Estudo da Constituição - Estatuto Supremo Conselho

CONSTITUIÇÃO DA FILHAS DE JÓ INTERNACIONAL 


ESTATUTO SUPREMO CONSELHO GUARDIÃO



Quais os deveres e poderes do Supremo Conselho Guardião?

Adotar e fazer emendas às Constituições e Estatutos, fornecer direcionamento e orientações gerais nos assuntos que se referem a ordem, emitir cartas constitutivas, dispensas e atuar sobre todos os assuntos que surgirem em jurisdições onde não exista um GCG, votar as recomendações para o local da Sessão Anual, adotar e aprovar mudanças nas Regras e Regulamentos para o Supremo Bethel, o Concurso de Miss Filha de Jó Internacional; e Grau de Púrpura Real. Presentear com a jóia oficial de Past Suprema(o) Guardiã(o) a cada Suprema Guardiã e Supremo Guardião Associado que completar sua gestão no cargo.

Quais os deveres dos membros do Conselho Executivo?

Em conjunto com o Conselho de Curadores, aprovar o licenciamento de países e territórios para operarem sob o nome de Filhas de Jó Internacional.  Uma reunião do SCG Executivo pode ser convocada pela Suprema Guardiã, todos os membros devem receber um aviso por escrito desta reunião, com pelo menos trinta dias de antecedência.

E o que faz uma Suprema Guardiã?

Convoca e preside as reuniões especiais do SCG Executivo ou do SCG, servir como um membro do Conselho de Curadores, servir como um membro ex officio de todos os comitês com o direito de discutir e votar sobre todas as questões  (não inclui o Comitê de Apelações e Queixas), anunciar, o mais breve possível após o início da Sessão Anual, os nomes das pessoas substitutas nos Comitês Permanentes e em tantos outros comitês quanto forem necessários para a realização dos trabalhos durante a Sessão Anual, Nomear Deputados(as) e Deputados(as) Assistentes e Membros de todos os comitês e designar o presidente, reunir qualquer Bethel subordinado ao Supremo, qualquer GCG, ou o SCG com o propósito de esclarecer discussões, inspecionar os procedimentos ou exigir obediência à Constituição e Estatuto do SCG, suspender o funcionamento e/ou a Carta de qualquer CGJ e o funcionamento de qualquer Bethel subordinado ao Supremo por razões boas e suficientes, Suspender ou revogar a Carta de qualquer GCG por razões boas e suficientes, Emitir dispensas para formar novos Bethéis e dispensas especiais em jurisdições em que não exista um GCG, Servir como zeladora do Selo Oficial do SCG, Rever todas as requisições feitas por Bethéis, jurisdicionados a um Grande Conselho, Jurisdicional ou ao Supremo, reivindicando a permissão para se tornarem subordinados a outra jurisdição, instituir/reinstituir pessoalmente um novo Bethel subordinado ao Supremo, a menos que ela julgue apropriado delegar a um(a) Suprema(o) Deputada(o) para instituir/reinstituir em seu nome, Nomear oficiais inspetores para instituir, reinstituir e presidir cerimônia de entrega da Carta Constitutiva de um Bethel, visitar oficialmente todos os CGJs e Bethéis subordinados ao Supremo, exceto os Bethéis que tenham sido instituídos a menos de três meses do final de seu mandato, ) A Suprema Guardiã, ou seu representante, deve reunir-se com membros de um CGJ e revisar seu progresso em promover a Ordem na sua Jurisdição. Em cada Sessão Anual, a Suprema Guardiã deve apresentar um relatório escrito sobre a condição da Ordem. Ela também deve fazer recomendações que considerar necessárias para o bem da Ordem. Uma prestação de contas detalhada contendo despesas de transporte e alojamento deve ser incluída em seu relatório.

A orientação de uma Suprema Guardiã deve ser seguida sempre?

Decisões da Suprema Guardiã que não contrariem a lei existente terão efeito até a Sessão Anual seguinte. Tais decisões não se tornarão lei a menos que sejam apresentadas na forma de uma emenda e adotadas como prescrito na Constituição e Estatuto.

