PRIMAVERA & MITOLOGIA GREGA

Deméter, Mãe da Terra, Deusa da Colheita


A chegada da Primavera sempre traz muita alegria para todos. Que tal conhecermos uma História de Primavera?

Na mitologia grega, duas personagens são peças chaves da Estação das Flores: Deméter e sua filha Perséfone.

Perséfone
no Tarot Mitológico
Existem muitas maneiras e versões dessa história... E vou compartilhar com vocês a minha...

Deméter era a Mãe da Terra... Deusa da Colheita, era a ela que todos recorriam para tratar sobre o cultivo, prosperidade, fertilidade... Antigamente, as pessoas dependiam muito, mas muito mesmo que as plantações (e colheitas) dessem certo, pois isso significava viver ou morrer nos próximos meses. Então Deméter era uma deusa muito requisitada.

Deméter tinha uma filha, a jovem Perséfone, muito sapeca e feliz que adorava saltitar por entre os campos. Perséfone era tão sapeca que vivia se enfiando em tudo que era canto – muito curiosa a bichinha! Até que um dia ela descobriu uma caverna esquisita... 


Lá ela conheceu Hades, o Senhor do Submundo. Hades era um gato! E muito, muito charmoso com aquele semblante misterioso, sombrio... O fato dele ser o “Senhor do Submundo” nem espantou Perséfone. Na verdade, pra ela isso era até um charme. E dito e feito: ambos acabaram se apaixonando um pelo outro.

Dizem que Hades raptou Perséfone e a levou pro Submundo. Outros contam que, na verdade, Perséfone, aquela levada, quem convenceu o responsável Hades a levá-la para lá. O fato é que Perséfone desceu as escadas até esse reino sombrio, tornando-se sua Rainha.
Na Pintura de Peséfone sendo raptada por Hades

Imagem só que Deméter ficou fula da vida. Como assim a filha dela vai pro Submundo? Sem mais nem menos? Passado a raiva, Deméter ficou desolada, e chorava sem parar... Hades, que só tinha cara de mau, fez um acordo com ela: Perséfone passaria uns meses com ele e uns meses com a mãe. Tranquilo, né?

Então... No inverno ( quanto tudo está bem frio, gelado) é quando Deméter “chora” pela ausência de Perséfone, e na Primavera, ela finalmente “surge” na terra para passar um tempo com a mãe. De tão feliz, Deméter inunda os campos com as mais belas flores; uma forma de dar as boas vindas à sua filha querida.

Claro que esse é apenas um modo muito simples de contar esse mito! O Mito de Perséfone tem muito mais a ser analisado... Por hora, vamos ficar felizes por essa história de amor ter tido um final feliz e nos inspirar nas flores da Primavera!
Por Semíramis Dominghetti

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,