O NASCIMENTO DA BANDEIRA DAS FILHAS DE JÓ






Documento original de 1934 do Sr. Mattrup Jensen, PSGA, e  
Editado por Tomilynn W. McManus, PSG



O nascimento da Bandeira das Filhas de Jó foi em 22 de Agosto, de 1934, na Cidade de Portland, Oregon, EUA naquele tempo o Supremo Conselho Guardião realizou sua Sessão Anual.

Os dirigentes oficiais nesta reunião foram Sra. Ida B. Smith, de São Francisco, Califórnia, Suprema Guardiã, a Sr. Guy O. Henderson de Chigaco, Illinois, Supremo Guardião Associado. Nesta sessão, esta bandeira foi adotada unanimemente como a Bandeira Oficial das Filhas de Jó.

Deve este emblema, através dos anos,  
Para nossas Filhas tremular no alto  
Sempre para o alto, indo a diante  
Até que o amor possa reger o céu e a terra

O desenhista industrial (designer) desta bandeira foi o Sr. Mattrup Jensen, Past Grande Guardião Associado da Califórnia, e Past Supremo Guardião Associado. Em um ensaio intitulado, “História da Bandeira”, ele escreveu o seguinte.

“Um dia enquanto sentado em meu escritório, eu olhei para o quadro de George Washington, que estava pendurado sobre a parede, acima de minha cadeira. Em um canto da moldura havia fixado uma pequena bandeira dos Estados Unidos da América; no outro lado, uma pequena bandeira da Dinamarca. O pensamento que me veio, que ambas daquelas bandeiras não foram criadas ou desenhadas por acaso, mas que a cor, cruz, listras e muito campo, representa a alguém alguma coisa bem definida. Seguindo este pensamento ocorreu para mim que a organização das Filhas de Jó deveria ter uma bandeira que fosse verdadeiramente emblemática da Ordem. Eu imediatamente segui para minha mesa de desenho e procedi para desenhar (desenho técnico) tal como uma bandeira.

Primeiro, eu fiz o campo ou fundo roxo; a cor básica da Ordem... segundo, eu coloquei o triângulo, a insígnia da Ordem, contendo as três semelhantes filhas de Jó... no campo (fundo) roxo, a largura padrão da faixa de um lado ao outro,e outra faixa de cima a baixo da bandeira. Terceiro, eu coloquei listras brancas, a segunda cor básica da Ordem, no campo roxo; uma listra surgia de cada uma das três pontas do triângulo, fazendo cinco listras iniciando no triângulo.

Isto completou o arranjo; dando a nós uma bandeira de três listras brancas, cinco listras emanando do triângulo e cinco listras no todo, atravessando toda sua extensão. Eu presentei-o para as “Mais Justas em toda a Terra”, e deve isto conduzir nossas Filhas para cima e em frente, que sua influência possa ser o significado de promover e preservar os mais altos ideais de vida”.

Texto original na página Birth of The Job's Daughter's Flag


0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,