RELATO DA COMPETIÇÃO DE RITUAL DO SUPREMO: LUIZA CAROLINE





Já dizia Steve Jobs que a gente não consegue ligar os pontos olhando pra frente; só é possível ligá-los olhando pra trás. E mesmo assim ainda não é fácil para mim resumir tudo o que vivemos com essa primeira Competição de Ritual Virtual do Supremo. 

Acredito que tudo começou com o sentimento do Supremo de que no ano do Centenário seria necessário fazer diferente, o Brasil como jurisdição com o maior número de Filhas ativas no mundo não poderia ser deixado de lado durante as comemorações e competições que ocorreriam na Suprema Sessão de 2020. E a prova disso veio no CONABB de 2019 em São Paulo com o anúncio pela Suprema Guardiã Linda de que teríamos a Competição de Ritual em português na SS. A alegria foi imensa, pois várias Filhas já se preparam para comparecer a essa SS histórica. Mal sabíamos que naquele momento o Pai Celestial tinha outros planos para o mundo e que, assim como Jó, viveríamos tempos de provações em 2020. 

O tempo passou, a pandemia chegou e nos vimos separadas fisicamente. A incerteza sobre a Suprema Sessão do Centenário tornou-se evidente enquanto Bethéis mundo a fora faziam o que podiam para manter-se conectados virtualmente. Em meio a tudo isso, um Bethel se destacou. O pequeno Bethel #09 de Winnipeg, Manitoba – CA, único em sua jurisdição e com poucas Filhas decidiu realizar uma grande Cerimônia da Amizade Online, convidando Filhas de todo o mundo para celebrar nossa conexão, mesmo em tempos de dificuldade. E foi neste momento que comecei a fazer parte dessa história. Posso dizer com certeza que não fazia ideia da proporção que tudo isso tomaria, mas fico imensamente grata ao Pai Celestial que, no momento que o Tio Keith fez a postagem sobre a Cerimônia de Amizade Internacional no grupo do Facebook do Centenário das FJI, tocou meu coração para que entrasse em contato com ele oferecendo ajuda para incluir as Filhas Brasileiras nesta Cerimônia. O Bethel tinha membros do Canadá, Estados Unidos, Filipinas e Brasil e por isso sentiram que esta cerimônia seria apropriada. A partir daí realizamos inúmeras chamadas no Zoom para preparar a Cerimônia e ter tudo traduzido e organizado para o tão esperado dia 14 de Maio de 2020! Quão grande foi a surpresa e alegria em contar com 378 participantes de todas as jurisdições nas quais as FJI está presente. E maior ainda a alegria em ver o Brasil sendo enormemente representado com o maior número de participantes. A partir desse momento as FJ do Brasil mostraram definitivamente sua força e seu desejo em serem incluídas! 



Você deve estar se perguntando o porquê de eu contar toda essa história, quando esse texto é para falar sobre a Suprema Sessão. Posso te dizer com toda a certeza que o que aconteceu após esta cerimônia foi decisivo para o desenrolar da história como você conhece. Mas como comecei dizendo...a gente só consegue conectar os pontos ao final. Steve Jobs completava dizendo que “temos que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro. Temos que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, carma, o que for.” E foi exatamente o que ocorreu, ao final da Cerimônia o Bethel de Manitoba apresentou o projeto de realizar uma Competição de Ritual Virtual Aberta, pois pelo número de Filhas do #09 não seria possível realizar uma Competição se não houvessem irmãs de outras jurisdições. Neste momento o Bethel mostrou que “nós não estamos divididas, somos todas um só corpo”! E talvez mais que isso, que a nossa maior força advém de fato da união. Além disso, ao final da Cerimônia o Conselho de Curadores das Filhas de Jó Internacional anunciou que a Suprema Sessão 2020 presencial estava cancelada. Tenho certeza que todas se lembram deste momento, pois, apesar de sentirmos que essa era uma decisão inevitável, sentimos forte a tristeza em saber que não nos reuniríamos pessoalmente para comemorar o Centenário. Contudo, os planos do Pai Celestial são sempre maiores e melhores do que somos capazes de entender, e o tempo nos mostraria que nossa fé e perseverança faria com que coisas incríveis pudessem acontecer! 

