THASSILA MARIA AZEVEDO DAMASCENO



THASSILA MARIA AZEVEDO DAMASCENO
GRAU PÚRPURA REAL, PHR do BJ-RN, Membro do Comitê do Grande Bethel do RN

1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres; 

Meu nome é Thassila Maria Azevedo Damasceno. Nasci e moro na cidade de Natal, Rio Grande do Norte com a minha família, pais e irmãos. Sou Historiadora e faço o 4º ano do Curso de Direito. Sou bem eclética e bastante dinâmica, então sempre estou fazendo alguma coisa nos meus momentos livres, mas a Ordem ocupa uma boa parte, pois sempre é muito bom estar com minhas irmãs e tios ou na companhia de outros amigos queridos...

2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó


Meu pai, Jorge Damasceno é maçom da GLERN (Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte) e quando soube que iria ser instalado um Bethel na cidade informou para as minhas primas, Paula e Flávia para serem Filhas de Jó, já que eu não tinha idade para iniciar (eu tinha 10 anos e naquele tempo iniciava-se com 11 anos). O Bethel teve sua instalação no dia 30 de março de 1996. No ano seguinte da fundação, em 03 de maio de 1997, realizou-se a primeira iniciação, tendo a alegria de me tornar uma Filha de Jó.


3 – Você participa de outras organizações? Se sim, quais? como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho?


Não participo de outra organização. Participo do Bethel 03 Natal-RN e do Grande Bethel. Quando amamos o que fazemos sempre damos um jeito para conciliar nossas atividades com amigos e a família!

4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de jó?! No momento você estar com algum cargo?!

Ocupei os cargos de Guarda Interna (II Gestão e III Gestão), Primeira Zeladora (IV Gestão), Quinta Mensageira (V Gestão), Terceira Mensageira (V I Gestão), Quarta Mensageira (II Gestão), Musicista (VIII Gestão), Guia (IX Gestão), Segunda Princesa (X Gestão), Capelã (XI Gestão), Primeira Princesa (XII Gestão), Honorável Rainha (XIV Gestão), Bibliotecária (XV Gestão), Secretária (XVI Gestão), Guarda Externa (XVII Gestão). No mês de meu 20º aniversário recebi a Cerimônia de Maioridade e no mês seguinte fui nomeada para ocupar o cargo de Guardiã Diretora de Épocas do Conselho Guardião do meu Bethel. Exercendo o cargo durante cinco anos. No ano de 2010 exerci o cargo de Diretora de Música, em seguida Zeladora de Paramentos e atualmente ocupo o cargo de Promotora de Relações Fraternais.

Em 01 de abril de 2006 fui empossada como Honorável Rainha na fundação do Bethel Jurisdicional do RN. E no ano de 2010 fui nomeada pelo Grande Conselho para ocupar o Comitê do Grande Bethel, estando nele até os dias atuais.

 

5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou?
 

Pergunta dificílima! Dos meus 27 anos a Ordem faz parte da minha vida há 15 anos. É uma família para mim. Um lar! Sendo filha única em minha família consanguínea, nela que encontrei milhares de irmãs, e consequentemente, suas famílias. Tive momentos inesquecíveis dentro e fora de um templo... Iniciação, Maioridade, fundação do BJ-RN, visitas às creches, asilos, os DPFJs ( encontros internos do Bethel 03), o Grau Púrpura, as viagens...
 

6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal?
 

Eu aprendi os verdadeiros valores existentes no mundo: o aperfeiçoamento do caráter; a verdadeira fé, aquela que move montanhas; a paciência para esperar o que Deus nos proporciona sempre para o nosso melhor; e o amor, um laço que nos une constantemente e a razão para seguirmos como divulgadores e trabalhadores desse lindo ideal que é a nossa Ordem. Somos uma equipe, e como um trabalho em conjunto, aprendi que todos somos responsáveis pelo crescimento do Bethel e toda a Ordem!!

7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem?!

 

Cada Filha de Jó, seja em que cargo for, realiza seu papel na Ordem, ajudando o seu Bethel. Durante esses 15 anos de Ordem fiz o possível para ver meu Bethel sempre crescendo com qualidade e união. Tenho muito orgulho de sua história e de fazer parte dela! E pelo Bethel Jurisdicional e o Grande Bethel juntamente com todo o Estado, trabalhamos ativamente para o fortalecimento e unificação dos Bethéis existentes.
 

