POR ONDE ANDA: ANA PAULA MACIEL




"Bom, na verdade, foi justamente por isso que resolvi "dar um tempo" na Ordem. Não era justo eu continuar numa posição em que as pessoas precisariam de mim e eu as deixaria esperando. Eu costumava dedicar de duas a quatro horas por dia (muitas vezes, bem mais que isso) à Ordem, mas naquela época eu trabalhava sem horário fixo e não tinha minhas adoradas filhas."



Trabalho no BANRISUL (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), na área de Treinamentos. São oito horas (ou mais) bem puxadas, pois planejamos e implementamos o desenvolvimento profissional de quase 8 mil pessoas. Quando não estou no trabalho, estou curtindo minha família, que cresceu em 2011. Agora tenho duas lindas meninas, a Isabela e a Gabriela.

Fui iniciada em 1994, no Bethel Vesta, de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Já estava no limite de idade, então só tive tempo de ser Guia. Mas continuei um MM ativo e frequente por muitos anos. Depois fui membro do Conselho do Bethel Atena, de Porto Alegre, onde moro desde 1992.

Naquela época, conseguir qualquer material da Ordem era complicado. Só tínhamos o Ritual e eram cópias datilografadas, com versões diferentes de um lugar para outro. A Constituição, só sabíamos que existia porque jurávamos comprí-la, mas só fui ver uma completa pela primeira vez na mão de uma Suprema Guardã, com uns dois anos de Ordem. Em 1998, servindo como tradutora na visita de Suprema Guardiã, que era a Marilee Smiley, minha relação com a Ordem começou a mudar. Descobri que o contato com o Supremo Conselho era muito mais simples do que parecia, que eu poderia comprar Constituição, Ritual e o que mais houvesse de material original (em Inglês) e que poderia conversar via email com a Marilee. A partir daí, pude aprender muitas coisas e ter acesso a muitas informações que não estavam disponíveis para as Filhas e adultos da Ordem no Brasil. Resolvi criar uma Lista de Discussões (que depois, virou a Lista Nacional) e passar a disseminar o máximo dessas informações que eu pudesse, pois acredito que conhecimento parado é conhecimento perdido. Por conta disso, passei a ajudar em traduções de Constituição e Ritual, acompanhei várias Supremas Guardiãs em suas visitas e fui nomeada, na gestão 2000-2001, como Suprema Deputada Assistente para o RS, posição que ocupei até o nascimento da Isabela, na gestão 2009-2010, quando percebi que não daria mais conta de atender aos compromissos da Ordem. Entre as gestões 2001-2002 e 2002-2003, fui nomeada também Suprema Deputada Assistente para o Brasil, posição que já deixou de existir. Participei de duas Supremas Sessões neste período.

Em 2002 fui indicada e aceita para o Royal Purple, mas só vim a recebê-lo em 2007 (durante o COSBE), pois não queria receber fora do país, na Suprema Sessão, como seria o esperado. Era uma honraria pouco conhecida, cuja cerimônia nunca havia sido realizada no Brasil, então aguardei até ter oportunidade de receber aqui, em um grande congresso, para que o maior número possível de Filhas pudesse conhecer.

Tive muitas alegrias na Ordem, mas levar informações a Bethéis nos quatro cantos do país certamente foi o que de melhor pude experimentar. Visitei quase todos os Estados onde havia Bethéis, especialmente por participar de muitos congressos. A visibilidade que a posição de SDA me dava fez com que eu fosse convidada até como palestrante em muitos deles. Não há preço que pague ter vivido tudo isso.



Eu vou voltar, com certeza! Mas não faço planos para não ficar frustrada. Um dia...nem que seja quando as meninas forem iniciadas. Quem sabe! O tempo passa tão rápido

10 comentários:

  1. Poliana Bethel #02 Ba26 de março de 2012 às 13:33

    Parabéns pelo seu trabalho! Sem dúvida foi de extrema importância para as Filhas de Jó no Brasil! :))

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Maciel é a minha primeira grande referência no Brasil, de conhecimentos em relação à nossa Ordem e de dedicação a repassá-los.

    Recordo-me da inquietação com os poucos materiais sobre a Ordem disponíveis no meu Bethel e o segredo surreal que nos cercava. Foi com a Lista Nacional que tive acesso à informações e conhecimentos que ajudariam a desmistificar MUITOS equívocos passados de geração a geração no meu Bethel de origem. Sem dúvidas, a minha gratidão à irmã Ana Paula pela criação da Lista e a tio Alcoro pela manutenção da mesma.

