EXISTE UMA IDADE CERTA PARA INICIAR NAS FILHAS DE JÓ?



Muitas vezes basta apenas um dia para mudar nossas vidas para sempre! Não tire essa oportunidade de uma menina que pode ser iniciada!”


Certa vez ouvi o seguinte comentário: “Olha, a menina já tem 19 anos, vai iniciar e não vai ficar nem 6 meses no Bethel, não vai aproveitar nada. Melhor nem iniciar!”

E também já ouvi.... “Acho minha filha muito novinha, ela tem apenas 10 anos, quando tiver mais velha a gente volta a pensar no assunto...”

E também já ouvi o seguinte... “Aqui no nosso Bethel a gente deixa iniciar apenas meninas entre 14 e 18, que é pra ter todo mundo mais ou menos a mesma faixa etária e ficar mais fácil manejar as meninas”

Vejamos, temos três situações distintas, e todas elas inconstitucionais do ponto de vista da Ordem, e injusto, do ponto de vista das Filhas. Mas mais do que isso... quem somos nós para decidir o destino de uma pessoa, se ela tem ou não o direito de participar da Ordem? Se vai ser uma boa Filha de Jó? Não sei! Vai ser ruim? Não sei! Mas muito provavelmente será uma oportunidade para a vida desta menina que, por 6 meses ou 10 anos, possibilitará uma experiência dentro da Ordem, jamais vivida em outro lugar.

Uma menina que seja iniciada na Ordem à beira de seus 20 anos, mesmo tendo pouco tempo como uma Filha Ativa, receberá as lições de nossa Ordem, e poderá continuar frequentando o seu Bethel como um Membro de maioridade, inclusive fazendo parte do Conselho Guardião do Bethel. Além disso, ela ainda tem a oportunidade de participar de outras instâncias de nossa Ordem, como um Bethel Jurisdicional ou um Grande Bethel.

Conheço Filhas de Jó que foram iniciadas na Ordem com 19 anos, e estão ativas há mais de 20 ou 30 anos, tendo ocupado postos de Guardiãs Jurisdicionais, Suprema Deputada Assistente, e tendo recebido o Grau de Púrpura Real.... Já imaginou se, lá atrás, alguém tivesse dito “Ah, não inicia não, você não vai aproveitar quase nada das Filhas de Jó, melhor procurar uma organização de adultos”...

Pois é.... teria sido uma lástima, não só para a vida dessa Filha, que através dos poucos meses ativos na Ordem a fez crescer como pessoa, absorver conhecimentos e traspassar tudo o que aprendeu e muito mais para muitas outras Filhas de Jó do país inteiro.

Uma menina de 10 anos, tão novinha e inocente, muitas vezes é mais responsável e atenciosa do que uma adolescente de 16 anos. Ao iniciar uma Filha com apenas 10 anos, e integrando-a corretamente ao grupo, ela aprenderá muitas coisas ao longo da vida nas Filhas de Jó, poderá participar de diversas atividades que moldam o seu caráter, e ter muitas boas recordações de sua vida.

E um Bethel com maior diversidade de idade, cultura, ideias, é um Bethel rico! Nas Filhas de Jó aprendemos a conviver com as diferenças, e este exercício nos coloca à frente de muitos outros jovens pelo mundo a fora. Uma menina de 20 anos que sabe como conversar muito bem e ajudar uma garota de 10 ou 11 anos, será uma pessoa muito mais madura e sociável, ao passo que uma menina novinha, ao ter bons exemplos de meninas mais velhas, se sentirá segura para fazer a passagem da vida infantil, para a adulta.

Temos as três fases da vida de uma pessoa dentro de nossa Ordem... temos a chance de entrarmos crianças e sairmos mulheres! E nada impede que, no meio do caminho, iniciemos meninas de idades diferentes, mesmo na véspera de completarem 20 anos, pois este dia, este único dia, pode mudar completamente a vida de uma pessoa!

Seja com 10 ou 20 anos, todas se completam, relembrando sempre umas as outras da pureza de uma criança e da maturidade de uma mulher, que independente da idade, devem sempre estar dentro de nós. Nos relembra de não perder a inocencia enquanto a vida nos ensina uma série de aprendizados que nos amadurecem.

Irmãs, tios e tias... lembrem de nunca julgar ou colocar suas opiniões pessoais para decidir o futuro de alguém. Se existem normas e lei permitindo que uma menina com 19 anos e 364 dias inicie, deixemos que cada uma faça a sua escolha. Deixemos que uma menina de 10 anos inicie, todas elas! Não importa a idade, são os Brotos de Promessa em que nossa Mãe Mick jogou suas bênçãos para que florescessem, voassem, liderassem... e mudassem o mundo!

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,