ORIGEM DO ESTANDARTE - PARTE 1


Estandante Nacional de Portugal

Um estandarte é um tipo de bandeira, ricamente bordada, às vezes em fios de ouro, e que não se prestam a ser hasteadas. e sim levadas pela tropa, como "guias", utilizada por diversas instituições. O termo "estandarte" é aplicado a vários tipos de bandeiras diferentes: bandeiras militares, bandeiras de corporações ou comunidades religiosas, bandeiras distintivas de chefes de estado ou de pessoas de famílias reais. Ocasionalmente o termo é usado como significando uma bandeira em geral.


Âmbito marítimo

Estandarte Real de Portugal

Estandarte Real ou Presidencial é a bandeira distintiva de um chefe de estado que é arvorada no mastro principal de um navio, quando da sua presença a bordo. O protocolo de alguns países faz com que o estandarte do chefe de estado possa ser arvorado na haste da popa de um navio, em substituição da bandeira nacional.






Âmbito religioso e civil


Estandarte é um tipo de bandeira utilizada pelas comunidades religiosas e confrarias, consistindo num tecido quadrado, rectangular, eventualmente farpado, com duas ou mais pontas, no qual está pintada a imagem ou emblema de sua comunidade ou confraria (normalmente a imagem de um santo ou da Virgem). Os estandartes religiosos são suportados por uma vara horizontal, que forma uma cruz com a haste.



Estandarte é também a denominação das bandeiras de desfile dos municípios, freguesias e de outras corporações portuguesas. Os estandartes têm as mesmas cores e desenho das bandeiras de hastear, mas são de formato quadrado em vez de rectangular.


Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,