8 – Conte-nos um pouco da sua experiência de Filha de Jó participando como Membro de Maioridade e Membro do Conselho Guardião do seu Bethel.
 

Como já descrevi, no mesmo momento que recebia a Cerimônia de Maioridade também recebi o convite para ser membro do Conselho Guardião. Passei mais de oito anos usando a veste e acaba sendo uma transição difícil saber que não irei mais usar quase todos os finais de semana a vestimenta. Mas, um ano após a minha maioridade tivemos a grande satisfação de saber que seria fundado o Bethel Jurisdicional no RN e teríamos a chance de usar até os 25 anos. Bom demais ter conseguido curtir a veste até essa idade!

Já em relação a ser um Membro de Maioridade no Conselho Guardião é um momento de suma importância porque passamos a ser modelos para as Filhas de Jó ativas. É recompensador ter a chance de estar no Conselho e passar para elas, como Filhas de Jó, os ensinamentos, conselhos e instruções de uma forma mais coerente e madura. É como Guardiã que enxergamos o quanto as lições da Ordem refletiram em nossas vidas, em nosso crescimento como pessoa, no modo como vemos as irmãs ativas de maneira mais zelosa sendo tia do Conselho Guardião.


9 - Conte-nos um pouco da sua emoção ao receber a noticia que iria receber o Purpura Real?! Você esperava algum dia ser indicada?! Aproveitando fale um pouco da sua cerimônia do púrpura real...

 

Eu estava atrasada para minha aula, quando a irmã e SDA – RN Giany Pedrosa ligou para mim informando com o maior suspense e alegria que eu e minha irmã Anne Cristine tínhamos sido indicadas para o Púrpura e iríamos receber a Cerimônia na abertura da Grande Sessão do RN, que ocorreu no dia 06 de julho de 2012. Eu e Aninha temos o mesmo tempo de Ordem, fomos Honoráveis Rainhas no mesmo período em nossos Bethéis e escolhemos a mesma música da Gestão, “Mais Uma Vez” de Renato Russo, com o mesmo lema “Quem acredita sempre alcança”. Mais um presente recebendo junto o Grau Púrpura Real! Ressaltando, ainda, que no mesmo dia em que recebi a notícia já estava radiante por saber que Camilla Sá Freire iria receber também o Púrpura, a Honorável Rainha que me iniciou! Muita alegria, até porque eu não esperava ser indicada. Não tinha expectativas em receber o Grau com meu trabalho na Ordem. Se me dediquei por quinze anos por ela foi acreditando em seus ensinamentos e por amá-la demais, e assim não criei expectativas em troca, e o que vier será muito bem vindo! Agradeço ao meu RN, o Grande Conselho e ao Grande Bethel por esse lindo presente e por todas as demonstrações de carinho que recebi de todos os amigos, sejam da família maçônica ou não. Eu e Aninha tivemos emoções indescritíveis e este momento será gravado em nossos corações! 

                           Com as Oficias da Gestão 2012-2013 do Grande Bethel do RN

10 – Na sua jurisdição possui o Grande Bethel e o Grande Conselho Guardião do RN, fazendo um retrospectiva na sua opinião quais foram as mudanças que trouxe para ordem na jurisdição do Rio Grande do Norte e quais as dificuldades que enfrentaram no inicio. 

Muitas! Posso realmente avaliar um crescimento em nosso Estado desde a fundação do Bethel Jurisdicional, em 2006 até os dias atuais. Hoje não pensamos individualmente, e sim visando sempre à união e o bem estar de cada Bethel, sabendo que influencia diretamente os outros da Jurisdição. Na última Grande Sessão foi aprovado o Estatuto do Grande Bethel , e a partir desse passo temos a certeza de quanto ainda iremos crescer visando o melhor para a Ordem. Lembrando que um Estado com um Grande Conselho e Grande Bethel tem uma maior “autonomia” em relação ao Supremo Conselho. Com aprovação do Grande Conselho pode-se unificar em sua jurisdição a ritualística musical, suas próprias cerimônias, etc., sempre de acordo com os ensinamentos da Ordem. 


