Suprema Sessao virtual vale a pena ?

 


Suprema Sessão virtual vale a pena?

Será? Essa é a dúvida de milhões de muitas Filhas de Jó.

Confesso que não entendo essa dúvida. Fico tipo “Como assim? É óbvio que vale a pena!”, mas sou pré-histórica na Ordem e talvez tenha uma visão diferente sobre isso. Então, vou explicar como eu enxergo a questão e as razões que eu teria para participar.

Vou começar por falar sobre a Suprema Sessão e o que ela tem de tão especial.

A FJI tem uma estrutura bem maior e mais complexa do que a maioria de nós conhece de perto, e a Suprema Sessão oferece a chance de ter um pouco mais de noção dessa estrutura. Encontrar e interagir com pessoas de várias jurisdições, sendo a maioria proveniente de Grandes Conselhos, descobrir como há realidades muito diversas mesmo dentro do nosso pequeno universo, alarga nossos horizontes e pontos de vista.

Falar em leis e Constituição pode parecer algo frio, distante e estanque. Então, testemunhar nossas leis sendo discutidas, votadas e modificadas dá uma sensação bem maior de fazermos parte da construção daquele emaranhado de regras, mesmo que não tenhamos feito proposta ou tomado parte na discussão. É a história viva da organização acontecendo aos nossos olhos.

Fazemos parte de uma organização internacional, mas temos poucas oportunidades de realmente vivenciar essa natureza abrangente da Ordem. A experiência de participar de uma Suprema Sessão foi o que me fez realmente “sentir” que fazia parte de algo que ultrapassa barreiras de povos e culturas.

Podemos falar das reuniões e cerimônias. Assistir a tudo aquilo que só conhecemos por ler na Constituição é muito emocionante. Assistir à reunião do Supremo Bethel, o Bethel que congrega e representa todos os membros, e passar pelo momento marcante do sorteio dos cargos, é uma experiência que só pode ser vivida uma vez por ano. Assim como sua Instalação, que embora muito semelhante àquela feita em qualquer Bethel, tem um simbolismo muito forte para cada Filha que se vê representada por aquelas meninas. O mesmo vale para a Instalação do Supremo Conselho, em que testemunhamos a renovação da liderança, o início do ciclo de um ano em que aquela mulher e sua equipe nos representarão e guiarão.

E como se não bastasse tudo isso, ainda podemos assistir à escolha da Miss Filha de Jó Internacional. O auge da representatividade dentro das FJI. A menina que representa o ideal de Filha a cada ano. Sofremos e nos emocionamos com cada candidata, com direito a escolher nossa favorita e torcer por ela.

A essa altura, vocês podem estar pensando que estou só descrevendo o formato presencia. Em verdade, um pouco, mas só em parte. A interação com as pessoas é parte importante da experiência. Ninguém pode negar. Mas na maior parte do tempo, estamos sentados numa cadeira, muitas vezes desconfortável, assistindo a tudo sem poder fazer mais que ver e ouvir. E o que é a participação virtual, senão ver e ouvir? Releia os parágrafos anteriores e se pergunte: o que disso eu não posso testemunhar através da transmissão síncrona via internet?

A experiência virtual não terá o toque, o contato, o cheiro, o calor. Aprendemos durante a pandemia que tudo isso faz falta, mas também essa falta não impede a reunião, o projeto, o debate, a reflexão, o aprendizado e, principalmente, a emoção de acontecerem.

E, sejamos conscientes, a quantas Supremas Sessões poderíamos comparecer presencialmente? Quando poderíamos ter todas as experiências que relatei até aqui? A possibilidade de participar da SS virtual é um dos legados positivos da pandemia. Agora, qualquer membro da organização, de qualquer lugar, pode fazer parte desses momentos tão importantes e, até então, tão distantes da grande maioria de nós.

E mais do isso, e o motivo de eu ter escrito esse texto, as Filhas ativas que não podem arcar com o custo dessa participação podem concorrer ao patrocínio total.

Então, o que você está esperando? Seu tempo como Filha ativa passa voando!!

Assista à live de hoje com a Suprema Deputada para o Brasil, irmã Beatriz Vichiatto. Preencha seu formulário de inscrição e garanta sua chance de participar da SS sem custos. O prazo é até dia 30, sábado.


Ana Paula Maciel, MM do Bethel Vesta, RS e Púrpura Real.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,