O que é uma Filha de Jó

O que é uma Filha de Jó

Por Semíramis Dominghetti


Na Bíblia, vimos que após seu sofrimento, Jó foi recompensado. Dentre essa recompensa, incluiu-se suas três filhas: Keren Happouck, Jemima e Kézia. As filhas de Jó foram um presente de Deus pra Jó. E elas foram as mulheres mais justas e formosas de toda a terra.

Vamos então pensar a respeito das palavras “justas”, “formosas” e “presente de Deus”. Receber o título de “presente de Deus” é uma grande honra, afinal, Deus é perfeito. E o que pode se esperar de alguém além da honestidade, da retidão do caráter –ou seja – justiça? A formosura das filhas de Jó não se tratava da beleza física, mas sim, da conseqüência de seu caráter. 

Recebemos o título de Filhas de Jó. Como tais, devemos procurar atingir o ideal bíblico, ou seja, devemos nos tornar as mulheres mais justas, mais dignas, mais corretas de toda a sociedade. Certamente, não somos iguais à Keren Happouck, Jemima e Kézia, mas podemos nos esforçar para sermos, pelo ao menos, um pouco melhor do que quando entramos na Ordem. A fundadora, Ethel W. Mick, sabia que essa não seria uma tarefa fácil. Por isso, foram criados alguns conceitos para seguirmos, afim de nos orientarmos a respeito de como devemos nos comportar e agir, para atingirmos o objetivo de desenvolvimento.

Vamos dividir os ensinamentos da Ordem em três partes: família, sociedade e eu mesma.

Família

§ Uma Filha de Jó deve respeitar seus pais, seus avós, seus irmãos. O que é respeito? Respeito é ouvir, obedecer aos conselhos, não gritar, não ofender com palavras grosseiras, não bagunçar o que foi arrumado, ajudar em casa no que for preciso... Antes de querermos arrumar o mundo, devemos ser capazes de arrumar nossas gavetas.(Gandhi) Devemos promover a paz em nosso lar, para que isso se reflita na nossa comunidade. Uma Filha de Jó deve ser a melhor filha, a melhor irmã, a melhor neta. Lembremo-nos de Jó que passou por várias situações difíceis, e mesmo assim, não acusou Deus. Muitas vezes em nossa casa, passamos por momentos difíceis e antes de julgar nossos pais e irmãos, devemos procurar a solução em nós mesmas, e com tolerância e paciência, agirmos de modo a inspirá-los a resolverem as coisas do mesmo modo. O Conselho Guardião são nossos pais dentro do Bethel. Respeitando os adultos, estamos compartilhando com eles o respeito pelos nossos pais. Respeitar os mais velhos é respeitar o nosso futuro. Um dia, seremos velhinhas também. Ou não?

§ As pessoas da nossa família nos acompanharão por toda a vida. Já paramos pra pensar por que Deus nos deu essa família? Provavelmente é porque Ele quer que aprendamos algo com essas pessoas. Se fossemos perfeitos, não estaríamos na Terra, certo? Se a gente tirar o melhor das situações, ou seja, vermos cada obstáculo como uma chance de nos tornarmos melhores, com certeza enfrentaremos com mais força nossos problemas, e estaremos preparadas para a vida.

§ Não somos obrigadas a gostar de ninguém do Bethel. Mas devemos respeitar a todas, independente de quem for ou como for. Respeitar não quer dizer com concordar. Respeitar é não criticar pelas costas, não ofender, não incentivar conflitos, não organizar panelinhas contra uma menina... Respeitar é ajudar o crescimento da outra, é dizer o que pensa sem ofender, é tratar a pessoa com atenção. Cumprimentar na rua é questão de educação, não de gostar ou não gostar.

Sociedade

§ Se a Filha de Jó em casa tiver um bom comportamento, ou seja, ser um exemplo em sua família, na sociedade ela terá que ser o dobro disso. Isso porque a família possui uma tolerância maior perante aos nossos erros, mas a sociedade por vezes é cruel. Não que devemos viver nossa vida em função dos outros, mas devemos reconhecer os conceitos básicos, ou seja, conceitos que vão de acordo com os ensinamentos de Deus, com os ensinamentos de nossos pais e das pessoas mais experientes que querem nosso bem. Vivemos numa fase que é muito difícil saber o que é o certo , o que é errado. Por isso, basta lembrarmos do que nos diziam os avós de nossos avós....

§ Ninguém gosta de gente vulgar, gente que grita, gente mal-educada. Devemos ser agradáveis, educadas, saber comportar bem nos lugares, tratar as pessoas com discrição. São conceitos não só pra Filhas de Jó, mas pra qualquer pessoa, pois nossa liberdade termina onde começa a do outro e um comportamento adequado é questão de educação. Nós temos a obrigação de nos portarmos bem pois temos o privilégio de termos acesso á educação, a informação, e somos parte de uma organização que nos propicia relacionarmos com diversas pessoas, em diferentes lugares.

§ Ter um bom relacionamento social não quer dizer ter muitos amigos. Amigo é um conceito muito forte, não deve ser usado sem um critério. Porém, devemos buscar sempre a harmonia nos lugares que estivermos. Falar mal das pessoas sem nenhum respeito, usar termos vulgares, criticar “a torto e a direito”, ficar “reparando” nas pessoas é muito desagradável e fora de questão. Mais uma vez, não somos perfeitas e não podemos julgar as pessoas. Antes disso, devemos procurar suas razões, olhar seu ponto de vista e aí sim, tirarmos uma conclusão. E mesmo concluindo, condenar uma pessoa não é correto. Não precisamos conviver com ninguém cujo comportamento não concordamos, mas devemos deixá-la seguir seu caminho sem fazer “propaganda” contra essa pessoa.

