DANIELA NASCIMENTO

Daniela Nascimento, PHR, MM SDA - BA (Bethéis 2, 4, 13, 16, 18, 19, 20, 21, UD Poções e UD Eunápoles)
Daniela Nascimento

Daniela Nascimento da Silva
PP, PHR, MM, PGB, Vice Guardiã do Bethel
Jurisdicional da Bahia é também Suprema Deputada
Assistente


1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres.

Sou Daniela Nascimento da Silva, nasci em Vitória da Conquista, na Bahia, e com um ano de idade minha família foi morar em uma cidade próxima, chamada Itapetinga, onde passei minha infância, que por sinal foi maravilhosa, e o início da adolescência. Então retornei à Vitória da Conquista (onde moro até hoje) para dar continuidade aos meus estudos.

A minha família é bem convencional: Pai, mãe e filhos. Meu pai faleceu recentemente e ficamos eu, minha mãe e meus três irmãos, sendo um mais velho que eu e dois mais novos (todos os 3 são DeMolays). Meu irmão mais velho é casado e me deu uma sobrinha linda, que eu amo de paixão. Somos felizes e nos amamos muito (do nosso jeito, é claro) e acredito que após o falecimento de meu pai, nos tornamos mais unidos e amorosos.

Meu ensino médio foi no Curso Técnico de Contabilidade e minha formação superior é em Ciências Contábeis. Fiz MBA em Perícia, Controladoria, Auditoria e Gerência Contábil e cursei uma Pós Graduação em Contabilidade Gerencial, mas ainda não a concluí.

Comecei a trabalhar relativamente cedo, estagiando no período em que estudava no ensino médio, na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e após a conclusão do mesmo comecei a trabalhar no escritório de contabilidade dos meus pais e assim permaneci até receber o convite para trabalhar como Analista do Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado da Bahia, onde atuei até o final de março deste ano. Por conta da morte do meu pai, senti a necessidade de dar continuidade ao escritório de contabilidade por ele criado e atualmente estou responsável por este empreendimento, que sempre foi a menina dos seus olhos. Além disso, trabalho também à noite como tutora de uma Faculdade à Distância, no curso de Segurança no Trabalho, desde 2008.

Por conta das minhas atividades profissionais, que tomam quase todo meu tempo, procuro ficar com minha família, passear, namorar e me divertir nos meus momentos de folga.

2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó?

Eu fui criada numa pequena cidade chamada Itapetinga, na Bahia, onde fui iniciada no Clube de Primas do Capítulo da Ordem DeMolay de lá, por meu irmão fazer parte desse Capítulo. Desde a minha iniciação no Clube de Primas, já ouvia falar sobre a Ordem das Filhas de Jó e os tios sempre comentavam do interesse em transformar o Clube num Bethel. Isso me despertou muita curiosidade e interesse, por saber que existia uma Ordem feminina independente dos DeMolays, que tinha ritualística. Isso me deixava fascinada, pois a cada cerimônia aberta que eu assistia dos DeMolays, pensava em como seria se nós tivéssemos essa oportunidade também. Eu queria poder fazer parte disto, mas era um sonho meio distante, porque naquele tempo só havia Bethéis fora da Bahia.

Então eu fui morar em Vitória da Conquista em 1994 e nesse mesmo ano aconteceu à instalação do Bethel Conquistense, o 2º da Bahia, o que fez meu interesse e sonho distantes se aproximarem muito mais da realidade.

Foi aí que teve início a minha história com a Ordem Internacional das Filhas de Jó, numa bela tarde de 16 de dezembro de 1995. Comecei não muito cedo na Ordem, mas pude aproveitar muito bem o tempo que me restava como membro ativo.

3 – Você participa de outras organizações, qual, como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho?

Não participo de outras organizações, mas tenho um interesse muito grande na Ordem das Estrelas do Oriente, que brevemente será instalada em minha cidade e gostaria muito de fazer parte.

Concilio tranquilamente as atividades na Ordem com a família e o trabalho. Confesso que às vezes não é muito fácil, mas tento me adequar de forma bem estruturada e organizada e até hoje está dando certo.

4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de Jó? No momento você está com algum cargo?

