JOAQUIM APRIGIO NETO



JOAQUIM APRIGIO NETO
Fundador da Ordem das Filhas de Jó Internacional para Norte/Nordeste, Past Supremo Deputado Assistente do RN e Membro do Comitê do Grande Bethel do RN


1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres;

Meu nome é Joaquim Aprigio Neto, nasci em terras quentes do sertão do Seridó, na cidade de Caicó/RN, o quarto filho do casal Tobias Fernandes e Maria de Lourdes, de um total de 7 filhos, dos quais os três primeiros já partiram para eternidade. Meus pais sempre me deram o melhor para minha formação formal e não formal. Uma família predominantemente da religião católica, sempre estudei em colégio de “freiras” e de “padre”. Casei com a jovem Libia Lafaiete no ano de 1985, dessa união temos dois grandes frutos que Deus nos deu que carinhosamente chamamos de Anne Cristine e Gutemberg. Por necessidade das exigências no mundo profissional e depois de mais de dez anos ter concluído o ensino médio, fiz curso de Educação Física na Universidade Estadual do RN. Hoje trabalho na escola onde estudei como coordenador de educação física.  

Meus pais sempre participavam voluntariamente de grupos da igreja e de serviços à sociedade. Sempre com a gratuidade, ajudando ao próximo sem pensar em lucro, nem elogios, nem fama. Sempre convivi nesse harmonioso ambiente e nessa convivência aprendi a gostar de fazer o bem sem olhar a quem. No ano de 1981 iniciei na Ordem DeMolay, fui Mestre Conselheiro do Capítulo Principe do Seridó Nº 004, Caicó/RN, hoje tenho com muito orgulho a maior honraria que jovem Demolay pode galgar: Legião de Honra ativa. Fomos pioneiros em toda região norte e nordeste com o trabalho da Ordem DeMolay. Em 1993 participamos de todo os preparativos, que não foram fáceis para fundar e instalar o Bethel 001 Caicó/RN, o segundo a ser instalado no Brasil e o primeiro das regiões norte e nordeste. 


Tio Santiago e Tia Joana
2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó

O Tio e Ir. Francisco de Assis Santiago que sempre trabalha em prol da juventude, fundou o 4º Capítulo DeMolay em Caicó e em março de 1993 foi com sua esposa a Tia Joana Fernandes de Araújo Santiago participar da fundação do Bethel 01 RJ, máter da América do Sul, já com objetivo de trazer para nossa cidade. Foi o meu primeiro contato com a Ordem Filhas de Jó Internacional.



3 – Você participa de outras organizações? Se sim, quais? Como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho?

Já trabalhei na Associação Aldeias Infantis SOS, trabalho com crianças abandonadas. Presto serviço na Associação Ala Ursa do Poço de Santana uma entidade sem fins lucrativos trabalha com inclusão social e cultura popular. Todos os anos forma um bloco carnavalesco de rua com orquestra de frevo. Ordem Universal da Maçonaria sou membro da Loja Maçônica Frank Shermann Lande nº 27, GOIERN, Caicó/RN, fui o primeiro Venerável Mestre em 1997. Conciliar trabalho família e atividades sociais não é muito difícil quando se faz com amor e tem o apoio e ajuda da esposa e dos filhos


4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de jó?! No momento você estar com algum cargo?

· Fundador da Ordem Filhas de Jó Internacional no norte nordeste.

· Membro do 1º Conselho Protetor (de Guardiões), ritualística.

· Guardião Associado por três anos do Bethel 01 Caicó/RN

· Guardião Associado Jurisdicional do RN, (1999/2001)

· SDA/RN (2006-2007)

· Grande Guardião Associado do RN (2010/2011)

· Hoje membro do Conselho de Guardiões do Bethel 01 Caicó/RN

· E membro do Comitê do Grande Bethel do RN.

1° Viisita da Suprema Deputada, Miss Gray no RN em 1994

 5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou?

Todos..., mas tive dois grandes momentos, foi quando recebi em papel de fax (na época) em 1993 toda ritualística de uma reunião de um Bethel e teria que estudá-la para trabalhar com as Senhoras esposas de maçons que foram oficiais instaladoras no Bethel 01 Caicó/RN e posteriormente repassar esses ensinamentos para as jovens fundadoras. E o segundo foi à iniciação da minha filha Anne Cristine na Ordem 1997. 

 6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal?

Muitas.., a maior delas os ensinamentos e a simbologia do circulo das mensageiras e uma outra é a Paciência, a Fé e a Recompensa que vemos nos ensinamentos do livre de Jó (Bíblia). 

Conselho Guardiao Jurisdicional do RN 1999/2001
7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem?