§ A Filha de Jó deve ser um exemplo na sociedade, sendo honesta, respeitando os pais, professores e amigos. Ser uma amiga leal, verdadeira, sincera, companheira. Deve ser uma boa colega de classe, deve ir às festas apenas com consentimento de seus pais, informando-os que tipo de ambiente será freqüentado. Deve procurar boas amizades, com pessoas que também respeitam os valores morais, respeitam as pessoas. Deve ser agradável para conversar, atender á todas as pessoas, independente de idade, cor, dinheiro. Enfim, a Filha de Jó deve ser como uma bela flor em meio a um jardim, a qual todos admiram.

Eu mesma

§ Cuidar de si mesma também é muito importante. Muitas vezes não temos amigos, pais, do nosso lado para nos ajudar em nossas escolhas. Por isso, devemos ter uma noção do que é bom e do que é ruim pra nós. Todas temos, lá no fundinho, uma noção disso. Certamente alguém já nos deu muitos conselhos, e na prática, vamos descobrindo como as coisas funcionam. Com o passar do tempo, conseguimos tomar decisões mais sérias, é o que chamamos maturidade.

§ Ultimamente, vemos tendo mais liberdade do que os nossos pais tinham. Mas será que somos mais maduras do que nossos pais eram na nossa idade?

§ Liberdade dá maturidade? Às vezes, se sabemos usar essa liberdade. Beber na festa, namorar cedo, engravidar.... É maturidade? Pra mim é sinal de precocidade.

§ Precoce é tudo que acontece antes da hora certa. Maturidade é ser responsável na hora certa. Podemos notar que um é diferente do outro, certo?

§ Vamos parar pra pensar porque que as meninas querem crescer tão rápido, usar roupa da moda, ter celular, ficar com os meninhos, sair á noite. Porque alguém disse que é bom. Quem? Nossos pais? Não. Pode ter sido a TV, as amigas, qualquer pessoa. Mas ninguém com experiência de vida fala que é bom. Porque não é. Tudo tem seu tempo, sua hora, seu momento. Roupa da moda? O que é um pedaço de pano? É mais importante do que eu penso? Como um pano pode valer mais do que eu , mais do que minha vida? Celular? Eu preciso dele? Beber, fumar? No que isso vai me fazer bem?

§ Existem muitas pessoas que só querem aproveitar da gente, fazer mal, sem se importar com o que pensamos, com o que sentimos. Acabamos nos deixando levar por certas coisas que não valem a pena, como: ter roupa de marca, sair pra todas as festas, ficar com todos os meninos, etc. O que se ganha com isso? Experiência de vida? Maturidade? Não. Não é assim que funciona. Claro que sair pode, namorar pode, querer andar arrumadinha pode. Mas não são tudo na vida. Existem coisas além. Existe a pessoa que você é, que ela é, que cada um é. É isso que devemos buscar, as pessoas escondidas sob as roupas, sob o celular, sob as luzes das festas.

§ Uma Filha de Jó pode errar sim, muitas vezes. Mas ela se preocupa em seguir os passos certos, se orientar com seus pais, com as pessoas nas quais confia, nas amigas que ela sabe que pode contar. Enfim, a Filha de Jó deve estar sempre procurando o melhor pra ela, pra sua família e pra sua comunidade.

Algumas coisas legais: ter humildade, respeitar o horário estipulado pelos pais, estudar bastante, cumprimentar as pessoas, ajudar os idosos, falar baixo, ser vaidosa, conversar com as amigas

Algumas coisas nada a ver: falar mal dos outros, gritar, beber/fumar antes de ter 18 anos, mentir para os pais, trair uma amiga, rir dos idosos, ofender uma pessoa só porque ela é diferente, exigir presentes dos pais.

8 comentários:

  1. Eu queria comentar meu próprio texto!!!! rsrsrsrsrs Reparei que eu falei várias vezes sobre celular e, claro, hoje em dia celular é NECESSIDADE! rs. Gente, esse texto foi escrito quase dez anos atrás (em uma época que não era tão necessário assim), então relevem algumas coisas.... :) O que eu quis dizer é que não devemos ser consumistas. Diariamente, são lançados produtos que não precisamos de verdade, mas a mídia faz com que desejemos ter por "status".

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto, vou ter que compartilhar rs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus textos Semy! quero mais aqui no blog!

    ResponderExcluir
  4. Thе extrа you trу to quit, the stronger yοur willpοwer
    wіll tuгn intо, anԁ you'll at some point quit for good.

    Also visit my blog post ... v2 cigs coupon code

    ResponderExcluir
  5. Achei bem legal, não faço parte deste universo, mas me apaixonei por uma filha de jó e estou tentando aprender td o que posso pra manter o relacionamento... gostei do texto, bem esclarecedor

    ResponderExcluir
  6. Realmente lindo irmã! Eu nao sei fazer textos assim, o tio do meu bethel me pediu para fazer um, eu estava procurando ideias quando eu vi bem grande em negrito: "O que é ser uma filha de Jó?" entao eu entrei no site, li tudo e realmente me impressoinei! Eu comentei com o tio e a tia e eles acharam fantastico seu texto! Nós nos conectamos nesse site todos os dias lá no Bethel !! Parabens!
    Bethel #06 ISIS

    ResponderExcluir
  7. Lindoooooo!!!! AMO ESSE TEXTO! eu usei ele pra fazer um relatorio pros tios de outro estado! nao se preocupe, eu falei que voce que fez!!!
    Bjus, meu nome é Samantha e sou honoravel no bethel 05 lirios do campo

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,