UM POUCO DA I GESTÃO DO BETHEL PIONEIRO DAS FJI NO BRASIL



Tio Alberto Mansur

O primeiro contato das meninas com as Filhas de Jó Internacional aconteceu durante uma Cerimônia Pública da Ordem DeMolay através de informações dadas pelo Tio Alberto Mansur. 

Nos encontros pré-instalações / fundação que aconteciam no Supremo Conselho da Praça Seca, no Rio de Janeiro, as meninas tinham acesso à Ordem através de panfletos sobre às Filhas de Jó Internacional.

As primeiras 64 Filhas de Jó iniciadas - de todos os lugares do Brasil -, eram em sua maioria parentes dos maçons da Loja Praça Seca e/ou irmãs de Demolays (uma boa parte eram filhos de Maçons). As garotas que não tinham o parentesco exigido na época, foram apadrinhadas pelo Tio Mansur que assinou as petições.

A primeira triáde foi formada pelas irmãs: Carla Eliana de Araujo Pacheco - Honorável Rainha, Claudia Paes -1ª Princesa e Mariana Pereira Amorim - 2ª Princesa, formação que permaneceu por 2 gestões.

O primeiro ritual demorou um pouco para ser traduzido, pois feito ao pé da letra, e o trabalho foi realizado pelo Tio Mansur e um grupo selecionado por ele que o ajudou.

Muita dedicação e um grande esforço era percebido em todas as pessoas que faziam parte do Bethel, cada uma ajudava da maneira que podia para se familiarizar com a ordem. A irmã Patricia Carneiro ficou responsável por estudar o ritual e repassá-lo, para as demais, nos ensaios ou na própria reunião, que por várias vezes era interrompida para que todos repetissem até acertar.

Como os detalhes eram muitos e as novidades também, as músicas, incialmente, não foram cantadas, pois a prioridade era aprender e acertar os trabalhos ritualisticos, de chão e de falas.

A primeira (segunda) Cerimonia de Iniciação realizada pelo Bethel aconteceu após 2 anos da instalação/ fundação onde entraram na Ordem aproximadamente 10 novas filhas.

Continuem acompanhando nosso blog, logo logo mais posts com detalhes sobre o início da Ordem no Brasil.

Fonte:

Filhas de Jó - Brasil
OIFJ no Brasil



2 comentários:

  1. Muito legal esse artigo, tenho muita curiosidade sobre a história da Ordem. Gostaria de saber quem foi a 1ª guardiã e o 1º guardião associado.

    ResponderExcluir
  2. Adorooo ler informações sobre o começo da ordem aqui, tenho muitas curiosidades kkkkkk

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,