CURIOSIDADES SOBRE A HISTORIA DO NATAL - PARTE 2

A maioria das versões sobre a procedência da árvore de Natal indica a Alemanha como seu país de origem. A mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero. Ele montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar às crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo. 
Outra versão atribui a criação ao anglo-saxão Vilfrido. Ele teria ido pregar o cristianismo na Alemanha e teria usado a figura triangular de um pinheiro para explicar a Santíssima Trindade. A partir de então, a árvore passou a ser reverenciada como uma planta divina. 
A tradição de relacionar árvores a divindidades vem da mitologia grega. As plantas, para o gregos, intermediavam o céu e a terra e simbolizavam a evolução e a elevação do homem. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida. 
Já na Roma antiga, existia o costume de pendurar máscaras de Baco em pinheiros para comemorar uma festa chamada de Saturnália, que coincidia com o nosso Natal. Na Europa, durante o século 12, havia a tradição de pendurar um pinheiro no teto das casas, de ponta-cabeça, como símbolo da fé cristã.

Foram os ingleses quem popularizaram a árvore de Natal. Eles tomaram contato com a tradição por volta de 1850. Quando o príncipe Albert se casou com a rainha Vitória, ela começou a montar árvores majestosas em sua residência de férias na ilha de Wight. A população passou a imitá-los.

Natal é uma festa cristã, sendo encarado de forma diferente por outras religiões. Os hinduístas reconhecem Cristo como um avatar (encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas). O dia 25 de dezembro é reservado à comemoração da Festa das Luzes pois, neste dia, o nascimento da luz venceu a escuridão.
 
Para os muçulmanos, Cristo é uma espécie de profeta, mas os fieis não possuem uma data especial para comemorar seu nascimento. As duas principais festas da religião são a Eid el-Fitr, celebração do desjejum realizada após o Ramadã, e o Eid el-Adha, que marca o encerramento da peregrinação a Meca.
 

Os judeus não reconhecem Jesus Cristo como Filho de Deus e, portanto, não comemoram seu nascimento. No período do Natal, eles realizam o Chanuká, ou a Festa das Luzes. Ela relembra a reinauguração do Grande Templo de Jerusalém, reconquistado pelos judeus após 3 anos de guerras.
 

Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.
 

Em algumas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, existe um forte sincretismo religioso, que associa figuras cristãs às suas entidades, como o caso de São Jorge (Ogum). Esta religião associa Cristo a Oxalá, maior de todos os Orixás. No dia 25 de dezembro, os umbandistas agradecem à entidade. 
Fonte:

Related Posts:

  • LISTA DAS IRMÃS BRASILEIRAS AGRACIADAS COM O GRAU PURPURA REAL Resolvemos reunir todas as irmãs que foram agraciadas com o Grau Púrpura Real  seja pelo Supremo Conselho Guardião ou Grande Conselho Guardião de sua jurisdição em uma lista só para que todos tenham conhecimento.1999 … Read More
  • CONHECENDO UM POUCO SOBRE "CHAPTER SWEETHEART" ATRAVÉS DA NOSSA IRMÃ CAITLYN WASHINGTON Foto oficial como Sweetheart Estadual Há pouco tempo aqui no blog falamos sobre Bethel Beau, um Demolay que se interage com as Filhas de um Bethel ou Jurisdição e que desenvolve alguns trabalhos com elas. Por cont… Read More
  • CONSELHO DE CURADORES Oficiais do Supremo Conselho 2015-2106 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE … Read More
  • SUPREMO BETHEL Oi meninaaas! Todos os anos no mês de agosto os nossos olhos se voltam para o evento mais importante da nossa Ordem, a Suprema Sessão. E com ela sempre surgem várias dúvidas. Nesse post vamos falar sobre a ocupação d… Read More
  • Você conhece?A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização Paramaçônica dedicada à edificação do caráter de adolescentes (não é obrigatório ter parentesco maçônico) com idade entre 11 a 20 anos.  Tem como preceit… Read More

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,