O DESAFIO DE CONVIVER COM A DIFERENÇA



Será mesmo que o “ser diferente” é algo normal?

Na escola aprendemos que a seleção natural se baseia na escolha das características mais úteis e as diferenças surgem através de mutações para que possamos nos adaptar melhor ao mundo em que vivemos.

Ao viver em uma sociedade, as diferenças surgem da mesma maneira, precisamos ser diferentes.

Imagine só se vivêssemos em um mundo onde todas as pessoas fossem absolutamente iguais?

Teríamos os mesmos problemas, as mesmas perspectivas, os mesmos sonhos... Acho que viver não seria assim tão divertido sem a sua individualidade, não é mesmo?

Diariamente nos deparamos com pessoas de raça, religião, opinião, classe social, cultura, orientação sexual e uma série de outras características diferentes das nossas, as diferenças existem, é inevitável não conviver com elas, mas a pergunta que eu faço a mim e a você é ... Porque será que é tão difícil conviver com essas diferenças?

Ontem eu me deparei com uma frase de Walt Disney que dizia “Você pode criar, sonhar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é necessário ter pessoas para transformar o seu sonho em realidade”.  

Ao ler isso eu fiquei por horas ligando o significado da frase aos princípios da nossa ordem e cheguei à conclusão de que a esperança da construção de um mundo melhor pode estar em nossas mãos.
E convido a todos a terem a mesma reflexão, será que hoje dentro dos nossos bethéis, seja eu uma Filha de Jó ativa, um membro de maioridade, um membro do conselho ou até mesmo um pai e uma mãe.

Respondam mentalmente essas perguntas...

Eu sei lidar com as diferenças? Eu sei aceitar outra opinião? Sei reconhecer o trabalho das outras pessoas? Sei aceitar que nem tudo pode ser da maneira que eu quero sempre? Sei respeitar/aceitar uma religião diferente? Alguém com uma orientação sexual diferente? Eu trato da mesma forma alguém que tenha uma classe social diferente?

É certo que a convivência com as diferenças é uma tarefa árdua mas é uma necessidade humana.


Que tal fazer desse o nosso desafio diário para fazer desse um mundo melhor? 

Beatriz Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,