Um toque, um drible!


Após o Outubro Rosa, mês voltado a prevenção de câncer de mama, entra um novo mês e com uma nova proposta. O Novembro Azul foi criado com o intuito de alertar e prevenir o câncer de próstata.
As mulheres são conhecidas por suas consultas ginecológicas rotineiras e por uma maior preocupação com a saúde, sempre procurando seu médico quando algo é sentido. Os homens, por sua vez, são sempre lembrados por menor interesse em procurar seu médico ao notar alguma alteração da saúde. Muitas vezes não é falta de interesse, mas vergonha, principalmente quando se trata do câncer de próstata!
O câncer de próstata é considerado o segundo câncer mais encontrado nos homens, não ultrapassando o câncer de pele.  É considerado uma doença de idosos por acometer principalmente homens acima de 60 anos. Mas, nunca pense que por ser jovem você está isento de ter este câncer!! Quando é diagnosticado no início de seu desenvolvimento, tem chances de 90% de cura. No ano passado, em 2012, foram registrados 60 mil novos casos do câncer (INCA).
Logo da campanha.
"Um toque, um drible" - tema da campanha.

Ainda neste mês, no dia 17, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Em alusão ao mês, alguns monumentos e prédios foram iluminados com luz azul, como forma de reforçar a campanha.
O câncer de próstata muitas vezes é assintomático no início de seu desenvolvimento. Após algum tempo, dependendo do tamanho e do local da próstata que o mesmo acomete, pode levar a sintomas urinários, como dificuldade de urinar e demora para iniciar a urinar... Com o avanço do câncer o paciente pode notar emagrecimento, problemas urinários, infecções e até mesmo uma função dos rins diminuída.
Após identificado o possível câncer, através de exames de imagens do te dos sintomas do paciente e, o diagnóstico deve ser firmado após realização da biópsia.  O tratamento pode ser feito de várias formas, devendo ser uma decisão do médico com o paciente, levando em conta toda a história do paciente e câncer.
Tanto para prevenção, quanto para diagnóstico e acompanhamento do paciente, devem ser realizados o toque retal e o exame de sangue chamado PSA. Muitos homens realizam o PSA, mas ele não é um exame específico para detectar câncer, estando alterado quando há doenças benignas da próstata. A resistência dos homens em realizar o toque, por preconceito, pode ser uma das causas de atraso de diagnósticos malignos e benignos.
Conscientize seu pai, avô, tios, irmãos... Prevenir é sempre melhor que tratar, e essa prevenção é fácil e acessível a todos!!

Amanda Longo Pizzolatti

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,