Estudo da Constituição - Estatuto do Grande Conselho Guardião

ESTATUTO DE UM GRANDE CONSELHO GUARDIÃO
FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL



Quais são as penalidades aplicáveis pelo GCG?

Quando autorizado por um GCG, uma Grande Guardiã pode Impor as multas que sejam previstas por Lei; recolher as credenciais emitidas por ela; expulsar um membro do GCG e impor as mesmas penalidades impostas pelos membros Executivos de um CGB.


O GCG também tem fundo educacional e promocional?

Cada GCG deve criar um Fundo Educacional e adotar regras concernentes a empréstimos e/ou bolsas de estudo provenientes deste Fundo. Empréstimos e/ou bolsas de estudo devem ficar a critério do GCG e também deve criar um fundo promocional.


Como é tratada a questão da disciplina no GCG?

Qualquer Oficial do GCG pode ser intimado pelo SCG Executivo para comparecer em hora e local designados dentro de sua jurisdição, perante um Comitê nomeado pela Suprema Guardiã para este propósito, para apresentar as razões pelas quais ela/ele não deveria ser repreendido (a), destituído(a) do cargo, suspenso(a) ou expulso(a) da Ordem por violação das leis da Ordem, ou por conduta não condizente com a de um membro da Ordem. A intimação deve expor especificamente as acusações a que se refere. Na hora e local estabelecidos na intimação, o comitê nomeado para este propósito deve ouvir as evidências oferecidas contra e a favor do acusado, e deve fazer investigações acerca do fato e reportar suas descobertas ao SCG Executivo dentro de trinta (30) dias da data da audiência. Ao receber o relatório do referido comitê, o SCG Executivo deve determinar a culpa ou inocência do acusado. Se as acusações forem sustentadas, o SCG Executivo terá poder para repreender, destituir do cargo, suspender ou expulsar o Oficial do GCG em questão.

Grandes Guardiãs podem ser suspensas por justa causa pela Suprema Guardiã, mas devem ter o direito de apelar ao SCG Executivo.

E a destituição de cargos?

A Grande Guardiã deve ter o poder de destituir do cargo qualquer oficial de CGB por justa causa, insubordinação, má-conduta ou apropriação ilegal ou retenção de qualquer propriedade de um Bethel. A notificação de tal destituição dever ser feita por escrito, especificando a causa da destituição e fornecendo informação completa sobre a Lei de Apelações e Queixas. Isto não nega a qualquer destituído o direito de apelação.
Qualquer oficial, atual ou que já tenha deixado o cargo, ou membro Executivo de um CGB que perca sua regularidade por suspensão ou expulsão, deve automaticamente perder sua regularidade no GCG ou SCG até que seja reintegrado pelo GCG Executivo ou SCG Executivo.

Como funciona a Eleição no GCG?

Oficiais eletivos do GCG devem ser eleitos na Sessão Anual entre membros elegíveis presentes, a não ser que a ausência tenha sido inevitável. A eleição deve ser por votação sem indicação e a maioria de votos dos presentes e votantes deve eleger.
Membros do GCG devem ter direito a um (1) voto cada quando presentes em uma reunião especial ou na Sessão Anual.

E possível votar por procuração?

Nenhum membro pode votar por procuração exceto como segue:

1-      Uma procuração deve ser emitida a um membro Associado de um CGB para o cargo de GB ou de GAB, uma procuração deve ser emitida apenas se o Membro Associado, se mulher, tiver condição ou afiliação Maçônica para elegibilidade para ser nomeada como GB ou, se homem, for um Mestre Maçom, para quaisquer dos demais membros Executivos de um CGB, uma procuração pode ser emitida para qualquer Membro Associado do CGB.

2-      Uma procuração deve se limitar à Sessão Anual em particular para a qual foi emitida e deve estar devidamente certificada pelos membros Executivos do CGB.

3-      Ninguém deve ter procuração para mais de um (1) cargo ou ter direito a mais de um (1) voto.


Como é definida a gestão e a instalação de um CGC?

Todos os oficiais devem ser eleitos ou nomeados para uma gestão de um (1) ano, ou até o término da Sessão Anual seguinte, porém devem continuar a cumprir os deveres de seus cargos até que seus sucessores tenham sido instalados.

Ninguém deve ser instalado no cargo de Grande Guardiã, Grande Guardião Associado, Vice-Grande Guardiã, ViceGrande Guardião Associado se for um membro Executivo de um CGB.

Oficiais nomeados devem ser nomeados pela Grande Guardiã que estiver assumindo na Sessão Anual. Nomeados a trabalhar com as FDJ nos EUA, Canadá e Austrália devem constar na lista atual de AVC’s fornecida pelo(a) Gerente Executivo(a).


Link para download da Constituição - Clique Aqui
Estas informações podem ser encontradas nas páginas: 62 a 64
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma coisa que você acredita que precisávamos explicar?
Pergunta pra gente.


0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,