Uma lembrança bem marcante da época do Bethel Jurisdicional foram as viagens por alguns Estados próximos ao RN, como Ceará, Pernambuco e Piauí. Na época no Nordeste só havia o BJ-BA e não é um Estado tão próximo. Em nossas viagens sentimos a falta do conhecimento das pessoas. Olhavam para mim e perguntavam quem era aquela “verdinha” rs... Hoje fico feliz em ver esses três Estados com seus Jurisdicionais, tendo amigas Membros de Maioridade fazendo belíssimos trabalhos neles.

 

11 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro?
 

Que a cada dia, além de nossa família maçônica, a sociedade em geral possa conhecer mais o trabalho das instituições paramaçônicas juvenis. Reconhecer que somos um diferencial no meio de tantos jovens “perdidos” com tanta liberdade proporcionada pelos tempos modernos. Que todas as irmãs que ingressam na Ordem sintam e vivenciem os valores essenciais que Ethel idealizou para todas, chamando-as de “brotos de promessa”.
Se possível gostaríamos envie uma foto sua para publicar junto com a entrevista. 




 

Agradecer às irmãs e aos tios que me ajudaram a crescer como Filha de Jó e pessoa, que durante todos esses anos me fazem um bem danado... Agradecer ao Nosso Pai Celestial o merecimento de fazer parte dessa linda Ordem e de ter conhecido em minha trajetória como Membro pessoas especiais e inesquecíveis que me fazem ser o que eu sou e de ter o prazer de continuar trabalhando para Ordem.


6 comentários:

  1. Thassila linda... você esqueceu de dizer que iniciou na Ordem como um botão de rosa e ao longo dos anos foi desabrochando e se tornando essa linda flor que és... Saiba quem nos depoimentos que damos quando vamos divulgar a Ordem, você é um deles, exemplo de que uma menina timida pode se tornar uma lider incrivel... beijos amore!!!

    ResponderExcluir
  2. Ow meu amor!!Ganhei recebendo essas suas palavras!! Ser considerada uma flor já é emocionante e ainda mais ser exemplo de um membro amado da família Sá Freire!! Vocês foram meus exemplos ao entrar na Ordem e continuam sendo mais que líderes incríveis :) beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Tia Tata....heheheeh
    Lembro bem do dia em que nos conhecemos, EBEC de Fortaleza e aquele pontinho verde que se destacava no templo era motivo de muito questionamento entre as irmãs que desconheciam, inclusive eu, cheguei pertinho de vc e começei a encher de perguntas....kkkkkkkkkkkkk....e vc tão paciente respondia todas com muita atenção e carinho, nos tornamos amigas e formamos o quarteto fantástico, lembra??? Eu, vc, Tia Lili e Tia Betinha....hehehhehe...Quando tive a honra de ser Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional do Ceará, lembrei-me de vc e de todo seu trabalho e procurei me doar ao máximo, vc é uma inspiração para nós Filhas de Jó. Sou tua fã tia Tata ^^

    ResponderExcluir
  4. Amo, amo, amo! Por incrível que pareça(rs), vi Thassila crescer e se tornar essa linda mulher. Irmãnzinha, te adimiro por sua linda trajetória de vida, não só pelas vitórias, mas pela forma como se levantou quando caiu. Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Como irmão de sangue e amigo, ressalto a bela trajetória que tem sido percorrida com amor, dedicação e generosidade aos seus irmãos, irmãs, tias e tios de coração. Que a sua luz natural sirva para iluminar outros caminhos que estão por vir. Uma vida longa repleta de alegrias e conquistas pessoas e profissionais. Um grande beijo de quem te ama!

    ResponderExcluir
  6. Tia Mimi já agradeci pelo facebook, mas ressalto aqui o quanto é minha super irmã e amiga amada que tenho muitas saudades! Muito feliz por ter participado de momentos primordiais da Ordem no Ceará. Ter você ao meu lado foi e é sempre uma alegria!!! Adorei a lembrança do nosso quarteto show ;)


    Ow Camila, eterna "minha Honorável Rainha" que lindo!! Amo demais... Se segui uma trajetória na qual você admira é por ter como referencial: VOCÊ!! Oh família para eu amar é a "Sá Freire"!!!

    E falando em família, meu irmão me pegou de surpresa aqui!rs Agradeço a Deus em ter uma pessoa tão linda, sempre ao meu lado e ainda sendo meu irmão! Sempre me apoiando e encorajando em todos os meus momentos... Amo para eternidade!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,