Maçom & Filhas de Jó




Explicando um pouco sobre o termo MESTRE MAÇOM quando usado nas Filhas de Jó


Sempre que as palavras MESTRE MAÇOM ou MAÇOM forem citadas dentro do mundo das Filhas de Jó deve-se ser entendido como um homem que é um membro regular, ou que era membro regular no momento de sua morte, em uma loja Regular operando sob a jurisdição de uma Obediência Maçônica.

MAÇÔNICO - É um adjetivo usado para descrecer uma organização, principio ou objeto relacionado ou pertinente à Maçonaria, uma fraternidade de Maçons;

REGULAR - (na Maçonaria) é um termo técnico indicando que o Maçom não deve dinheiro à Loja; não está sob nenhuma acusação; nao foi censurado, suspenso ou expulso; e no caso de um Maçom desfiliado, que ele ainda é um membro da Fraternidade embora não pertença a nenhuma Loja Maçonica.

Um Maçom DESFILIADO é aquele a quem foi concedido a licença (demit) de uma loja e ainda deve se filiar a outra loja dentro de um tempo estabelecido pelas leis da Obediencia Maçonica que governa a loja da qual ele se licenciou.

Um Maçom NAO-DESFILIADO é aquele que, tendo sido um membro regular de uma loja, teve concedida a licença desta loja e não obteve filiação em outra loja dentro do limite de tempo estabelecido pelas leis da Obediencia Maçônica que governa a loja da qual ele se licenciou.


NOTA: as definições contidas no texto sao generalizadas, definicições exatas devem ser verificadas com a Obediencia Maçônica apropriada.


Fonte: IS-2 1 Constituição e Estatuto da Ordem Internacional das Filhas de Jó

2 comentários:

  1. A relação de um mestre Maçom com a OIFJ, esta mais ligado ao Ritual, pois tem passagens que somente um Mestre Maçom será capaz de compreender, por este e outros motivos que para ser GA de um Gethel precisa ser um Mestre Maçom. Nos EUA só é permitido tomar parte na Ritualistica se o Tio For um Mestre Maçom muito pelo fato de nos EUA os graus abaixo serem considerados como preparatório e não exatamente um Maçom regular.
    Beijos Meninas.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,