Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde faz uma campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.
O movimento popular Outubro Rosa é Internacional, surgiu nos Estados Unidos, desde meados dos anos 90. Desde essa época, nos EUA, já realizava-se a conscientização através do uso do laço rosa, de movimentos como desfiles e corridas e através da iluminação de locais públicos. Esse nome advém do mês escolhido para as campanhas e da cor dos laços usados desde o princípio. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame das mamas e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil. Por causa da seriedade o assunto está sendo tratado também na novela "Amor à Vida" da Rede Globo. O drama da personagem Silvia, interpretada pela atriz Carol Castro, mostra bem a realidade de algumas mulheres.
A doença não tem idade para aparecer e não atinge apenas quem tem casos na família. Continua, sim, mais presente nas mulheres acima dos 40 anos, mas um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta do exame precoce. Por isso, os cuidados são primordiais para a vida.
É importante lembrar que o autoexame das mamas não substitui a mamografia, pois nós, pacientes, não estamos treinadas a realizar o exame e temos menor sensibilidade táctil, além de que muitos nódulos podem passar despercebidos por estarem em locais nos quais a palpação não alcança e/ou por seu pequeno tamanho. Portanto se você tem o costume de realizar o autoexame e não nota alteração, você deve passar pela avaliação do seu ginecologista ou mastologista, mesmo assim. Vale lembrar que mulheres jovens também devem estar atentas às alterações na mamas, pois, apesar do câncer de mama ser mais comum em mulheres acima de 40 anos, ele também pode ser visto nas jovens. Procure saber se há alguém de sua família que tem/teve câncer de mama, ele é um fator importante na pesquisa precoce e mais cuidadosa.
Caso você note alguma alteração no autoexame, lembre-se: nem todo nódulo é maligno. Há diversos tipos de nódulo benignos, estes devendo ser acompanhados, e muitas vezes não sendo necessária a retirada. Por todos esses motivos é importante a avaliação com seu médico.
A mamografia, o exame usado para fazer a prevenção do câncer de mama, é um exame de fácil acesso. Portanto, solicite ao seu médico a partir dos seus 40 anos. A mamografia é disponibilizada pelo SUS!
Curiosidade: Homens também estão sujeitos a ter esse tipo de câncer!!
Amanda L. Pizzolatti
Lorena Araújo
0 comentários:
Postar um comentário
Com amor de Jó,