PROMOÇÃO MISS FILHA DE JÓ JURASSICA - 3º LUGAR


1 - Fale seu nome, idade, Bethel de origem, data de iniciação e um pouquinho sobre você (sua profissão, o que gosta de fazer...):
 
Meu Nome é Joana Figueiredo da Mata, na Ordem mais conhecida como Juba. Tenho 26 anos.
Iniciei no bethel Mensageira da Harmonia #01 - Acre no dia 07/07/07 inesquecível e bem singular essa data hein!! rs
Sou Bióloga e atualmente professora de biologia. Adoro estar entre amigos, fazer novas amizades (isso é comigo mesma rsrs) ler, ver séries, novelas coreanas, ouvir música, estudar... 
2 - Qual a sua primeira lembrança das Filhas de Jó? Você se lembra da primeira vez em que ouviu essa palavra?

Nasci no interior então, minhas amigas (primas, meio irmãs) que eram FDJ comentavam comigo nas férias quando nos encontrávamos, mas a primeira vez que vi a Ordem foi na minha cidade quando elas foram fazer uma apresentação pública para divulgar a mesma. Achei tão lindo que minha vontade em ser uma delas só aumentou a partir desse dia. Tinha esperanças de a Ordem vir a minha cidade natal, Brasiléia (famosa agora por abrigar os haitianos rsrs) mas ela nunca veio. Só iniciei anos após me mudar pra Rio Branco, e olha que quase não deu tempo, surgiram problemas internos no bethel na época, que o adormeceram por dois anos. Mas, era o destino... Consegui!!! E agradeço demais a tia Guardiã na época que ajudou e me fez realizar esse sonho! ^^ 

3 - Qual a sua relação atual com a Ordem? (Faz parte de Conselho Guardião, auxiliar como Membro de Maioridade...)

Atualmente sou Guardiã Diretora de Épocas ajudando as mais novinhas com os ensinamentos da Ordem e ritualística.

4 - Você ficou em 3º lugar na promoção por falar de seu estado natal, o Acre. Muitos Bethéis sofriam muito ( e ainda sofrem) com a distância geográfica um dos outros. Você acha que a Ordem ou as Filhas de Jó mudaram muito da sua época de ativa para os dias de hoje? Se sim, quais seriam essas mudanças? 


 Acho que a mudança anda de mãos dadas com o tempo, e entre a minha época e hoje elas são evidentes, tanto no campo positivo como no negativo. Por ser o único bethel do Acre, antes não tínhamos tanto contato com muitas irmãs, mesmo da nossa região, hoje vejo isso bem mais presente com a chegada da revolução das redes sociais que uniram e incentivaram mais encontros e mais proximidade com os membros da Ordem como um todo, e hoje a distância geográfica não é mais um obstáculo e empecilho para nossa expansão e interação social.

5 - Se você pudesse voltar no tempo e reviver uma situação ou momento na Ordem. Qual seria e por quê?

Um momento que eu voltaria certamente seria o dia da minha posse como HR, ver meu pai cheio de orgulho e alegria não teve preço, eu estava mais feliz ao vê-lo na reunião (por conta das dificuldades da doença não frequentava nem a maçonaria nem as reuniões das Filhas de Jó) do que por mim mesma.

6 - Como a Joana, Filha de Jó ativa, via o concurso de Miss Filha de Jó e como a Joana "Jurássica" vê o concurso hoje?

O concurso de Miss Filha de Jó na nossa época era um tabu, uma coisa muito distante da nossa realidade. Lembro muito bem de uma irmã da minha época, hoje MM também dizendo: - Nossa meu sonho é ser Miss FDJ Internacional, tão lindo não é?! Ou seja, uma coisa inalcançável. Já nos dias atuais, com todas essa conquista da era globalizada das Filhas de Jó, Membros do nosso bethel podem sim, basta querer ser uma Miss do próprio Bethel, do Estado, da Região, a nível internacional enfim, onde nossas condições nos permitir chegar!!

7 - Qual o aprendizado na Ordem que você mais utiliza hoje, na sua vida adulta?

Sou outra Joana hoje, aprendi tantas coisas que SÓ me fizeram melhor. Tenho um não, dois ensinamentos que faço questão de nunca esquecer: "Irradiai a luz que recebeste" e "Faça o seu melhor sem esperar nada em troca".

8- Muitas meninas “temem” a Maioridade, “deixar a veste” e tudo mais. Qual a sua mensagem a esses coraçõezinhos aflitos?

Entreguei o cargo, e comecei a ocupar meu lugar de MM dentro do bethel. Pensei que ia ser a pior coisa. Até hoje sinto uma saudade absurda da veste, dos trabalhos de solo, respondendo esses questionamentos então, vendo fotos de tempos mais que felizes, NOSSA, seguuuura coração!!! Porém, vejo hoje que cada fase tem sua beleza e importância, pois eu, ao contrário de muitas MMs, ADORO ser chamada de tia Juba, pelas novinhas, acredita? rsrs Mas eu entendo MUITO BEM como você com 20 anos se sente, ao ser chamada de tia por uma menina de 16, 17 anos, ou pior, por um DeMolay da mesma idade como um irmã fala aqui, dói... rsrsrs O que salva é que os Tios e tias do conselho não nos chamam assim, mas de idosas, mais velhas, experientes... rsrs É, a idade chega pra todas.. rsrs

Espero que não estejam achando meu relato absurdo. rsrs Absurda ou não, valeu muito ingressar nessa LINDA ORDEM, acreditem. Aprendi muito, e não trocaria essa experiência por nada nesse mundo. É um aprendizado sem fim ser FILHA de JÓ, acho que vocês entendem bem isso, não é manas?!



Um beijó no coração de todas!

Amor de Jó,



0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,