O que faz o Supremo Guardião Associado?

Auxiliar a Suprema Guardiã no cumprimento dos deveres de seu cargo, presidir as reuniões na ausência da Suprema Guardiã e da Vice-Suprema Guardiã, e em outras ocasiões em que for requisitado fazê-lo, aconselhar a Suprema Guardiã em todos os assuntos pertinentes a Ordem e aqueles que envolvem o relacionamento da Ordem com a Maçonaria, familiarizar-se profundamente com todas as leis pertinentes a Ordem, servir como um membro do Conselho de Curadores, Servir como um membro ex officio de todos os comitês com o direito de discutir e votar em todas as questões (não inclui o Comitê de Apelações e Queixas).

E os deveres da Vice Suprema Guardiã?
Auxiliar a Suprema Guardiã e assumir seus deveres durante sua indisponibilidade ou ausência dos Estados Unidos e Canadá, preparar Certificados de Nomeação, Aprovar o Manual e quaisquer emendas a ele adotadas por qualquer GCG antes que se tornem efetivos, aprovar o Código Uniforme para Bethéis, as Regras e Regulamentos para os Clubes de Mães, de Pais ou de Pais e Mães e quaisquer emendas feitas a ele, para Bethéis subordinados ao Supremo, quando recomendado pelo Comitê de Jurisprudência, antes que se tornem efetivos, entregar à sua sucessora todos os Estatutos de Bethel e GCG que estiverem em seu poder, Servir como um membro do Conselho de Curadores.

E os deveres do Vice Supremo Guardião?

Auxiliar o Supremo Guardião Associado e assumir seus deveres durante sua indisponibilidade ou ausência dos Estados Unidos e Canadá e Servir como um membro do Conselho de Curadores.


O que faz a Suprema Guia?

Levar assuntos ao SCG que possam promover a expansão e crescimento da Ordem. Na Sessão Anual, ela deve fazer um relatório detalhado de suas constatações ao(s) comitê(s) apropriado(s) para ação final, Submeter à Suprema Guardiã o nome de um(a) delegado(a) votante do SCG que servirá como Presidente do Comitê de Organização da Sessão quando ela for instalada como Suprema Guardiã.

E a Suprema Dirigente de cerimônias?

Auxiliar a Suprema Guia, apresentar Emblemas Nacionais na abertura da Sessão Anual, apresentar na Sessão Anual cerimônias patrióticas solicitadas pela Suprema Guardiã, dar sugestões e conselhos relativos a programas patrióticos especiais para Bethéis subordinados ao Supremo quando requisitado por eles e para GCGs quando requisitado pela Grande Guardiã, Cumprir outros deveres que venham a ser designados a ela pela Suprema Guardiã.

E os Supremos Guardas Interno e Externo?

Guardar as portas da sala do SCG, assegurar que o SCG não seja interrompido indevidamente quando em sessão, auxiliar a Suprema Dirigente de Cerimônias com a Cerimônia da Bandeira, Cumprir outros deveres que venham a ser designados a eles pela Suprema Guardiã, contactar e manter contato com os Oficiais e membros de Fraternidades Maçônicas e suas organizações relacionadas e empenhar-se para interessá-los em organizar um bethel, educar outras organizações maçônicas sobre as Filhas de Jó, proteger o interesse da Ordem.

Qual o dever da (o) Suprema (o) Capelã(o)

Preparar e apresentar ao SCG uma cerimônia de necrologia adequada para membros falecidos do SCG, CGJs, CGBs e membros de Bethel subordinados ao Supremo, entrar em contato com Grandes Secretárias(os), Secretárias(os) Jurisdicionais e Guardiãs(ões) Secretárias(os) de Bethéis subordinados ao Supremo para obter estas informações.



Link para download da Constituição - Clique Aqui

Estas informações podem ser encontradas nas páginas: 9 a 12
Ficou alguma dúvida? Faltou alguma coisa que você acredita que precisávamos explicar?
Pergunta pra gente.

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,