me encantei pelas Filhas de Jó. Esses quase quatro anos dentro do Bethel foram essenciais na minha vida e no meu amadurecimento. Eu sinto que cresci dentro da Ordem, formando um melhor caráter e despertando dentro de mim a necessidade de ajudar o próximo. Além de tudo isso, a minha entrada nesse universo me deu novas irmãs, que, com toda a certeza, levarei para a vida toda. Verdadeiros vínculos de amizade são criados dentro das Filhas de Jó.

Eu sei que se precisar de algo, terei uma família inteira me apoiando, me ajudando no que for preciso. Porque as Filhasde Jó são realmente a minha segunda família e eu não sei viver sem o meu Bethel. Portanto, a importância da Ordem é incontestável na família maçônica. Além de ajudar o próximo com atos de caridade e beneficência, ajuda na formação do caráter e da noção de cidadania das garotas que tem um parentesco maçônico.

Todos os mínimos detalhes presentes em nossa ritualística e vestimenta nos remetem a pensar, ajudando na formação de um pensamento critico e preparado para enfrentes os obstáculos da vida. Sem dúvida, eu e as minhas irmãs não nos vemos sem as Filhas de Jó. Nela formamos verdadeiras amizades que serão levadas para a vida toda. Essa é a minha Ordem, a sua importância na família maçônica e na minha vida.

Equipe BlogFDJBRASIL
Mande também o seu "Soltando a Voz" para contato.fdjbrasil@gmail.com

2 comentários:

Com amor de Jó,