DIA DO VOLUNTARIO, "SEJA A MUDANÇA QUE DESEJA NO MUNDO"



“Seja a mudança que deseja no mundo”, atribuída à Mahātmā Gandhi, quantas vezes já ouvimos essa frase?

Além de ouvir, ler ou compartilhar, o importante é agir. Seja através de pequenos atos em nosso dia a dia ou grandes trabalhos… voluntários.

Hoje, 28 de Agosto é o Dia Nacional do Voluntário - aquele que faz sem imposição, espontaneamente, com vontade (segundo o Michaelis). Mas mais do que alguém que faça sem “obrigação”, o voluntário é aquele que faz com o coração


Nas Filhas de Jó Internacional procuramos ser voluntárias em nossas filantropias - buscando encontrar o sorriso do próximo; em nossas boas ações diárias - quando realizamos de coração sem esperar nada em troca; em nossos planejamentos de como podemos ajudar nossa sociedade.

Segundo as Nações Unidas, voluntário é “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seus espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Assim, podemos formar a nossa descrição “agentes de transformação que prestam serviços (não remunerados) em benefício da sociedade, doando seu tempo e conhecimentos, através de um impulso solidário, procurando atender às necessidades do próximo ou de uma causa, através de motivações próprias - religiosa, cultural, filosófica, política, emocional”.

“O trabalho voluntário deve ser exercido com os mesmo cuidados, carinho e responsabilidade que qualquer outro trabalho”. (a.d.)

Para ser voluntário, o mais importante é querer ser um, esse é o primeiro passo, mas podemos destacar algumas outras características interessantes: altruísmo, solidariedade, compromisso, pró-atividade (iniciativa), motivação, empatia, adaptação, tolerância, trabalho em equipe e respeito.

“Se nós, pessoas de bem, duplicarmos nossos esforços apenas algumas vezes, nós poderemos mudar o mundo.” (Philip Wollen)

Sendo voluntário ajudamos o próximo, seja em um asilo, creche, orfanato, hospital, lar de animais, ongs de animais, ongs ou eventos esportivos. Há várias maneiras de ajudar, inclusive, de dentro de casa, da telinha do seu computador, você pode ajudar de alguma maneira. E além dessa ajuda ao outro, há também a transformação e o crescimento do próprio voluntário.


Então, aproveite todas as oportunidades que a Ordem nos proporciona de ser voluntário e quando sobrar mais um tempinho, ajude por você mesmo, encontre uma instituição, uma causa, um evento no qual você acredita, arregasse as mangas e mãos a obra!

ps. aqui dois sites que podem ajudar a encontrar instituições que buscam voluntários pertinho de você: http://www.voluntariosonline.org.br/ e https://portaldovoluntario.v2v.net/

Laura Dozza Reis - PP e MM

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,