Mulheres de destaque


No dia Internacional da Mulher, lembramos dos acontecimentos que lançaram essa comemoração, como já explicado no post “8 de maço - Dia Internacional da Mulher”, comentamos sobre a “A desvalorização da mulher”, recebemos presentes, bombons, flores.

Que tal lembrarmos de mulheres que fizeram história, através de suas lutas, seus trabalhos, suas ideologias, sua coragem e que merecem não só hoje, mas todos os dias do ano nossa admiração e respeito?


Cleópatra Thea Filopator, a última rainha da dinastia de Ptolomeu e governou o Egito por mais de uma década; através de dois de seus casamentos, com Júlio Cesar e Marco Antônio, ambos de Roma, tornaram-na uma das soberanas com mais poder da antiguidade; foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas.

Raquel de Queiroz a escritora foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, em 1977, e a ganhar o Prêmio Camões, em 1993, o principal da literatura em língua portuguesa.
“Eu não entrei para a Academia por ser mulher. Entrei, porque, independentemente disso, tenho uma obra”. Em entrevista quando eleita para ingressar à Academia.

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a comandar uma potência econômica política, sendo primeira-ministra da Grã-Bretanha entre 1979 e 1990; “venceu” a Guerra das Malvinas em 1983 e é tida como um dos maiores ícones do pensamento neoliberal e conhecida como a “Dama de ferro”.

Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Tereza de Calcutá foi missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China. Considerada a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade".  O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”.

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, ganhou Notoriedade Por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados; criou ou ajudou a criar várias instituições filantrópicas e uma das mais importantes e famosas é o Hospital Santo Antônio, que foi construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio; Beatificada em 2011, pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, pode se tornar a primeira Santa Católica nascida no Brasil.

Maria da Penha Maia Fernandes, a Maria da Penha lutou para que seu agressor viesse a ser condenado; deu origem à Lei que protege as mulheres vítimas de violência doméstica, em vigor no Brasil desde 2006; e hoje é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Zilda Arns a pediatra foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa; ajudou a diminuir os índices de mortalidade infantil no país através da fórmula do soro caseiro; seu maior objetivo era salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência.

“[...] Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas [...]”. Trechos do último discurso Zilda Arns

Michelle Robinson Obama LaVaughn é muito mais do que a Primeira-dama dos Estados Unidos da América, passou por duas das mais conceituadas universidades norte-americanas, Princeton e Harvard; já foi sócia de escritório de direito, assistente de prefeito, Diretora Executiva de um ONG, Reitora Associada de Serviços Estudantis da Universidade de Chicago, e diretora executiva e depois vice-presidente dos Hospitais da Universidade de Chicago; atualmente é defensora defesa do direito das mulheres, da consciência para a pobreza, nutrição e alimentação saudável; Em janeiro de 2010, Obama realizou seu primeiro papel principal em uma iniciativa do governo,  "Vamos!", com o objetivo reverter a tendência do século 21 da obesidade infantil.

*Escolhemos alguns nomes e vamos falar um pouco sobre suas histórias, e através delas pretendemos mais uma vez, homenagear a todas as mulheres que de alguma maneira fazem, fizeram e farão a diferença.

*Ah, antes de encerrarmos o post, vamos lembrar as mulheres que fizeram a diferença para nós! Nossas avós, nossas mães, nossas irmãs!

E vocês teriam outras mulheres para citar?

Laura Dozza Reis PP Bethel #08 Fênix/SC

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,