Fundações dos Betheis do RN, João Pessoa/PB, Cajazeiras/PB, São Bento/PB, Paulo Afonso/BA. Participamos da fundação dos Betheis de Caruaru/PE e Recife/PE. Fundação do Conselho Jurisdicional/RN e do Grande Conselho do RN. Realização dos Congressos Interestaduais 1994 a 1996. Em 1997 o primeiro Congresso Nordeste em Paulo Afonso/BA. em 1998 decidimos que os Congressos Inter Estaduais passaria a ser Congresso Nordeste foi em Natal/RN o VIII Congresso.

Fundação do Grande Conselho Guardiao do RN

8 – Na entrevista da nossa irmã Anne Cristine para o blog, ela comentou que você e sua esposa são um dos fundadores da Ordem no nordeste e trabalharam para a fundação do Bethel 01 Caico, RN. Conte-nos um pouco de como foi processo de fundação do Bethel, as dificuldades da época enfrentadas e como foi o grande dia da fundação do Bethel.

Vou tentar ser breve. As dificuldades enfrentadas foi como instalar o Bethel 01 de Caicó, o segundo do Brasil. Trazer os membros do Bethel do RJ ficava um custo muito alto. Ai recebemos a autorização para trabalhar como oficiais instaladoras as esposas dos maçons, isso toda parte ritualística de iniciação e instalação das oficiais. As músicas ritualísticas tinham as partituras ai um bom profissional Prof Ubaldo Medeiros, tudo isso em quatro meses para preparação. Depois, rapidamente veio a expansão da Ordem, em um curto prazo, fundamos 05 Betheis em menos de três anos, agora já trabalhando as jovens iniciadas no Bethel 01 Caicó/RN. As visitas anuais do Supremo Conselho. Primeira visita da Suprema Deputada para o Brasil em 1994. As adaptações nas práticas ritualísticas devido ao espaço dos templos onde os Betheis funcionavam. A responsabilidade de fundar o 1º Conselho Jurisdicional no Brasil em 1999, em uma das visitas do Supremo Time. A fundação do Grande Conselho, nosso objetivo alcançado, sendo o segundo no Brasil, ai já um trabalho da nossa SDA Gianny Pedroza. A Tia Vanda Maria Jacinto e o Ir. Jacinto foram os primeiros Grande Guardiã e Grande Guardiao Associado, respectivamente. E na verdade antes de chegar a cidade de Mossoró, sabíamos apenas que eles seriam os Guardiões Jurisdicionais do RN, ai na visita do Supremo time foi fundado e instalado o Grande Conselho de Guardião do RN, imaginem a emoção e as reuniões que realizamos altas horas da noite para definir tudo nessa nova empreitada.

Ana Paula Maciel (SDA e MM), Aldo Coutinho (SDA), Alexandre Schiviavinatto (SDA) e Ubaldesio (SDA) no Congresso Norte/Nordeste de Mossoró, RN em 2004

9 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro?

Vemos como grandes avanços, desde a criação dos Deputados Assistentes em cada Estado e Distrito Federal, alguns até divido em regiões. O Trabalho de cada um, sem esquecer do inicio que foi o nosso Ir. Aldo Coutinho SDA para o Norte/Nordeste (1997/2005), a sobrinha Ana Paulo Maciel primeira SDA MM, o Ir. Ubaldésio SDA/BA e o Ir. Alexandre SDA/SP, não esquecendo também da suprema Deputada para o Brasil Merille, esses ai, sim revolucionaram nos trazendo novos ensinamentos, as taxas que antes pagávamos em moeda do EUA. Hoje o grande avanço foi e será o Congresso Nacional, com esses trabalhos e agora com outros Irmãos e cunhadas SDAs do Brasil, os Grandes Conselhos, os Conselhos Jurisdicionais e mais ainda com a grande experiência da Suprema Deputada em conhecer nossa realidade de Brasil, tenho a plena convicção de que a Ordem Filhas de Jó Internacional no Brasil terá o seu crescimento e ensinamentos por muitos e muitos anos. 






Gostaria de agradecer a essa oportunidade de deixar aqui um pouco dessa história....obg Lili...

Ao meu Ir. e compadre Francisco de Assis Santiago e comadre Joana Fernandes de Araújo Santiago fundadores e idealizadores da Ordem Filhas de Jó no Norte e Nordeste.

Enfim a todos vocês por lerem esse pequenino histórico....muito obrigado....

Que o Pai Celestial nos cubra de bênçãos e nos ilumine sempre para esta caminhada em prol da juventude e por um mundo melhor.

2 comentários:

  1. Ola!

    Muito bem relatada a História da Ordem em nosso estado. Pra ser sincera, adoro ser parte dela!!!

    Abraços à todos e um Feliz Natal!
    Vanda Maria Jacinto

    ResponderExcluir
  2. Meu pai se chama Inácio Aprígio e estou procurando algum parente dele. Ele morou e nasceu em Caicó RN,hoje mora na Bahia.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,