Logo após minha iniciação comecei a ter grandes responsabilidades dentro do Bethel, passando pelos cargos de Secretária, 5ª Mensageira, Dirigente de Cerimônias, Guia, 2ª Princesa, 1ª Princesa, Honorável Rainha (naquela época existia linha sucessória) e 1ª Mensageira. Cada cargo representou pra mim uma emoção diferente e especial. Pude ajudar muito no desenvolvimento e na história do Bethel onde atuo, mas a Ordem colaborou muito mais pra minha vida dentro e fora do Bethel.

Enquanto estive como Honorável Rainha pude colocar em prática várias atividades que planejamos pro Bethel nesse período. Um fato interessante no período em que fui Honorável Rainha foram 4 semanas seguidas e marcantes em minha vida como Filha de Jó: na 1ª semana, no finalzinho da gestão foi realizada a cerimônia de iniciação, na 2ª semana foi realizada a posse da próxima gestão, na 3ª semana foi a minha Cerimônia de Maioridade e na 4ª semana fui empossada como Guardiã Secretária do Bethel # 02 – Conquistense, onde atuei por duas gestões seguidas.

Depois disso fui Diretora de Música, Diretora de Épocas por duas gestões, Guardiã do mesmo Bethel por 2ª gestões também e retornei ao cargo de Diretora de Épocas. No Conselho Guardião Jurisdicional da Bahia, atuei nos cargos de Diretora de Épocas e Paramentos e Diretora do Bethel Jurisdicional.

Atualmente, sou Diretora de Épocas do Bethel Conquistense, pela 2ª gestão consecutiva, Vice Guardiã Jurisdicional e 1ª Princesa do Bethel Jurisdicional da Bahia, além de Suprema Deputada Assistente da Bahia para os Bethéis 2, 4, 16, 18, 19, 20, 21, UD Poções e UD Eunápolis.

5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou?

É difícil descrever um momento marcante que a Ordem proporcionou em minha vida, pois eu costumo dizer que a Ordem foi um divisor de águas em minha vida, que pode ser avaliada antes e depois de ingressar na Ordem. Assim sendo, vou escolher a minha iniciação, pois foi a realização de um sonho e eu vivo esse sonho até hoje e devo a ele a pessoa que sou hoje.

6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal?

A maior e melhor de todas as lições que a Ordem me proporcionou e certamente proporciona a todos que dela fazem parte está no Juramento. Cada palavra dele, cada lição, cada promessa feita é pra mim um verdadeiro e constante aprendizado é isso que procuro aplicar na minha vida e acredito que tenho conseguido realizar boa parte delas através da disciplina aprendida na Ordem. Além disso, não há nada mais precioso que as amizades feitas, pois elas são eternas e verdadeiras.

7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem como Deputada Assistente da Suprema?

Como sou caloura nesse cargo, tive poucas realizações. Posso destacar a regularização de 90% dos Bethéis sob minha responsabilidade junto ao Supremo Conselho Guardião. A autorização para a instalação de mais dois Bethéis (Poções e Eunápolis), a realização de visitas, cerimônias de entrega de Cartas Constitutivas, palestras e apoio nas questões administrativas e muitas vezes ritualísticas dos Bethéis.

8 – Conte-nos um pouco da sua experiência como SDA em sua jurisdição, quais as dificuldades e quais as mudanças que você conseguiu realizar.

Faz pouco menos de um ano que fui nomeada para este cargo e iniciei minhas atividades muito empolgada com a possibilidade de ajudar a Ordem a se desenvolver um pouco mais em meu Estado. Acredito que a principal dificuldade enfrentada não só por minha região, como em todas as demais da Bahia é a regularização da situação financeira do Bethéis a fim de trazer para a Bahia o Grande Conselho.

Acredito que uma mudança que consegui realizar foi na visão que as pessoas dos Bethéis têm de que um Supremo Deputado é alguém intocável, extremamente superior ou coisas do tipo. Tento fazê-los entender que sou uma pessoa normal como todas as outras e que estou super disposta a ajudar a cada Bethel em suas dificuldades e compartilhar suas alegrias. Isso não quer dizer que os meus antecessores que ocuparam esse posto agiram assim, mas por eu ser uma Filha de Jó, tive uma maior facilidade de acesso às minhas irmãs, tias e tios.

9 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro?

Sou uma eterna entusiasta da Ordem, mas vejo que temos um longo e árduo caminho a percorrer até alcançar uma maior organização quanto às atividades, ritualísticas, parte administrativa, entre outras. E tenha a plena certeza de que estarei sempre em busca dessa plenitude enquanto eu estiver fazendo parte dessa Ordem que é a minha vida.