Mais inúmeras reuniões semanais sucederam esse momento e desde o começo o Comitê da Competição já tinha certeza de que as Filhas do Brasil seriam incluídas de igual para igual com as demais Filhas. Vários Adultos e MM se voluntariam para serem jurados, tantos outros na tradução das atividades e apoio na sala de espera da competição e, independentemente dos milhares de Kms que nos separavam, nossos corações e mentes estiveram unidas em prol de um grande objetivo: fazer a primeira Competição de Ritual Bilíngue das Filhas de Jó. O dia 27 de junho ficou então marcado pela dedicação de mais de 155 Filhas e Abelhinhas inscritas, 69 jurados voluntários, 8 tradutoras e todas as 5 jurisdições das FJI representadas! E no fim provamos que que era sim possível super qualquer barreira de língua quando o propósito é fazer algo por nossas Filhas! 

Neste mesmo momento o Supremo estudava uma forma de incluir a Competição de Ritual na programação de atividades virtuais que estava sendo programada para a comemoração do centenário. A missão, apesar de parecer difícil, apresentou-se um pouco menos complexa após a experiência obtida com a competição de Manitoba. Então a presidente do Comitê da Competição de Ritual do Supremo, Dolly, pediu que o Comitê da Competição de Manitoba passasse a se reunir com o Comitê da Competição de Ritual do Supremo semanalmente para que uma competição nos mesmos moldes pudesse ser organizada, mas desta vez em nível de Suprema Sessão! 

As semanas seguintes foram marcadas por um misto de euforia, divulgação, muito trabalho de organização, preparação de treinamentos e ansiedade em saber como tudo ia se desenrolar. Adaptações foram feitas para que a Competição de Ritual, tão tradicional na Suprema Sessão, pudesse ser realizada virtualmente e acomodasse os mais de 7 fusos horários dos locais onde as FJI estão presentes no mundo. Para os países falantes de inglês a competição não era novidade, apesar das mudanças para o virtual gerarem algumas dúvidas. Mas para o Brasil, tudo era novidade! Essa era a primeira vez que participaríamos de maneira efetiva, com a maioria de nossas jurisdições representadas e por isso várias dúvidas foram surgindo. Em meio a alterações de última hora que se fizeram necessárias e a ansiedade decorrente de nossa pouca experiência fomos nos unindo como irmãs e ajudando umas as outras com explicações e apoio, afinal, esse era o NOSSO MOMENTO! Há que se mencionar também a dedicação do Comitê em garantir que nenhuma Filha que desejasse participar desta competição virtual seria privada deste momento. Diante do momento de pandemia que vivíamos, uma missão era clara no coração de todos: garantir a participação de todas as Filhas mundo afora, já que a competição online abriria portas para aquelas que talvez nunca teriam condições financeiras para comparecer a uma Suprema Sessão presencial! 



E assim chegaram os dias 24, 25 e 26 de Julho, datas marcadas para a 1ª Competição de Ritual Virtual do Supremo. Ao longo destes 3 dias tivemos 302 Filhas de Jó competindo em categorias individuais, 19 tríades, 89 times de mensageiras (entre times de Filhas e MM), 84 jurados/voluntários para inglês e 124 jurados/voluntários para português. Sem toda essa “força tarefa” composta por inúmeros voluntários certamente não teria sido possível realizar algo tão grandioso como essa competição. Aliás, toda a jornada fez com que estivéssemos prontas para esse momento. O Brasil mostrou a que veio na Competição, seja em número de inscrições, voluntários e participação. 

Foi lindo, histórico e emocionante. 

A cada Abelhinha, Filha e MM que passava pela sala de espera nossos corações ficavam repletos de alegria e amor. Sabíamos do propósito de nosso trabalho e que aquele momento ficaria para sempre marcado na história. Não saberia dizer quantas pessoas disseram o quanto aquela experiência estava sendo fantástica e quantas Filhas revelando que aquela tinha sido, de longe, sua melhor experiência dentro das FJI. Ao final da tarde de domingo tivemos um momento entre os voluntários e a presidente do Comitê Dolly e, mesmo com todas nós já usando chapeis divertidos – uma brincadeira proposta pela tia Danelle para que mantenhamos nosso espírito alegre mesmo após tantas horas de trabalho - não foi possível mais segurar as lágrimas de emoção. Falamos sobre a importância dessa experiência para todo o Brasil e ela nos disse que esse era um dos momentos de sua jornada nas FJI mais marcantes. 

Termino este relato com uma frase que tocou meu coração deste o início desta jornada: “Não sabendo que era impossível, foram lá e fizeram”! Pode parecer que fizemos o impossível ao realizar esta competição e certamente não posso dizer que foi fácil. Mas digo com toda a certeza de que valeu cada minuto de dedicação por nossas Filhas!

Luiza Caroline,
PHRGB, MM, Grande Bibliotecária e SDA Brasil de projetos especiais.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,