O LIVRO DE JÓ - PARTE 1


LIVRO DE JÓ - PARTE 1

As Filhas de Jó Internacional das Filhas de Jó possui como base o capitulo 42, versículo 15 do livro de Jó: "Em toda a terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos."

Sempre falamos muito sobre os ensinamentos pasados pelo livro de Jó, de como devemos tentar aplica-los em nossa vida diriamente, mas o que sabemos sobre quem escreveu o livro?! ou de que como era a época que se passou a historia de Jó?!

Iremos publicar trechos de um estudo feito sobre o Livro de Jó com algumas curiosidades.

Ambiente Histórico e Geográfico

 
É importante fazer uma distinção entre o tempo em que Jó viveu e o tempo quando o livro de Jó foi escrito.
Jó aparentemente viveu durante o tempo dos patriarcas, possivelmente perto do tempo de Abraão. Podemos concluir este fato pelas seguintes informações:

* Não há no livro referências claras à lei de Moisés ou suas instituições. Isto seria incomum se Jó vivesse virtualmente em qualquer tempo depois de Moisés.

* Jó oferece sacrifícios em favor de sua família, uma prática característica dos dias patriarcais, quando não havia sacerdócio estabelecido comparável com aquele sob a lei mosaica.

* A provável duração da vida de Jó se ajusta bem ao tempo de vida comum dos patriarcas.

* Parte da linguagem (mesmo o uso de certas palavras) sugere um ambiente nos dias patriarcais.

* Dever-se-á notar que a força de alguns argumentos depende em parte da localização da terra de Uz.
 A localização da "terra de Uz" é incerta. Há duas possibilidades principais:

* Uz era a descrição de uma área entre Damasco e o rio Eufrates e na orla do deserto Arábico.

* Uz era localizada na fronteira de Edom, no deserto Arábico. Esta possibilidade coloca Jó mais perto das localizações comumente aceitas para os lugares de origem dos três amigos.



Fonte: 

Estudo dirigido sobre o Livro de Jó . O livro de jó, um estudo sobre sofrimento e fé.
Por Allen Dvorak

2 comentários:

  1. Muito interessante! É primordial situar o contexto histórico sempre, inclusive sobre o Livro sobre o qual nossa Ordem é fundamentada.

    PARABÉNS Equipe do Blog FDJBrasil!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez li numa Bíblia comentada que, o Livro de Jó é um livro Sapiencial, ou seja.. é um livro que conta uma história que pode até ser que não seja verídica, mas com o intuito de passar uma mensagem.
    Verdade ou não, a história do Livro de Jó é bastante rica e completa em ensinamentos, podendo ser estudada de diversas formas, e sua contextualização nos dias atuais é muito forte! É possível pensarmos nas lições da história aplicando no nosso cotidiano! E faz tanto sentido, como fez para a história daquela época!
    Ainda, se olharmos o livro de Jó com olhos mais espirituais... para aqueles que acreditam em reencarnação, podemos até questionar se sua recomepensa foi em uma outra vida, e não na mesma... em nenhum momento o livro de Jó trata do retorno de filhos e filhas como ressurreição, ou novos filhos... fala que ele recebeu de volta... Reparam bem... hehehe
    Talvez se nós, FDJ, estudássemos MAIS o livro de Jó, entenderíamos mais de nossa própria Ordem, e de nossa própria vida!
    Bjossss

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,