EU ESCOLHO SER A PALAVRA....



Vamos imaginar que Mãe Mick teria um dia de vida e hoje ela está aqui conosco. Ela conheceu cada Bethel e cada Filha de Jó do Brasil. Ela teve uma ideia brilhante em que cada um ganharia uma palavra (ou várias). Talvez você não vai gostar da sua palavra, talvez você vai amá-la. Não fui eu nem Mãe Mick quem escolheu esta palavra para você, muito pelo contrário. Você escolheu SER essa palavra. Abra seu coração para recebê-la e reflita quem você é dentro do Bethel...

A você, Irmã, que tem se empenhado pelo Bem do Bethel e a tudo que diz respeito à Ordem, não importa o que as pessoas pensem sobre você, sua palavra é AMOR.

A você, Tia e Tio do Conselho Guardião, que fez tudo do possível e impossível para fazer o bem às Filhas, sem exigir que fosse tratada como superior a elas, sua palavra é ALTRUÍSMO.

A você, Tia e Tio do Conselho Guardião, que tem tratado as meninas como inferiores, como verdadeiras "pau mandado" da sua "importantíssima" autoridade, sua palavra é VAIDADE.

A você, Irmã recém-iniciada, Broto de Promessa, que tanto sonha com essa Ordem, que se encantou com as lições que foram ensinadas para você e que está amando observar tudo no Coral, que se empenha para dar o seu melhor nas substituições, sua palavra é ESPERANÇA.

A você, que ama o Bethel sem se importar com os títulos, sua palavra é HUMILDADE.

A você, Tios do Conselho, que acreditam que o Conselho é absolutamente tudo dentro do Bethel, sua palavra é IGNORÂNCIA. Se quiserem mesmo que tudo gire em torno do Conselho, que fundem uma Ordem chamada Conselho de Jó.

A você, Irmã, que se afastou do Bethel porque não aguenta ver tanta sujeira e injustiça, sua palavra é DECEPÇÃO. Que essa angústia possa se tornar algo para ajudar suas próprias Irmãs. Elas precisam de você.

A você, Membro de Maioridade, que sente que pode ajudar suas Irmãs ativas, sua palavra é a nossa GRATIDÃO. Não deixem que outras pessoas digam o que a nossa Ordem deve representar em nossos corações.

A você, Irmã, que fez campanha para ser eleita, espalhou boatos para que entrasse na diretoria e mais uma vez fingiu que nada aconteceu, sua palavra é MENTIRA.

A você, do Conselho, que falou mal das Filhas nas costas dela, que proferiu palavras pesadas e injustas sobre meninas que estão ali para aprender, suas palavras são DESGOSTO e VERGONHA.

A você, que sempre ajudou no crescimento da Ordem, que levou as palavras aprendidas dentro do Bethel e fez a diferença no mundo aqui de fora, sua palavra é COMPAIXÃO.

A você, Irmã da Diretoria, que foi digna da confiança do cargo a você confiado, que se empenha em ajudar suas Irmãs e fazer o melhor por elas, sua palavra é RESPONSABILIDADE.

A você, Filha de Jó, que diz amar a Ordem mas apunhalou pelas costas uma irmã para se sair melhor, sua palavra é HIPOCRISIA.

A você, do Conselho Guardião, que diz querer dialogar para ajudar as meninas mas não aceita críticas direcionada a vocês, por mais positivas que sejam, sua palavra é ARROGÂNCIA.

A você que humilhou publicamente uma menina por ela ter o direito de expressar sua opinião, que a tratou mal por não dizer exatamente o que a sua vaidade intocável quer ouvir, sua palavra é RETROCESSO.

A você, que tentou ajudar sua Irmã e não perdeu a oportunidade de dar as mãos a ela, independente de quem veria, sua palavra é IGUALDADE.

A você, que não permitiu que alguém do Conselho agisse de maneira injusta, que prezou pela honra das suas Irmãs, sua palavra é RESPEITO.

A você, do Conselho Guardião, que se empenha para incentivar as meninas, que as amam como verdadeiras filhas e as apoiam, mesmo que elas errem (pois acredita que todas aprendem com erros e acertos), sua palavra é SABEDORIA.

A você, Irmã, que foi punida sem saber os motivos e sem o menor diálogo, sua palavra é DEFESA. O Supremo Conselho/Grande Conselho Guardião pode garantir os seus direitos, mande uma cartinha para eles.

A você, Tia do Conselho e mãe de uma Filha de Jó, que acha que ela é melhor que as outras Irmãs e está ali só para benefeciá-la perante as outras, você é a PARCIALIDADE.

A você, Filha de Jó, que foi coagida e manipulada para denunciar as coisas que acontecem no quartinho e entre as Irmãs, para que o Conselho se sinta "poderoso", sua palavra é VÍTIMA e TRAIÇÃO. A você, Tia ou Tio Guardião, que pediu que a menina fizesse isso, sua palavra é IMATURIDADE.

A você, Honorável Rainha ou PHR que foi obrigada a ouvir coisas horríveis sem direito de se defender, você que foi tratada da pior maneira possível por aqueles que se sentem superiores, que não pôde realizar seus sonhos pelo Bethel porque certos adultos não deixam você agir como líder escolhida pelas suas Irmãs, que em você confiaram e por elas é quem você pensa em primeiro lugar, sua palavra é PIEDADE.

A você, Irmã, que foi perseguida, humilhada pelos Tios do Conselho Guardião, que foi tratada com hostilidade por olhar primeiro as suas irmãs em vez de atender à arrogância de pessoas tóxicas, sua palavra é RESISTÊNCIA.

A você, que ainda acredita que podemos juntas mudar essa realidade, que acredita que a Ordem há de ser bela e justa, que incentive jovens moças a serem puras e virtuosas, que acredita na Irmandade, a sua palavra é UNIÃO.

Mãe Mick te deu aquilo que você é dentro da Ordem. E então, você gostou das suas palavras ou prefere fingir que não é com você? Que a suas palavras possam sempre incentivá-la a mudar a realidade, seja ela qual você escolheu fazer parte...

Autor(a) Desconhecido (a)

4 comentários:

  1. O objetivo do texto é excelente, eu gostei muito, só não gostei das palavras direcionadas aos Conselhos, quase todas ruins. Essa rivalidade FDJ x CGB não agrega, não é positiva. Eu sou FDJ MM, faço parte do Conselho, não incorpóreo as palavras ruins, mas minha vivência no meu Bethel me falam de um Conselho que se dedica, apóia e ajuda. BeiJós

    ResponderExcluir
  2. O objetivo do texto é excelente, eu gostei muito, só não gostei das palavras direcionadas aos Conselhos, quase todas ruins. Essa rivalidade FDJ x CGB não agrega, não é positiva. Eu sou FDJ MM, faço parte do Conselho, não incorpóreo as palavras ruins, mas minha vivência no meu Bethel me falam de um Conselho que se dedica, apóia e ajuda. BeiJós

    ResponderExcluir

  3. Nota: Só queríamos lembrar que apesar do CGB ter ficado apenas com palavras negativas e pouco pesadas, nós sabemos que não podemos generalizar. Todos nós cometemos erros e acertos, tanto as filhas de jó como os adultos.

    ResponderExcluir
  4. Que a carapuça sirva para cada um, se o CGB não age da forma como no texto esse texto não é pra vcs, sim pra quem age dessa forma

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,