Estudo da Constituição - POP 10 SCG

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO
DO SUPREMO CONSELHO GUARDIÃO
FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL

PROTOCOLO DE BANDEIRA


Qual o número mínimo de bandeiras a serem dispostas em uma reunião de Bethel?

O número mínimo de bandeiras a serem dispostas em uma reunião de Bethel deve ser duas. Elas devem ser o Emblema Nacional do país anfitrião e a Bandeira do Bethel.

Quando Bandeiras de duas (2) ou mais nações estão dispostas, elas devem ser hasteadas em mastros separados, de mesma altura e devem ter aproximadamente o mesmo tamanho.

Quais são as preocupações que devem ser tomadas durante o protocolo?

Em nenhum momento deve ser permitido que a Bandeira toque o chão, o Altar, a Bíblia ou qualquer outro mobiliário. Outras Bandeiras (Maçônicas, Cristãs, etc.) podem ser dispostas como determinado pelas normas da jurisdição. Sua
colocação deve ser à esquerda da Segunda Princesa e à direita das bandeiras do Bethel e de Estado, Província ou Território. Todas as bandeiras devem ser apresentadas e dispostas seguindo o protocolo correto e o respeito devido ao seu significado. O Emblema Nacional do país anfitrião é apresentado pelo menos dois passos à frente das outras bandeiras.

Qual o protocolo para se carregar as Bandeiras?

Estados Unidos e Possessões – A Bandeira é carregada em um ângulo de sessenta (60) graus segurando a haste com a mão direita com o polegar apontando para cima em direção à Bandeira. A mão direita é colocada na haste na altura e no nível do ombro esquerdo, cotovelo relaxado. A mão esquerda segura a haste na altura da cintura, com a base da mão encostada no quadril esquerdo. Nunca se deve permitir que a Bandeira toque qualquer coisa abaixo dela. A águia no topo da haste deve estar voltada para a frente, inclusive quando colocada no porta bandeira no Oriente.

Canadá – A Bandeira é carregada segurando com a mão esquerda em volta da parte externa da haste, o polegar apontando para cima em direção à Bandeira, na altura do e contra o ombro direito. A mão direita fica na altura da cintura com a base da mão encostada no quadril direito. A haste é sempre carregada na posição vertical.

Austrália – Para reuniões das Filhas de Jó Internacional, o protocolo da bandeira para a Bandeira Australiana é muito similar a da bandeira dos EUA. A bandeira é carregada/segurada exatamente da mesma forma. Todos se levantam quando a bandeira entra na sala e ficam de pé com as mãos ao lado do corpo (não no coração). A Dirigente de Cerimônias não canta. Não há Juramento de Lealdade. A bandeira não é retirada em momento algum durante a cerimônia. A bandeira não deve ser decorada ou adicionada de algo de forma alguma – nenhuma franja ou decorações no suporte de bandeira ou no topo da haste.

Filipinas – A Bandeira é carregada em um ângulo de sessenta (60) graus segurando a haste com a mão direita com o polegar apontando para cima em direção à Bandeira. A mão direita é colocada na haste na altura do e no nível do ombro esquerdo, cotovelo relaxado. A mão esquerda segura a haste na altura da cintura, com a base da mão encostada no quadril esquerdo. (Como nos EUA). Todos se levantam quando a bandeira entra na sala e
ficam de pé com as mãos ao lado do corpo. Não há Juramento de Lealdade.