10 – Conte-nos um pouco da sua experiência de Filha de Jó participando como Membro de Maioridade e Membro do Conselho Guardião do seu Bethel. 

Como Filha de Jó, tive a oportunidade de conhecer pessoas novas, com pensamentos e vivências completamente diferentes umas das outras e isso foi muito válido para mim, pois pude aprender a lidar de forma bastante tranquila com a diversidade de temperamentos e opiniões.

Como membro de maioridade, aprendo um pouco a cada dia com as minhas irmãs mais novas, pois elas são uma fonte infinita de novidades, sabedoria, sensibilidade e amor... Eu imaginava que ao me tornar um Membro de Maioridade, minha vida como filha de Jó estaria finalizada, mas me enganei completamente, pois tive a oportunidade de aprender muito mais, de poder ensinar e principalmente servir à Ordem. É uma oportunidade única!

Fazendo parte do Conselho Guardião, eu pude amadurecer com a convivência mais estreita com os adultos que há pouco tempo eu chamava de tios e agora são meus companheiros de atuação. É extremamente interessante ser uma Filha de Jó e depois atuar no Conselho Guardião por conta da vivência como membro... eu tenho a possibilidade de falar a mesma língua das duas partes. Isso torna as próprias garotas mais próximas de nós e é maravilhoso poder estreitar esses laços, sem é claro, deixar de lado a serenidade e seriedade que são marca registrada desse grupo maravilhoso de adultos.

Essa foi e ainda é minha história na Ordem que tanto amo e pelo que vejo, vai demorar bastante tempo pra chegar ao fim, pois o amor que tenho pela causa da Ordem e pelo Bethel a que pertenço (ou melhor, pelos Bethéis a que pertenço) me impede de ficar longe.




Eu me sinto extremamente honrada e imensamente agradecida à equipe do Blog Filhas de Jó Brasil em poder compor o hall de seus entrevistados. Fazer parte dessa grandiosa Ordem e poder desfrutar da alegria em compartilhar um pouco da minha experiência com minhas irmãs, tios e tias por todo o país só me faz crer o quão felizarda eu sou.
Através de toda essa caminhada nas Filhas de Jó consigo identificar várias conquistas e avanços, bem como todas as dificuldades enfrentadas pela Ordem em nosso país, mas me sinto feliz por fazer parte dessas conquistas e avanços e por estar sempre presente para enfrentar todas as dificuldades com a felicidade e entusiasmo de quem dá o primeiro passo.
Agradeço à Ordem Internacional das Filhas de Jó pela oportunidade única que tenho em fazer parte dela, tentando trazer um pouco do que aprendi enquanto Filha de Jó e aprendendo a ser uma pessoa melhor com todas as pessoas que fazem parte desse capítulo na história das Filhas de Jó. 
Queridas irmãs, tios e tias, vocês são pessoas especiais, que aprendi a amar com intensidade tamanha, que é muito difícil traduzir em palavras o sentimento que me invade nesse momento e saibam que de vocês nunca me afastarei, pois conquistaram um espaço e tanto no meu coração. 
Amo e preciso de vocês como amo e preciso da minha família, que é o bem mais precioso que o Pai Celestial me deu. 
Um beijo açucarado e um abraço bem apertado, cheio de amor de Jó a todos.

3 comentários:

  1. Uma honra poder ter você no Bethel desde a minha iniciação! :)

    ResponderExcluir
  2. Querida Daniela, a primeira vez que lhe vi foi no I encontro de Guardiões em Salvador em 2011, e de cara percebi que você era uma pessoa de grande dedicação a Ordem, e não me enganei, os poucos contatos que tive contigo comprovaram este pensamento, parabéns pelo amor a Ordem e que Deus lhe ilumine mais e mais.

    Com amor de Jó
    Joel Júnior
    Guardião Associado Bethel UD Flor de Mandacaru - Casa Nova - BA

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniela, sua entrevista servirá de exemplo, de inspiração para muitas meninas. Voce está de parabéns pela sua dedição, responsabilidade, capacidade e compromisso com a Ordem. Sucesso.

    John Lyndon
    Guardião Associado do Bethel Liberdade - Salvador/ba
    Guardião Tesoureiro do Bethel Jurisdicional do Estado da Bahia.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,