Paulo Roberto Branco de Souza - Descanse em Paz

 


“Me dói de um tanto sem tamanho, o vazio é difícil acostumar, ainda bem que não hesitei em te abraçar, o nó afrouxa até a mão querer soltar mas da tua mão eu não larguei até voltar pra direção da tua calma, me diz o que é que eu faço dessa vida sem você? Quem é que vai me levantar agora, eu já não tenho hora pra me refazer”

Estou a horas olhando essa página em branco, me falta ar, me faltam palavras, nem as palavras mais bonitas do mundo trariam alegria nesse dia de hoje, a impotência diante da morte é o que nos faz lembrar que somos humanos, e nos darmos conta de como a vida é frágil. A dor que eu sinto é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar o coração. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento.

O que fazer diante da morte? O que dizer diante de uma situação de perda irreparável? Não há nada que traga mais dor do que a morte de alguém que amamos. O vazio deixado pela ausência é imensurável com a pura certeza que jamais será novamente ocupado. Por mais que os segundos passem a dor não minimiza e a aquela incerteza de como será possível seguir em frente nos próximos dias, só complica ainda mais os pensamentos confusos que invadiram as nossas vidas.

Tio Paulo foi um ser iluminado na vida de muitas pessoas, na minha ele foi a luz mesmo nos momentos mais sombrios, ele está marcado de um jeito único em mim, uma relação reciproca, sincera e excepcional. Quem teve o privilégio de dividir essa vida com ele, tenho certeza que partilha dessa sensação.

Apenas uma coisa pode motivar os pais a trabalhar com tanto afinco ou sacrificar-se tão voluntariamente por seus filhos, o amor, ser pai é ser professor, ser conselheiro constantemente, é ser gentil e firme ao mesmo tempo, eu tinha o tio Paulo como o meu pai dentro da ordem, ele me ensinou muito sobre liderança, ele era capaz de seguir em frente e orientar pessoas quando elas precisam de ajuda, me ensinou sobre a vontade de fazer do ambiente que envolve a nossa ordem cada dia melhor, me ensinou sobre virtude, uma qualidade necessária a todos os seres humanos, me falou MUITO sobre a persistência necessária para lidar com as dificuldades e provações da vida, me mostrou sinceridade, atributo de extrema importância para a formação de caráter (e sem dúvidas ele tem parte significativa na formação do meu), reforçou a tão ensinada paciência, me falou muito sobre os esforços que são necessários a se fazer durante a vida e em nossa última conversa ele deu muita ênfase de quão nobre precisam ser os nossos objetivos e metas, o quão é necessário se esforçar para agir da melhor forma e que esses objetivos devem nos tornar pessoas melhores, me ensinou muito sobre consideração, que é a mais pura forma de demonstrar preocupação com o próximo além de ser um ato de amor.

A saudade será eterna e a presença não poderá mais ser sentida, mas as lembranças dos bons momentos vividos são um ótimo conforto, que permanecerá para sempre conosco. O tempo necessário para toda esta dor ir embora é ainda indeterminado mas sigo com a certeza de que sou um broto de promessa do Tio Paulo e ele segue vivo no amor que nos une.

“Por mais duro que seja, precisamos nos acostumar com a ideia de que somos passageiros na vida e que o nosso destino final não é aqui. Infelizmente, também não sabemos em qual estação devemos descer e nem em qual estação devemos nos despedir das pessoas que amamos”


Eu sempre vou te amar aonde que você esteja.



Beatriz Nunes


Um comentário:

  1. Obrigada por botar em palavras o que sentimos, Bia. Seguir o legado de ensinamentos que ele deixou é a maior prova de amor que podemos dar a ele. E tuas palavras mostram que estás no caminho certo.

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,