Brasil – A Bandeira Nacional deve ser a primeira a ser escoltada em todas as cerimônias, de acordo com o Ritual. Quando na Sala de Preparação, a Dirigente de Cerimônias segura e suspende a haste verticalmente, com sua mão direita ao nível do ombro, com a borda superior da bandeira presa pelo polegar direito. Então, segura a haste com a mão esquerda abaixo da mão direita, polegares ao longo da haste. Usando ambas as mãos, repousa a bandeira sobre o ombro direito, em um ângulo de quarenta e cinco graus, projetando o cotovelo esquerdo, mantendo-o paralelo ao solo. Após este movimento, o tecido, preso ao nível do peito, naturalmente cairá para o lado, cobrindo o braço direito, deixando a esfera azul celestial em evidência. Segura o tecido para não deixá-lo tocar o solo. Quando a oeste do Altar, a Dirigente de Cerimônias, usando ambas as mãos, move a bandeira para a posição vertical, suspensa na frente e ao centro do corpo, mantendo a mão esquerda na mesma posição, cotovelo esquerdo relaxado, mão direita ao nível do ombro. A Dirigente de Cerimônias solta a borda superior da bandeira mantendo os calcanhares juntos e olha para a frente. A parte inferior da haste nunca toca o solo. Para escoltar a bandeira ao Oriente, a Dirigente de Cerimônias procederá da mesma forma que fez na Sala de Preparação, lembrando-se de nunca deixar a haste ou o tecido tocar o solo.

Como deve ser feita a Escolta das Bandeiras?

O Emblema Nacional do país anfitrião deve ser apresentado primeiro, seguido por quaisquer outros em ordem de antiguidade (vide 10.4). Caso a Suprema Guardiã esteja presente, o Emblema Nacional de seu país, se for diferente do país anfitrião, deve ser apresentado em segundo lugar.
Após os Emblemas Nacionais, a bandeira do Estado, Província ou Território do Bethel anfitrião ser apresentada, deve ser a primeira. Bandeiras de outros Estados, Províncias ou Territórios podem ser apresentadas como apropriado. Ordem alfabética pode ser seguida.

A Bandeira do Bethel é apresentada como definido no Ritual.

E como funcionam as honrarias para as Bandeiras?

O Hino Nacional do país deve ser tocado depois que a bandeira for apresentada no ocidente do Altar. Cidadãos prestam respeito ao seu Emblema Nacional de acordo com costume de seu País. Aqueles que não são cidadãos do País cuja Bandeira está sendo apresentada ficam em posição de sentido com as mãos ao lado do corpo. A bandeira deve então ser escoltada ao Oriente. Após a colocação no Oriente, em países onde existe um Juramento de Lealdade, o juramento pode ser dado. Países que não possuam tal Juramento podem usar um juramento inspirador como determinado pelo governo da jurisdição. Os tributos podem ser feitos às bandeiras nacionais ou a outras bandeiras enquanto estiverem no Altar ou no Oriente durante recepções e instalações.

Como deve ser feita a exposição das bandeiras no Oriente?

Os apoios de mastros das bandeiras devem ser colocados no Oriente antes da reunião ou evento. Eles devem estar alinhados com a Honorável Rainha e as Princesas.
O apoio da Bandeira Nacional do país anfitrião deve ser o mais afastado à direita da Primeira Princesa, o  apoio da Bandeira do Bethel deve ser o mais afastado à esquerda da Segunda Princesa e outros apoios devem ser colocados e ocupados pela ordem de escolta das bandeiras.

Bandeiras Nacionais devem ser colocadas à direita da Primeira Princesa e todas as outras bandeiras devem ser colocadas à esquerda da Segunda Princesa, sendo a Bandeira do Bethel a mais afastada à esquerda.

Como deve ser feita a retirada do Emblema Nacional?

Em países onde o Emblema Nacional é normalmente retirado, somente a bandeira do País Anfitrião é retirada. A Dirigente de Cerimônias pode retirar a bandeira do oriente, carregando a bandeira como ela foi carregada na entrada e refazer seus passos para a Sala de Preparação para guarda provisória apropriada da bandeira.

Link para download da Constituição - Clique Aqui
Estas informações podem ser encontradas nas páginas: 43 e 44
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma coisa que você acredita que precisávamos explicar?
Pergunta pra gente.

Um comentário:

  1. olá! A bandeira nacional deve ser seguida por todos, no caso não pode dá as costas para a mesma, mas e a do bethel precisa ser seguida?

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,