    Também acredito que "conhecimento parado é conhecimento perdido", por isso, o acesso que tive na Lista Nacional procurei e procuro oportunizar a outras irmãs e adultos, bem como aos documentos da Ordem, que devem ser cuidadosamente estudados.

    Ana Paula, espero que retorne o mais breve possível, pois faz muita falta enquanto verdadeira Filha de Jó e belo exemplo a ser seguido. E parabenizo a Equipe do Blog FDJBrasil por trazer ao conhecimento das novas gerações essa pessoa importantíssima para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no Brasil, que não deve cair no esquecimento: ANA PAULA MACIEL!

    Paula Vielmo
    PHR, MM, PGB - Bethel 03/Barreiras-BA
    SDA-BA (Bethéis 3,7,15,UD, UD)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, já tava com saudades dela!!! Fazia tempo que eu não sabia de notícias da Ana Paula...que bom!!!

    Camilla Soares
    PHR e MM
    Bethel#05 de Bela Vista de Goiás/Goiás

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito lindo isso tudo!
    Assim que iniciei em Paulo Afonso, no ano de 2004, vim morar no Recife e tive como morada o #01, no mesmo ano. Em 2005, o #05 - Recife sediou o Congresso NE e pude conhecer três grandes ícones: Tio Alcoro, Tio Ubaldésio e tia Ana Paula Maciel.
    Estando ou não ativa, tenho certeza de que ela sempre estará presente em nossos corações, especialmente dos que foram influenciados diretamente por ela.
    Parabéns e que nossa Ordem possa ter cada vez mais meninas que queiram seguir esses verdadeiros exemplos!

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana,
    É muito bom ter noticias suas!!
    Frequentemente falamos de você nas nossas reuniões das MM.
    Sempre lembramos o quanto foi importante seus ensinamentos para nosso desenvolvimento...
    E o cosbe de 2005 em Blumenau, nunca seria o mesmo sem seus treinamentos ritualísticos.
    De vez em quando bate aquela saudade de ser HR e sempre vejo o dvd e lembro de você.
    Saudades sempre...e aguardamos sua visita...
    Nem que seja para ir tomar um chope conosco na Oktoberfest!!!
    O convite esta feito...a minha casa continua aberta para vc e sua família viu...
    Bjão Mari Tiepo
    Blumenau/SC

    ResponderExcluir
  6. Que você seja muito, mas muito feliz é o mínimo que nós, admiradores do seu trabalho pela OIFJ, podemos esperar. Você foi fundamental para as Filhas capixabas e para mim também, que não sabia quase nada, só tinha força de vontade. Um beijo grande da sua irmã Rachel Silva, OEO, ex guardiã do Bethel Vitória nº03 (ES).

    ResponderExcluir
  7. Meu ídolo nas Filhas de Jó. Muitas saudades tuas :)

    Mariana Velho
    Membro de Maioridade do Bethel nº 6 de Santos - SP

    ResponderExcluir
  8. Cenira Ferri Cury - SDA-MS2 de abril de 2012 às 15:34

    Não a conheço pessoalmente, liguei diversas vezes para sua casa, para seu trabalho, e muitas vezes trocamos e-mails. A Ana Paula, foi e ainda eh minha grande referência de conhecimento em relação a nossa Ordem.
    Lembro-me de quando instituímos o Bethel Nº. 03 de Dourados/MS em 28 de maio de 2005, nós não tínhamos conhecimento nenhum, e graças a esta "pérola", conseguimos dar os primeiros passos. Tenho muita coisa arquivada de consultas que fiz a ela, e que hoje como Suprema Deputada Assistente ainda uso.
    Um grande beijo para você, sucesso....

    ResponderExcluir
  9. Amei, é lindo ver que existem pessoas assim...

    ResponderExcluir
  10. Érika Zequini Senigalia19 de agosto de 2012 às 17:09

    Conheço a Ana Paula desde de 2002 quando meu bethel (Bethel nº09 Lírios de Campinas - Campinas - São Paulo) foi iniciado. A Ana sempre nos ajudou em tudo que precisavamos naquela época, até mais do que isso, sem ela acho que não conseguiriamos nenhuma informação sobre a ordem, sobre como teriamos que preencher a papelada.
    Se hoje o bethel existe, uma grande parte se deve a Ana.
    Ana, toda vez que recordo da nossa iniciação e instalação me recordo imediatamente de você !!
    Muito obrigada por tudo, o nosso bethel deve muito a você !!
    Estamos com saudades e vê se não some tanto assim eihn !!!

    Beijão da sua irmã Érika Senigalia (Past Honorável Rainha e MM), do Tio Wilson Senigalia e da tia Denise Zequini.

    Te amamos muito

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,